Jimmy Woo: Tudo que você precisa saber sobre o personagem da Marvel

Capa da Publicação

Jimmy Woo: Tudo que você precisa saber sobre o personagem da Marvel

Por Gabriel Mattos

Quando WandaVision decidiu se afastar um pouco da vidinha perfeita da Feiticeira Escarlate, explorando as investigações dos agentes da S.W.OR.D., a gente não esperava se encantar completamente pelo espontâneo agente Jimmy Woo.

Ele apareceu pela primeira vez nos filmes da Marvel em Homem-Formiga e Vespa. Jimmy era o agente do FBI responsável por garantir que Scott Lang cumpriria sua pena após ferir os Acordos de Sokovia. Mesmo sendo obrigado a fazer o seu trabalho, ele não deixou de ser simpático com o Homem-Formiga, mostrando seu lado mais ingênuo e puro nas telinhas.

Jimmy Woo tem até um arqui-inimigo: o Garra Amarela.

A caçada pelo Garra Amarela

A relação do agente com o FBI surgiu muito antes do Universo Cinematográfico da Marvel. Ele estreou na primeira edição da revista Yellow Claw (1956), quando a editora ainda se chamava Atlas Comics.

Não existiam muitos super-heróis naquela época. A editora tinha um portfólio mais variado de histórias e Jimmy Woo era apenas um de seus personagens que não tinha super poder algum.

Ele surgiu no período da Guerra Fria, onde a população chinesa era representada com uma grande carga de estereótipos. Seu vilão, o Garra Amarela, seguia à risca uma cartilha de preconceito contra pessoas de origem asiática, mas Woo era diferente. O personagem tinha nacionalidade americana, fazia parte do renomado FBI e dedicava a sua vida a caçar e derrotar o Garra Amarela.

Jimmy Woo e Suwan, a neta do Garra Amarela.

Sua história pode ser interpretada como a jornada de redenção do povo sino-americano contra a influência da China soviética. Óbvio que o objetivo do Garra Amarela era a dominação mundial, algo que os leitores da época realmente temiam que acontecesse com a ascensão do comunismo. Mas como um bom americano, Jimmy Woo sempre aparecia para arruinar seus planos.

Departamento Zero e os G-Men

Depois de vários embates, ficou claro que o Garra Amarela era páreo para Jimmy Woo, especialmente quando sua neta Suwan auxiliava o agente. Após uma série de derrotas, o vilão se viu obrigado a arriscar ideias mais ousadas e decidiu sequestrar o presidente dos Estados Unidos.

A maioria dos super-heróis já haviam se aposentado depois das guerras mundiais, então o FBI decidiu entregar a Jimmy Woo o Departamento Zero. Sua missão era recrutar pessoas superpoderosas para ajudá-lo nessa missão. Assim, ele convidou personagens de outras histórias da Atlas Comics para formar uma super equipe, anos antes de surgirem os Vingadores.

Os G-Men reunidos em sua primeira missão

Os primeiros recrutados foram a bela Vênus e o uraniano Bob Greyson — conhecido como Marvel Boy. Jimmy tentou convencer Namora a se unir a equipe, mas ela tinha assuntos mais urgentes e recomendou o Robô Humano M-11 como substituto. Por fim, com a adição de Kenneth Hale, o Homem-Gorila, o grupo ficou conhecido como os G-Men (“Homens do Governo”).

A missão foi um sucesso e o Departamento Zero não apenas conseguiu resgatar o Presidente, como também colocaram um fim definitivo nos esquemas do Garra Amarela. Sem um perigo iminente, a equipe acabou se separando e Jimmy Woo foi promovido para trabalhos administrativos dentro do FBI.

Jimmy da S.H.I.E.L.D. contra Godzilla

Seus dias de trabalho de campo ficaram no passado, mas tudo bem, porque ele já não era mais tão jovem quanto antigamente. Os anos se passaram e Jimmy estava contente em trabalhar na segurança de um escritório. Certo dia, ele se deparou com um relatório sobre uma agência chamada S.H.I.E.L.D. enfrentando o Garra Amarela. Ele não fazia ideia de quem eram, mas se o Garra Amarela estava de volta, ele precisava agir.

Jimmy Woo precisou da ajuda de Partículas Pym, do Quarteto e dos Vingadores para enfrentar o Godzilla

Ao convite de Nick Fury e do Capitão América, ele se juntou a S.H.I.E.L.D. O tal Garra Amarela não passava de um robô construído pelo Doutor Destino, mas agora que estava de volta, Jimmy continuou a realizar as missões mais estranhas em nome de Fury.

Em uma dessas missões, ele se uniu a um antigo colega, Timothy Dugan dos Sete Starks, para enfrentar uma criatura mutante gigantesca que invadia a América do Norte — o próprio Godzilla. O esquadrão enfrentou o kaiju por todo os Estados Unidos, mas só conseguiu derrotar a criatura com a ajuda de partículas Pym, do Quarteto Fantástico e dos Vingadores.

Com cerca de 70 anos, Jimmy Woo volta a ser jovem.

Woo Renasce!

