Qual a ordem cronológica dos filmes e séries do Universo Cinematográfico da Marvel?

Capa da Publicação

Qual a ordem cronológica dos filmes e séries do Universo Cinematográfico da Marvel?

Por Evandro Lira

Atenção: Alerta de Spoilers!

Com uma enxurrada de filmes e séries sendo lançados todos os anos, o Universo Cinematográfico da Marvel prova que é cada dia mais imprescindível para o público compreender a cronologia da franquia.

Tendo sido relativamente simples uma época, hoje, há diversas obras que acontecem no passado, no futuro, ao mesmo tempo umas que as outras e até mesmo em linhas do tempo diferentes. Por isso, listamos todas produções do cânone do MCU em ordem cronológica. Confira:

1. Capitão América: O Primeiro Vingador [FILME]

  • Ano de lançamento: 2011
  • Período em que a história acontece: 1943 – 1945
  • Ordem de lançamento: 5
  • Introduções importantes: Peggy Carter, Steve Rogers (o Capitão América), Bucky Barnes (mais tarde, o Soldado Invernal a partir de Capitão América 2), Caveira Vermelha (mais tarde, o Guardião da Joia da Alma em Vingadores: Guerra Infinita e Ultimato), HIDRA (organização terrorista, mais tarde infiltrada na SHIELD em Capitão América: Soldado Invernal), Tesseract (cubo que mais tarde descobre-se que contem a Joia do Espaço)

O 5º filme do Universo Cinematográfico da Marvel é o 1º em ordem cronológica, pois ele apresenta eventos ocorridos durante a Segunda Guerra Mundial. Nele, conhecemos Steve Rogers (Chris Evans), um homem frágil e magro do Brooklyn que por causa de seu caráter e bravura, é escolhido para ser a peça chave do experimento do super soldado. A partir disso, temos o primeiro contato com aquele que será um dos nomes mais importantes do MCU, o Capitão América.

Ao final do filme, o herói se sacrifica derrubando a nave em que estava no Ártico, e acorda 70 anos depois sob os cuidados da SHIELD e Nick Fury (Samuel L. Jackson), descobrindo que ele passara todos esses anos congelado. O longa também apresenta o melhor amigo do herói, Bucky Barnes (Sebastian Stan), além do vilão Caveira Vermelha (Hugo Weaving), a organização Hydra, e o objeto misterioso conhecido como Tesseract, todos elementos essenciais para o futuro da franquia.

2. Capitã Marvel [FILME]

  • Ano de lançamento: 2019
  • Período em que a história acontece: 1995
  • Ordem de lançamento: 21
  • Introduções importantes: Carol Danvers (a Capitã Marvel);  os Skrull (raça alienígena que, em Homem-Aranha: Longe de Casa, descobrimos estar infiltrada na Terra); Talos (um Skrull que em Homem-Aranha: Longe de Casa se passa por Nick Fury); Maria Rambeau (mais tarde, fundadora da SWORD, como visto na série WandaVision); Monica Rambeau (mais tarde, agente da SWORD, como visto em WandaVision e heroína de The Marvels)

O 21º da Marvel Studios é o 2º filme da franquia em ordem cronológica. Capitã Marvel é ambientado na década de 90, mais precisamente em 1995, quando Carol Danvers (Brie Larson) cai na Terra em uma caçada contra os Skrull, raça alienígena que travava uma guerra de anos com o povo-Kree.

Além de apresentar a heroína titular, o filme mostra a origem da SHIELD, responde como Nick Fury perde um de seus olhos e conta com o retorno de alguns outros personagens, tais quais Agente Coulson (apresentado em Homem de Ferro) e Ronan, o Acusador (vilão de Guardiões da Galáxia).

Ao final do filme, fica claro que apesar de ser uma poderosa guerreira e de atuar como heroína muitos anos antes dos Vingadores originais — o Capitão América estava congelado nessa época e ainda não era um Vingador —, Carol Danvers passou praticamente toda sua carreira longe da Terra, voltando apenas quando Nick Fury entra em contato com ela após o estalo de Thanos. Sendo assim, a Capitã Marvel se torna fundamental para a derrocada do Titã Louco em Vingadores: Ultimato.

