Doutor Estranho: Quem são os Illuminati que aparecem em Multiverso da Loucura?

Capa da Publicação

Doutor Estranho: Quem são os Illuminati que aparecem em Multiverso da Loucura?

Por Gus Fiaux

Atenção: Alerta de Spoilers!

Recém-lançado nos cinemas, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura é a mais nova aventura do Mestre das Artes Místicas no Universo Cinematográfico da Marvel. No filme, vemos o herói transitando por várias terras do Multiverso, enquanto luta contra seres sobrenaturais, tentando salvar a vida de America Chavez.

Em uma das terras em que para, ele acaba conhecendo um grupo de heróis bem peculiar: os Illuminati. Eles são os grandes gênios desse universo, mas acabam tendo alguns problemas com a presença de Estranho em sua realidade, e no fim são exterminados pela grande ameaça do longa-metragem. Mas afinal, quem são eles?

Quem são os Illuminati do filme?

Ao todo, o filme nos apresenta seis integrantes vivos dos Illuminati, ao mesmo tempo em que acrescenta uma figura do passado que já morreu. Aqui, listamos cada um deles:

Raio Negro

Interpretado por Anson Mount (de Inumanos), Raio Negro é o rei dos Inumanos e é conhecido pelo poder de partir montanhas apenas com o som de sua voz. Ele aparece aqui com um traje bem fiel aos quadrinhos, com direito a uma máscara com um diapasão na testa, que o permite controlar melhor suas habilidades.

Professor X

Vivido por Patrick Stewart (da saga de filmes dos X-Men da Fox), Charles Xavier é um mutante muito poderoso que possui dons telepáticos – ou seja, é capaz de ler e controlar mentes. Aqui, ele aparece com uma cadeira de rodas tecnológica e amarela, lembrando muito o visual do personagem em X-Men: The Animated Series.

Senhor Fantástico

Interpretado por John Krasinski (de The OfficeUm Lugar Silencioso), Reed Richards é o grande fundador do Quarteto Fantástico. Ele pode esticar seu próprio corpo, além de ter um intelecto formidável. No filme, ele possui uma esposa e filhos – que provavelmente são a Mulher InvisívelFranklin Valeria Richards. Krasinski foi escalado para interpretar o herói após uma intensa campanha dos fãs com o anúncio de um novo filme do Quarteto.

Capitã Marvel

Vivida por Lashana Lynch (de Capitã Marvel), a Capitã Marvel desse universo não é Carol Danvers, mas sim a sua melhor amiga, Maria Rambeau. A personagem tem pouco destaque no filme – exceto nas cenas de ação – e sua origem é incerta, mas acredita-se que ela tenha recebido a explosão do dispositivo Kree, diferente da origem de Carol no Universo-616.

Capitã Carter

Interpretada por Hayley Atwell (de Capitão América: O Primeiro Vingador), Peggy Carter também tomou o lugar de um herói importante em seu universo. Em vez de Steve Rogers, foi ela que recebeu experimentos com o Soro do Supersoldado, tornando-se um símbolo de luta na Segunda Guerra Mundial. Essa personagem (ou uma de suas variantes) apareceu em What If…?

Mordo

Vivido por Chiwetel Ejiofor (de Doutor Estranho), Karl Mordo era um antigo amigo de Stephen Strange em seu universo. Após a morte do mago, ele se tornou o Mago Supremo dessa terra – o Universo-838 – e virou o protetor do Sanctum Sanctorum. Ele é quem captura Strange e America Chavez em sua viagem pelo Multiverso.

Doutor Estranho

O último membro do filme é o próprio Doutor Estranho da Terra-838, que infelizmente morreu há alguns anos e também foi interpretado por Benedict Cumberbatch. Aqui, é revelado que o personagem se corrompeu enquanto tentava achar uma forma de deter Thanos. Fragilizado, ele acaba se entregando para os outros Illuminati e é morto por Raio Negro, que usa sua voz sônica para pulverizá-lo.

Qual é o papel dos Illuminati em Multiverso da Loucura?

Os personagens aparecem relativamente pouco em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Eles são os protetores da Terra-838, e se juntam para deter o Doutor Estranho da Terra-616 por considerá-lo uma ameaça à segurança do Multiverso.

Eles proíbem viagem entre os vários universos, com a justificativa de que isso poderia causar uma Incursão, evento que faz com que dois universos colidam entre si, resultando na destruição de um deles ou de ambos. Esse conceito é tirado dos quadrinhos e resultou na saga Guerras Secretas, de 2015.

Os personagens tentam prender Strange, mesmo com os alertas do mago sobre a chegada de Wanda Maximoff. E por não darem muita atenção a isso, eles são dizimados um a um pela Feiticeira Escarlate, que toma posse do corpo da Wanda deste universo e começa um verdadeiro massacre.

Raio Negro tem sua cabeça explodida depois que Wanda “costura” sua boca com magia. O Senhor Fantástico é feito em pedacinhos pela bruxa. O Professor X tem seu pescoço partido após uma batalha no plano mental. Capitã Carter é partida ao meio pelo seu próprio escudo e a Capitã Marvel é esmagada por uma estátua. O único sobrevivente dessa invasão (ao menos, seu futuro é incerto) é Mordo, que é derrotado por Strange em um combate corpo-a-corpo.

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura está em cartaz nos cinemas.

Abaixo, confira também: