Kang, o Conquistador: Tudo sobre o vilão da Marvel

Capa da Publicação

Kang, o Conquistador: Tudo sobre o vilão da Marvel

Por Junno Sena

Kang pode ser um personagem amplamente conhecido pelo público, mas ainda é alguém que esconde diversos segredos. Entre variantes temporais, Nathaniel Richards possui ligação com Reed Richards e Victor Von Doom, e já deu muito trabalho para os Vingadores e para o Quarteto Fantástico.

Agora, o vilão promete fazer sua estreia oficial no Universo Cinematográfico da Marvel. Mas você sabe tudo sobre esse personagem? Confira a lista abaixo e prepare a máquina do tempo, pois vamos precisar dela!

Imagem de capa do item

A primeira aparição de Kang

Criado por Stan Lee e Jack Kirby, Kang apareceu pela primeira vez em Vingadores #8, de 1964. Antes disso, nos quadrinhos do Quarteto Fantástico, Rama-Tut havia sido apresentado 1963, sendo retroativamente estabelecido como uma das identidades de Kang.

Em uma linha do tempo anterior a se tornar Kang, ele já foi Nathaniel Richards, e viveu no século 31. Como o nome indica, ele é um possível descendente de Reed Richards, e algumas histórias citam Victor Von Doom como outro possível antepassado.

Mais a frente, Kang ganhou outros nomes e versões, como Immortus e o Rapaz de Ferro. Destacando-se por essas diversas identidades, Kang já enfrentou os X-Men e foi um problema para os Jovens Vingadores, entre vários outros heróis da Marvel.

Imagem de capa do item

Qual é a origem de Kang?

Para compreender Kang, é necessário conhecê-lo antes de se tornar o tirano vilão. Nascido no Século 30, uma época onde ele próprio se tornou um benfeitor para a Terra, Nathaniel Richards é um possível descendente de Reed Richards e Victor Von Doom.

Sem grandes informações sobre seu passado, sabemos que Nathaniel, em algum ponto de sua história, passou a fazer experimentos com as linhas temporais e, até mesmo, com o próprio conceito de tempo. Eventualmente, desenvolveu uma forma de viajar pela realidade.

Por isso, a linha temporal de Kang não é nada linear, tomando diferentes rumos de acordo com o arco ou roteirista. Enquanto sua primeira aparição o apresentou como um antigo faraó, mais a frente se descobre que, ao tentar retornar para seu tempo, acabou chegando ao Século 20 e se tornando um vilão frequente dos heróis da época.

Já outras histórias fizeram com que um Kang de 16 anos encontrasse sua versão vilanesca do futuro. Sob o título de Rapaz de Ferro, o garoto retornou ao passado com o intuito de impedir que se torne Kang e se junta aos Jovens Vingadores. Enquanto isso, também existem variantes que o transformam em um vilão denominado Kid Immortus.

Imagem de capa do item

Variantes temporais de Kang

Além das versões mais jovens do personagem, Rapaz de Ferro e Kid Immortus, as variantes mais importantes de Kang são: (1) Rama-Tut, o faraó; (2) Centurião Escarlate, que surge ao assumir um lado mais vilanesco inspirado por Doutor Destino e (3) Immortus, o “sábio”, que após diversas conquistas, decide apenas analisar e estudar a fluidez do tempo.

Já a sua versão principal, Kang, o Conquistador, está localizado no meio da vida de Nathaniel. Nesse ponto, ele se torna um grande vilão capaz de dominar várias linhas temporais, ao mesmo tempo em que parte em busca de um reino unificado — Cronópolis, sua maior criação. Aos poucos, ele vai deixando a vilania de lado e se torna uma pessoa moralmente ambígua.

Imagem de capa do item

Princesa Ravonna

Durante uma das suas viagens de conquista, Kang conhece Ravonna Lexus Renslayer, princesa nascida no Século 40 da Terra-6311. O vilão quase dominou o império do pai de Ravonna, o Rei Carelius. Ele apenas desistiu da empreitada por ter se sentido atraído por Ravonna, o que resultou em várias investidas ao longo dos anos.

A mulher nunca caiu em seu charme. Pelo contrário, até mesmo se uniu aos Vingadores para enfrentar o vilão. Durante o confronto, Kang percebeu que seu amor pela princesa era maior que o desejo de conquistar qualquer reino. Após demonstrar compaixão, Ravonna finalmente cede ao amor de Kang e decide ficar com ele.

Porém, ao entender a atitude como fraqueza, seu comandante Baltag tenta matar Kang com um tiro pelas costas. Nesse momento, Ravonna se sacrifica, fazendo com que o vilão entre em uma busca até o limbo por sua amada. Ao encontrar a cidade de Immortus, Kang começa a utilizar o equipamento presente para estudar a história do universo.