3. Homem de Ferro [FILME]

  • Ano de lançamento: 2008
  • Período em que a história acontece: 2009-2010
  • Ordem de lançamento: 1
  • Introduções importantes: SHIELD; Tony Stark (o Homem de Ferro); Indústrias Stark; Phil Coulson (agente da SHIELD); Happy Hoggan (mais tarde supervisor de Peter Parker); James Rhodes (futuro Máquina de Combate); JARVIS (que se transforma em Visão a partir de Vingadores: Era de Ultron); Pepper Potts (futura Resgate e esposa de Tony); Nick Fury (cena pós-créditos, líder da SHIELD)

O 1º filme do Universo Cinematográfico da Marvel é o 3º em ordem cronológica. Nele, conhecemos Tony Stark (Robert Downey Jr.), filho de Howard Stark, personagem que é apresentado em Capitão América: O Primeiro Vingador.

O filme retrata a jornada do gênio e playboy Tony Stark enquanto se transforma no super-herói do mais alto cacife e tecnologia. Homem de Ferro foi o pontapé inicial que serviu para o introduzir o maior rosto da Marvel Studios bem como o universo da franquia. Ao final do longa, Tony Stark acaba revelando para o mundo todo que ele é que em atua debaixo da armadura do Homem de Ferro.

4. O Incrível Hulk [FILME]

  • Ano de lançamento: 2008
  • Período em que a história acontece: 2005-2011
  • Ordem de lançamento: 2
  • Introduções importantes: Bruce Banner (o Hulk); Thaddeus Ross (mais tarde, Ross aprova os Acordos de Sokovia, em Capitão América: Guerra Civil); Emil Blonsky (o Abominável)

O 2º filme do MCU se passa em um longo período de tempo, começando antes dos eventos de Homem de Ferro e terminando depois. Na trama, Bruce Banner (Edward Norton) serve de cobaia para o revival do experimento “Supersoldado”, feito pela primeira vez na Segunda Guerra Mundial com o, até então, falecido Capitão América. Dessa vez porém, o experimento realizado pelo general Thaddeus Ross (William Hurt) sai do controle, e Banner se transforma numa criatura verde violenta que conhecemos como Hulk. A partir daí, o homem precisa escapar das Forças Armadas que querem prendê-lo a todo custo enquanto tenta se curar da “maldição” do Hulk.

O Incrível Hulk é estrelado por Edward Norton, mas nos futuros filmes da franquia, o Gigante Esmeralda é vivido por Mark Ruffalo.

5. Homem de Ferro 2 [FILME]

  • Ano de lançamento: 2010
  • Período em que a história acontece: 2011
  • Ordem de lançamento: 3
  • Introduções importantes: Natasha Romanoff (a Viúva Negra); Máquina de Combate (nova alcunha de James Rhodes)

O segundo filme solo do Homem de Ferro se passa alguns meses depois do primeiro, mostrando as consequências das ações de Tony Stark, que agora se vê obrigado a entregar a tecnologia por trás da sua poderosa armadura ao governo. É claro que ele se recusa a entregá-la, mas vai precisar de toda a ajuda possível para lidar com a ameaça de outra figura que vai querer colocar as mãos nela de qualquer maneira.

Além da introdução de Scarlett Johansson como a Viúva Negra e da substituição de Terrence Howard por Don Cheadle no papel de James Rhodes, o filme contou com os retornos dos personagens Nick Fury, Coulson, Pepper Potts e Happy.

6. Thor [FILME]

  • Ano de lançamento: 2011
  • Período em que a história acontece: 2011
  • Ordem de lançamento: 4
  • Introduções importantes: Thor; Loki (mais tarde, vilão de Os Vingadores e protagonista da série Loki); Jane Foster (mais tarde, a Poderosa Thor em Thor: Love and Thunder); Darcy Lewis (mais tarde, recrutada pela SWORD para operação vista em WandaVision); Gavião Arqueiro (membro dos Vingadores e protagonista da série Gavião Arqueiro)

Thor, na verdade, se passa ao mesmo tempo que Homem de Ferro 2 e O Incrível Hulk, mas é mencionado geralmente nessa posição. O filme nos apresenta o Deus do Trovão (Chris Hemsworth) e toda sua mitologia para logo jogá-lo na Terra, ao lado dos pobres mortais. Tudo porque seu irmão Loki (Tom Hiddleston) armou para que Thor fosse banido por Odin (Anthony Hopkins).