O sucesso nessa missão atípica trouxe certo renome para Woo dentro da S.H.I.E.L.D. O agente alcançava cada vez mais influência, alcançando o cargo de subdiretor. Sem nunca deixar de investigar as origens do Garra Amarela, depois de anos ele conseguiu provar a ligação de várias empresas ao vilão. Todas respondiam a uma mesma organização: a Fundação Atlas.

Foi então que Jimmy decidiu romper com a S.H.I.E.L.D. e liderar uma equipe para invadir a base da Fundação. Woo não esperava ser recebido por uma armadilha. Jimmy foi o único sobrevivente, mas por muito pouco. A notícia de seu estado crítico chegou aos ouvidos de seus velhos amigos do Departamento Zero. Eles orquestraram um resgate e o Marvel Boy utilizou tecnologia uraniana para trazer de volta o mesmo agente que guardara em suas lembranças.

Porém, como eles não se viam há muito tempo, Jimmy Woo voltou a ter o mesmo corpo que tinha nos anos 50 — perdendo todas as memórias do seu tempo na S.H.I.E.L.D.

M-11 se revela um traidor, mas Jimmy Woo o convence a ajudá-lo.

Fundação Atlas

Os G-Men estavam reunidos mais uma vez! Dessa vez, Namora entrou definitivamente para a equipe e juntos eles começaram a rever os passos de Jimmy antes de sua amnésia, tentando entender os caminhos de sua investigação.

Eles acabam descobrindo uma revelação chocante: M-11 — o Humano Robô que fez parte da equipe original — era na verdade uma criação do Garra Amarela. Mas isso acaba sendo um verdadeiro trunfo para a equipe: as informações gravadas no robô guiam eles de volta ao quartel general da Fundação Atlas para um confronto final.

Dessa vez, devidamente preparados, eles escapam de todas as armadilhas e encontram o verdadeiro mentor da Fundação Atlas e do Garra Amarela — um imponente dragão dourado chamado de Sr. Lao.

Sr. Lao é o verdadeiro Garra Dourada

O Império de James Khan

O dragão revela que toda a vida de Jimmy Woo não passaram de um elaborado plano da Fundação Atlas. O dragão é descendente do lendário Gengis Khan, que, procurando um modo de eternizar seu império, criou a Atlas. Apenas seus descendentes seriam nobres o suficiente para controlá-la. Os pais do atual herdeiro queriam uma vida normal para seu filho e fugiram para os Estados Unidos. Claro que esse bebê é James Woo, o pequeno Jimmy.

Sr. Lao afirma que a Fundação existe apenas para servir Jimmy Woo, se ele assim desejar. Garra Amarela foi uma criação da Atlas, explorando o medo dos americanos para propulsionar a carreira de Woo. Tudo na vida de Jimmy teve um empurrãozinho da Fundação. Vendo uma oportunidade de transformar a Fundação em algo positivo, Jimmy aceita o fardo de liderar a milenar Fundação Atlas.

Sob o seu comando, a Fundação que era um dos maiores antros criminosos do mundo deu origem aos Agentes da Atlas — um grupo de super-heróis originalmente composto pelos próprios G-Men.

A primeira formação dos Agentes da Atlas, liderados por Jimmy Woo

Agentes da Atlas

Desde então, os Agentes da Atlas permeiam diversos eventos da Marvel. Eles lideraram uma pequena resistência em Guerras Secretas, junto do Agente Coulson da S.H.I.E.L.D. Em 2009, a equipe enfrentou os X-Men em busca do Cérebro para resgatar a Vênus. Houve até um embate com o Homem-Aranha, mas Marvel Boy apagou todas as lembranças do incidente.

Mais recentemente, Woo aproveitou a estrutura da Fundação Atlas para reunir heróis de origem asiática para defender o oriente — negligenciado por equipes de mais renome, como os Vingadores de ameaças fora do comum. Além de Jimmy Woo, entre os Novos Agentes da Atlas já passaram Amadeus Cho (o Hulk), Shang-Chi, Teia de Seda, Kamala Khan, Crescente, Io, Luna Snow, Aero, Sword Master e Wave.

Os Novos Agentes da Atlas podem aparecer em série derivada de WandaVision

Série derivada de WandaVision

Com uma história tão rica nos quadrinhos, é improvável que Jimmy Woo continue relegado ao papel de coadjuvante por muito tempo. Mesmo com poucas falas, ele já fez um tremendo sucesso em WandaVision e o público quer mais. O diretor Stephen Ford ouvir o clamor dos fãs e decidiu propor uma série acompanhando Jimmy Woo investigando ocorrências sobrenaturais pelo MCU de maneira bem similar a série Arquivo X.

A Disney ainda não respondeu à proposta do diretor, mas ele já conseguiu o apoio de alguns colegas de trabalho — como Peyton Reed, que dirigiu ambos os filmes do Homem-Formiga. O ator Simu Liu, que fará o Shang-Chi no filme Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, também quer aparecer na produção. Considerando que Khamala Khan tem uma série confirmada no Disney+, pode ser que tenhamos uma formação especial dos Agentes da Atlas muito em breve no MCU. Basta apenas esperar e torcer por mais aventuras do lendário agente Jimmy Woo.