Nos seus estudos, Kang retira Ravonna da linha do tempo em que se sacrificava por ele, criando uma realidade em que ele está morto. Assim como Kang, Ravonna se tornou outra personagem com diversas variantes ao longo dos quadrinhos da Marvel. Desde a esposa de Immortus até uma rebelde que luta contra a tirania de Kang chamada Terminatrix.

Imagem de capa do item

Conselho dos Kangs

Ao longo dos anos, o maior adversário de Kang se tornou ele mesmo. Enfrentando diversas variantes suas, em determinado momento, a versão principal de Kang e duas contrapartes suas eliminaram todas as demais versões.

Em uma intrincada trama, o Kang principal tentou destruir os outros, mas, eventualmente, Immortus o impediu. Com sua sanidade colapsando, Kang chegou a dividir a personalidade em duas: uma que retornou ao Século 40 e outra que se tornou mais uma variante do Kang.

Posteriormente, um conselho composto por sobreviventes de realidades conquistadas por Kang seria formado. Cada um dos integrantes eram aliens e humanos sobreviventes que usurparam o lugar do conquistador.

Imagem de capa do item

Rapaz de Ferro e os Jovens Vingadores

Uma das variantes mais curiosas na história de Nathaniel é o Rapaz de Ferro. Quando ele completa 16 anos, ele conhece sua versão do futuro que impede Morgan, um valentão do colégio, de matar Nathaniel.

Kang, então, veste sua versão mais jovem com uma armadura neurocinética e mostra a Nathaniel o seu futuro. Ele esperava que sua versão mais jovem pudesse começar seu plano de conquista antes do planejado.

Porém, ocorreu o contrário. Nathaniel decide impedir que Kang surja, voltando ao passado e fazendo parte dos Jovens Vingadores. Ainda assim, em Vingadores: Cruzada das Crianças, quando perde Cassie Lang no meio da batalha, ele começa a usar sua habilidade de viajar no tempo para tentar mudar o destino da heroína e, segundo seus colegas de equipe, o colocando no caminho para, eventualmente, se tornar Kang, o Conquistador.

Imagem de capa do item

Principais histórias de Kang

A principal história para conhecer o vilão é a sua primeira aparição como Kang, em Avengers #8. Com sua tecnologia avançada, o personagem é capaz, até mesmo, de parar o Mjolnir de Thor. Outro destaque fica para Vingadores Eternamente, na qual Kang quase se torna um protagonista.

Já para os que querem seguir os passos de uma versão alternativa de Kang, Jovens Vingadores #4 a #6 é uma boa pedida. Quando falamos em grandes sagas que o colocam como centro da narrativa, a Saga da Madona Celestial e A Dinastia Kang (Avengers #41 a #54) são imprescindíveis.

Para encontrar um dos embates clássicos entre Kang e Immortus, Avengers #267 a #269 é a recomendação do dia.

Imagem de capa do item

Quais são os poderes e as habilidades de Kang?

Kang compensa sua falta de poderes com seu intelecto avançado. Sendo um mestre estrategista e cientista, sua tecnologia supera, em alguns níveis, a do Homem de Ferro e Doutor Destino. O que se destaca no personagem é a sua armadura, que o permite viajar no tempo, disparar rajadas de energia, resistir a impactos intensos e regenerá-lo quando necessário.

O traje também tem uma outra utilidade fundamental para o vilão, que é a capacidade de buscar e materializar armas guardadas em outras linhas temporais. Dependendo da circunstância, ele pode apenas "catar" armas armazenadas em suas bases temporais, que vão desde as mais primitivas lanças e espadas até machados ultra tecnológicos e armas laser.

Imagem de capa do item

Adaptações de Kang

Além do multiverso, Kang já conquistou todo tipo de mídia. O vilão já deu as caras na série animada do Quarteto Fantástico em 1967, como Rama-Tut. Ele também já foi personagem título de um episódio de Os Vingadores: A Série, de 1999.

Em X-Men: Evolution, Rama-Tut faz uma breve aparição quando mostram as origens de Apocalipse. Kang também aparece em Os Vingadores: Os Super-Heróis mais Poderosos da Terra, em Avengers Assemble, no jogo Lego Marvel Heroes 2 e outros jogos de celular.

Sem contar que a banda Ookla the Mok já fez uma música chamada Everybody’s Kang the Conqueror.

Imagem de capa do item

Kang no Universo Cinematográfico da Marvel

Kang já foi confirmado como a grande ameaça do Universo Cinematográfico da Marvel. Interpretado por Jonathan Majors, sua primeira aparição se deu em Loki, mas o personagem promete retornar em Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, que estreia em fevereiro de 2023.

Em Loki, Kang se mostra quase como uma versão de Immortus. Intitulado como “Aquele que Permanece”, essa é uma versão que conseguiu impedir o multiverso de se expandir. Porém, com a escolha feita por Sylvie no fim da temporada, o personagem promete que mais versões suas irão aparecer no futuro.

Ainda não sabemos se qualquer uma dessas versões será a mesma presente em Dinastia Kang, que promete chegar aos cinemas em maio de 2025.