7. Os Vingadores [FILME]

  • Ano de lançamento: 2012
  • Período em que a história acontece: 2012
  • Ordem de lançamento: 6
  • Introduções importantes: Os Vingadores; Maria Hill; o cetro do Loki (mais tarde, descobrimos se tratar da Joia da Mente); Thanos (mais tarde, o grande vilão da franquia)

Aqui, temos a culminação de todos os filmes anteriores e funciona como o verdadeiro clímax da Fase 1 do Universo Cinematográfico da Marvel.

Os poderes combinados de todos os heróis apresentados anteriormente precisam ser suficientes para deter Loki, que faz uso do Tesseract (Joia do Espaço), da Joia da Mente, e de toda uma horda de alienígenas que invadem Nova York. Vale lembrar que é na cena pós-créditos deste filme que descobrimos que o Titã Louco, Thanos, está por trás de todo o plano de Loki.

8. Homem de Ferro 3 [FILME]

  • Ano de lançamento: 2013
  • Período em que a história acontece: 2012-2013
  • Ordem de lançamento: 7
  • Introduções importantes: Mandarim (menção a vilão de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis)

Homem de Ferro 3 se passa sete meses depois dos eventos de Os Vingadores. Tony Stark está vivendo uma crise identitária séria, somada aos traumas da grande batalha de Nova York bem como os instintos de proteger aqueles que ama. É neste capítulo que Tony constrói um verdadeiro exército de armaduras de Homem de Ferro para lutar ao seu lado.

9. Thor: O Mundo Sombrio [FILME]

  • Ano de lançamento: 2013
  • Período em que a história acontece: 2013
  • Ordem de lançamento: 8
  • Introduções importantes: Aether (mais tarde, revela-se a Joia da Realidade); o Colecionador (sofre ataque de Thanos em Vingadores: Guerra Infinita)

Aqui, Thor precisa fazer alianças para derrotar o Elfo Negro, Malekith (Christopher Eccleston), que inclui também juntar-se ao seu traiçoeiro irmão Loki. É em Thor: O Mundo Sombrio onde somos apresentados a Joia da Realidade, que termina sendo entregue ao Colecionador (Benicio del Toro) na cena pós-créditos.

10. Capitão América: O Soldado Invernal [FILME]

  • Ano de lançamento: 2014
  • Período em que a história acontece: 2014
  • Ordem de lançamento: 9
  • Introduções importantes: Sam Wilson (o Falcão, mais tarde protagonista da série Falcão e o Soldado Invernal); Soldado Invernal (nova alcunha do, até então dado como morto, Bucky Barnes); Sharon Carter (a Agente 13, mais tarde foragida, como visto em Falcão e o Soldado Invernal); Wanda e Pietro Maximoff (irmãos que são usados como parte de um experimento secreto, aparecem na cena pós-créditos)

No longa, o Capitão América une forças com a Viúva Negra e com um novo parceiro, o Falcão (Anthony Mackie), para descobrir uma conspiração dentro da agência de espionagem SHIELD, enquanto enfrenta uma uma verdadeira fúria da natureza conhecida como Soldado Invernal, que logo descobre-se ser ninguém menos que o melhor amigo de juventude de Steve, Bucky Barnes.

11. Guardiões da Galáxia [FILME]

  • Ano de lançamento: 2014
  • Período em que a história acontece: 2014
  • Ordem de lançamento: 10
  • Introduções importantes: Joia do Poder; Drax; Rocket; Peter Quill (O Senhor das Estrelas), Ronan, o Acusador (mais tarde, vemos parte do seu passado em Capitã Marvel); Gamora (mais tarde, usada por seu pai adotivo, Thanos, em Vingadores: Guerra Infinita); Nebulosa (mais tarde, se junta aos Guardiões da Galáxia e aos Vingadores)

Aqui conhecemos uma equipe improvável de super-heróis que tentam proteger um artefato misterioso roubado de Ronan, o Acusador. Este objeto, que é capaz de mudar os rumos do universo, logo se descobre tratar-se da Joia do Poder.

Em Guardiões da Galáxia, o Universo Cinematográfico da Marvel adentra de vez no seu lado cósmico, que é parte essencial para a próxima fase da franquia.

12. Guardiões da Galáxia Vol. 2 [FILME]

  • Ano de lançamento: 2017
  • Período em que a história acontece: 2014
  • Ordem de lançamento: 15
  • Introduções importantes: Celestiais (raça ancestral, que mais tarde descobre-se ser os criadores dos Eternos); Mantis (escrava de Ego que se junta aos Guardiões da Galáxia); Joia da Alma (mais tarde, em Vingadores: Guerra Infinita, descobrimos sua localização em Vormir)

Na linha do tempo da franquia, este filme acontece alguns meses depois do primeiro Guardiões da Galáxia, e acompanhamos os Guardiões viajando por todo o espaço enquanto tentam ajudar Peter Quill (Chris Pratt) a aprender mais sobre sua paternidade misteriosa.

Apesar de ser bem importante para os filmes seguintes do Universo Cinematográfico da Marvel, dá pra dizer que os dois filmes dos Guardiões funcionam quase como uma franquia à parte.

13. Vingadores: Era de Ultron [FILME]

  • Ano de lançamento: 2015
  • Período em que a história acontece: 2015
  • Ordem de lançamento: 11
  • Introduções importantes: Sokovia; Vibranium; Pietro Maximoff; Wanda Maximoff (mais tarde, protagonista de WandaVision e co-protagonista de Doutor Estranho 2); Visão (herói criado a partir de JARVIS e futuro protagonista de WandaVision); F.R.I.D.A.Y. (nova inteligência artificial de Tony); Sala Vermelha (mais tarde, local destruído por Natasha Romanoff em Viúva Negra); Ulysses Klaue (criminoso internacional que mais tarde se junta a Erik Killmonger em Pantera Negra); Manopla do Infinito (cena pós-créditos, artefato fundamental para Guerra Infinita e Ultimato)

Os Vingadores mais uma vez se reúnem, dessa vez para enfrentar a inteligência artificial criada por Tony Stark e Bruce Banner, Ultron (James Spader), que se rebela contra os heróis e deseja ver a extinção humana. Neste filme do Universo Cinematográfico da Marvel, também conhecemos personagens como a Feiticeira Escarlate (Elizabeth Olsen), Mercúrio (Aaron Taylor-Johnson) e Visão (Paul Bettany).

As consequências de Era de Ultron ainda podem ser sentidas muito claramente nos capítulos seguintes da franquia.

14. Homem-Formiga [FILME]

  • Ano de lançamento: 2015
  • Período em que a história acontece: 2015
  • Ordem de lançamento: 12
  • Introduções importantes: Reino Quântico (mais tarde, essencial para os eventos de Vingadores: Ultimato); Scott Lang (o Homem-Formiga); Hope Van Dyne (mais tarde, a Vespa, protagonista de Homem Formiga e a Vespa); Hank Pym (o Homem-Formiga original); Janet van Dyne (a Vespa original, mais tarde retirada do Reino Quântico em Homem-Formiga e a Vespa); Partículas Pym (mais tarde, fundamentais para plano dos Vingadores em Ultimato); Cassie Lang (mais tarde, heroína em Homem-Formiga e a Vespa 3)

No filme, Scott Lang (Paul Rudd), homem recém-saído da cadeia, deve ajudar a proteger a tecnologia de encolhimento de Hank Pym, o Homem-Formiga original, e planejar um assalto com ramificações que vão além do que se pode imaginar. Para isso, ele se transforma no novo Homem-Formiga.

É neste capítulo do Universo Cinematográfico da Marvel que conhecemos as Partículas Pym, fundamentais para o grand finale da Saga do Infinito, que é como ficou conhecido essa série de histórias da franquia. Com Homem-Formiga, a Marvel estaria encerrando sua Fase 2.

15. Capitão América: Guerra Civil [FILME]

  • Ano de lançamento: 2016
  • Período em que a história acontece: 2016
  • Ordem de lançamento: 13
  • Introduções importantes: Acordos de Sokovia; Wakanda; T’Challa (o Pantera Negra); Helmut Zemo (mais tarde retorna em Falcão e o Soldado Invernal); Peter Parker (o Homem-Aranha); Everett Ross (agente da CIA que retorna em Pantera Negra); Ayo (mais tarde, procura por Zemo em Falcão e o Soldado Invernal)

Apesar de ser um filme do Capitão América, o longa reúne quase todos os Vingadores e heróis do Universo Cinematográfico da Marvel, incluindo o Soldado Invernal, o recém-chegado Homem-Formiga , e os novatos Pantera Negra (Chadwick Boseman) e Homem-Aranha (Tom Holland). Na trama, uma rachadura ideológica entre o Capitão América e o Homem de Ferro divide a equipe, fazendo com que ao final do filme, vários dos heróis fujam e se tornem inimigos do governo.

16. Viúva Negra [FILME]

As consequências da Guerra Civil levam Natasha Romanoff, que traiu o governo após ajudar o Capitão América, a fugir sozinha. À medida em que tenta sobreviver em seu esconderijo na Noruega, a heroína é puxada pelo seu passado depois que é atacada por um vilão misterioso chamado Treinador.

Na tentativa de entender o que está acontecendo, Natasha decide reencontrar os membros de sua antiga “família”: a irmã Yelena Belova (Florence Pugh), o pai Alexei Shostakov (David Harbour) e a mãe Melina Vostokoff (Rachel Weisz).

O filme termina com a Viúva Negra a caminho dos eventos vistos em Vingadores: Guerra Infinita, enquanto a cena pós-créditos se passa cerca de sete anos depois, após os acontecimentos devastadores de Vingadores: Ultimato.

17. Pantera Negra [FILME]

  • Ano de lançamento: 2018
  • Período em que a história acontece: 2016
  • Ordem de lançamento: 18
  • Introduções importantes: As Dora Milaje; Princesa Shuri; Okoye, Erik Killmonger (mais tarde, retorna na série What If…?)

Logo depois de ter perdido seu pai nos acontecimentos de Guerra Civil, o Príncipe T’Challa, da civilização conhecida como Wakanda, se torna o novo rei do país, mas logo é confrontado por Killmonger (Michael B. Jordan), que planeja abandonar as políticas isolacionistas de Wakanda e iniciar uma revolução.

18. Homem-Aranha: De Volta ao Lar [FILME]

  • Ano de lançamento: 2017
  • Período em que a história acontece: 2016
  • Ordem de lançamento: 16
  • Introduções importantes: Ned Leeds, Michelle (mais tarde, interesse romântico de Peter)

Alguns meses após Capitão América: Guerra Civil, o jovem Peter Parker passa a usar seu novo traje tecnológico para enfrentar crimes na vizinhança enquanto vive sua vida de adolescente e tenta uma vaguinha nos Vingadores.

No entanto, Peter passa a lidar com “cachorro-grande” depois que descobre que criminosos, liderados pelo Abutre (Michael Keaton), estão usando armas feitas a partir de tecnologia extraída da Batalha de Nova York de 2012.

Ao final, Tony Stark oferece a Peter a oportunidade do Homem-Aranha fazer parte dos Vingadores, mas ele recusa a oferta, optando por ajudar a deter crimes menores em Nova York.

19. Doutor Estranho [FILME]

  • Ano de lançamento: 2016
  • Período em que a história acontece: 2015-2016
  • Ordem de lançamento: 14
  • Introduções importantes: Wong; Stephen Strange (o Doutor Estranho); a Anciã (mais tarde, em Vingadores: Ultimato, explica questões temporais ao Hulk); Olho de Agamotto (a Joia do Tempo)

Em Doutor Estranho, conhecemos o cirurgião Stephen Strange (Benedict Cumberbatch), um homem difícil e arrogante que após um terrível acidente, acaba perdendo o uso das suas mãos. Meses depois, numa verdadeira jornada para encontrar uma cura, Strange viaja o mundo e encontra respostas em lugares nunca antes imaginado: no uso da magia.

É em Doutor Estranho que somos apresentados a Joia da Tempo, artefato que Strange faz uso para derrotar o vilão Dormammu e passa a protegê-lo a todo custo.

20. Thor: Ragnarok [FILME]

  • Ano de lançamento: 2017
  • Período em que a história acontece: 2017-2018
  • Ordem de lançamento: 17
  • Introduções importantes: Hela; Ragnarok (fim de Asgard); Valquíria (mais tarde, líder de Asgard); Sakaar (planeta que Hulk habitou por alguns anos); Korg (mais tarde, passa a viver com Thor após eventos de Vingadores: Guerra Infinita)

Este filme serve para mostrar por onde andou o Rei do Trovão após sua participação na batalha contra Ultron, em 2015. Aqui, depois de passar anos procurando as Joias do Infinito, Thor descobre que seu pai Odin não está mais governando Asgard. Ao invés disso, Loki assumiu o trono.

Ao longo do filme, Thor vai precisar lidar com a morte do pai, a destruição do seu martelo e o domínio de Hela, sua irmã maligna interpretada por Cate Blanchett. Aqui também reencontramos o Hulk, este desaparecido desde os eventos de A Era de Ultron, e conhecemos a heroína Valquíria (Tessa Thompson).

21. Homem-Formiga e a Vespa [FILME]

  • Ano de lançamento: 2018
  • Período em que a história acontece: 2018
  • Ordem de lançamento: 20
  • Introduções importantes: Jimmy Woo (mais tarde retorna em WandaVision)

Dois anos depois, o Homem-Formiga ainda encontra-se em prisão domiciliar por ter ajudado o Capitão América quando este passou a ser um inimigo do governo. Enquanto tenta equilibrar sua vida, ele é confrontado por Hope van Dyne (Evangeline Lily) e Dr. Hank Pym (Michael Douglas), parceiros de crime do primeiro filme do Homem Formiga. Agora, Scott deve mais uma vez vestir o uniforme e aprender a lutar ao lado de Hope, a nova Vespa.

Apesar de se passar pouco antes dos acontecimentos catastróficos de Vingadores: Guerra Infinita, a cena pós-créditos de Homem-Formiga e a Vespa se passa depois, culminando assim em Vingadores: Ultimato.

22. Vingadores: Guerra Infinita [FILME]

  • Ano de lançamento: 2018
  • Período em que a história acontece: 2018
  • Ordem de lançamento: 19
  • Introduções importantes: Armadura Aranha-de-Ferro, Vormir (localização da Joia da Alma), Ordem Negra

Foram muitas as tentativas de Thanos para conseguir pôr as mãos nas Joias do Infinito – quase todos os grandes acontecimentos anteriores foram orquestrados por ele -, agora, no entanto, o próprio Titã decidiu meter a mão na massa. E é isso que leva todos os heróis a se reunirem novamente. Deter o vilão é a única alternativa antes que seja tarde demais e que metade do universo sofra as consequências.

Spoiler: eles não conseguem. Thanos acaba levando a melhor e após seu estalar de dedos, metade do universo simplesmente desaparece – incluindo Doutor Estranho, Feiticeira Escarlate, Homem-Aranha, Pantera Negra, Bucky Barnes, Falcão, Nick Fury, Maria Hill, e todos os Guardiões da Galáxia exceto Rocket e Nebula.

A cena pós-créditos mostra Fury pegando um pager antigo e emitindo um sinal de socorro antes de ser transformado em poeira. O pager, logo descobriríamos, foi entregue ao agente por Carol Danvers vinte e três anos atrás.

23. Vingadores: Ultimato [FILME]

  • Ano de lançamento: 2018
  • Período em que a história acontece: 2018-2023
  • Ordem de lançamento: 22
  • Introduções importantes: Conceitos de viagem no tempo; Smart Hulk (Hulk transformado e com consciência); Ronin (nova identidade do Gavião Arqueiro); Gamora (versão de outra linha do tempo da personagem);

Os Vingadores e o universo precisam lidar com o desaparecimento de metade dos seres vivos após o estalo de Thanos. Com a ajuda da Capitã Marvel, que finalmente aterrissa na Terra após receber o chamado de Nick Fury, os heróis adotam medidas desesperadas para reverter as ações do Titã Louco. Não dá certo.

Cinco anos se passam e os Vingadores encontram a oportunidade que precisavam – dessa vez com a ajuda do Homem-Formiga -, mas para que tudo saia como planejado, eles vão precisar uns dos outros mais do que nunca. Depois de traçarem um plano que os permitem voltar no tempo, os Vingadores se dividem com a intenção de resgatar as Joias do Infinito em diferentes linhas temporais. Dessa forma, eles acabam indo para 2012, 2013, 2014 e 1971.

No fim, alguns heróis acabam se sacrificando pelo bem maior, como a Viúva Negra e o Homem de Ferro, e outros tomam rumos diferentes na vida, que é o caso do Capitão América. Apesar das baixas, o Universo Cinematográfico da Marvel foi salvo.

24. Loki – 1ª temporada [SÉRIE]

  • Ano de lançamento: 2021
  • Período em que a história acontece: Não se passa em nenhuma linha do tempo
  • Ordem de lançamento: 26
  • Introduções importantes: Sylvie; Alioth; Guerra do Multiverso; AVT, Variantes; Aquele Que Permanece; Evento Nexus

Loki é um capítulo difícil de ordenar dentro do Universo Cinematográfico da Marvel. A primeira temporada da série mostra o que aconteceu com o Loki de 2012 imediatamente após ele fugir com o Tesseract nos eventos de Vingadores: Ultimato. No filme, os heróis acabam permitindo sem querer que o Deus da Trapaça fuja, o que o torna uma Variante perante os olhos da Agência de Variação Temporal.

Uma vez capturado pela organização, Loki é convocado pelo gerente Mobius M. Mobius (Owen Wilson) para ajudá-los a capturar uma Variante que anda dando trabalho para a agência.

A série do Disney+ apresentou alguns dos conceitos mais importantes para o futuro do MCU e terminou com um gancho que deve reverberar por toda a franquia.

25. WandaVision [SÉRIE]

WandaVision acontece três semanas após Vingadores: Ultimato. Destroçada depois dos trágicos acontecimentos vistos nos filmes anteriores, Wanda Maximoff parte para projetar sua própria felicidade, criando uma anomalia sob uma pequena cidade americana. O poderio da mulher chama a atenção da agência SWORD, que deseja descobrir o que está causando a anormalidade no local.

A série foi a primeira realmente situada no Universo Cinematográfico da Marvel a ser lançada no Disney+. Além de Wanda e Visão, o programa trouxe de volta personagens como a agora adulta Monica Rambeau (de Capitã Marvel), Darcy Lewis (de Thor) e Jimmy Woo (de Homem-Formiga e a Vespa).

26. Falcão e o Soldado Invernal [SÉRIE]

Seis meses após os acontecimentos de Vingadores: Ultimato, James Barnes está decidido a reparar sua vida depois de passar décadas lutando como uma máquina de matar. Enquanto isso, Sam Wilson precisa refletir se deve aceitar ou não o manto de Capitão América deixado por Steve Rogers.

A medida que enfrentam essas questões pessoais, os dois heróis vão precisar se unir para lidar com a ameaça de um grupo conhecido como Apátridas, que tiveram acesso ao soro do Supersoldado.

Além dos retornos de Bucky e Sam, a série contou com a volta de Sharon Carter (Emily VanCamp), Barão Zemo (Daniel Bruhl) e Ayo (Florence Kasumba), e também com as introduções de John Walker (Wyatt Russel) e a misteriosa Valentina Allegra de Fontaine (Julia Louis-Dreyfus).

27. Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis [FILME]

  • Ano de lançamento: 2021
  • Período em que a história acontece: 2023
  • Ordem de lançamento: 28
  • Introduções importantes: Shang-Chi; Organização Dez Anéis; Os anéis; Ta-Lo;

É fato que Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis acontece algum tempo após os resultados de Vingadores: Ultimato, mas enquanto a Marvel Studios não confirma um local adequado para o filme na linha do tempo do Universo Cinematográfico da Marvel, pode-se arriscar que ele se encaixa próximo aos eventos de Falcão e o Soldado Invernal e antes de Homem-Aranha: Longe de Casa.

Isto, porque Shang-Chi não sofre com as consequências da abertura do multiverso, algo que poderá ser visto em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, que acontece logo após Longe de Casa.

28. Homem-Aranha: Longe de Casa [FILME]

  • Ano de lançamento: 2019
  • Período em que a história acontece: 2024
  • Ordem de lançamento: 23
  • Introduções importantes: MysterioBlip (como fica conhecida a volta de todos que haviam desaparecido)

O segundo filme do Homem-Aranha se passa cerca de oito meses após os eventos de Vingadores: Ultimato e foi lançado como o último filme da Fase 3 do Universo Cinematográfico da Marvel. Peter Parker, o herói adolescente que lutou ao lado dos Vingadores na batalha contra Thanos, tenta se readaptar a vida normal enquanto lida com a perda de seu amigo e mentor, o Homem de Ferro.

Ao final do filme, descobrimos que Peter teve sua identidade de Homem-Aranha revelada ao mundo, e que Nick Fury esteve esse tempo todo de férias numa base Skrull no espaço, enquanto Talos assumiu seu lugar na Terra.

Imagem de perfil
sobre o autor Evandro Lira

Editor, bacharel em Cinema e Audiovisual, bruxo nascido trouxa, filho dos filhos do átomo, mestre dos quatro elementos, fã de mais coisas do que deveria, frequentemente falando sozinho no Twitter. Segue: @evandroslira