Loki: Série revela grande vilão por trás da AVT no último episódio

Capa da Publicação

Loki: Série revela grande vilão por trás da AVT no último episódio

Por Leo Gravena

Atenção: Alerta de Spoilers!

Hoje, 14, foi ao ar no Disney+ o último episódio da primeira temporada de Loki e nele finalmente descobrimos quem era que estava por trás da Autoridade de Variação Temporal.

Não era o “Rei Loki” como muitos imaginavam, contudo, também não é o Immortus ou Kang, como diziam os rumores, mas sim outro personagem ligado as dois últimos: “Aquele Que Permanece”. Mas quem é essa variante? Ele já apareceu nos quadrinhos. Descubra mais sobre ele aqui, mas cuidado com os spoilers da final de Loki.

Aquele Que Permanece nas HQs

Aquele que Permanece nos quadrinhos é um alien velho e amarelo.

Nos quadrinhos, Aquele Que Permanece (He Who Remains, no original) é o último diretor da Autoridade de Variação Temporal na Cidadela no Fim dos Tempos, que é a última realidade do Multiverso. Ele é o monitor da universo atual da Marvel e o “professor” do Universo seguinte, sendo um alienígena e o último de sua raça, Aquele Que Permanece compreende que o universo existe em um ciclo de morte e renascimento – e aguarda o fim desse universo.

Ele já enfrentou o Thor e Jane Foster nos quadrinhos, tendo criado os “Time-Twisters” que deveriam ajudar um novo universo, porém voltaram para o passado e criaram problemas. É a partir dai, nos quadrinhos que surgem os Guardiões do Tempo. Após impedir a criação dos Time-Twisters, Aquele que Permanece cria os Guardiões, o que faz com que surjam duas realidades diferentes (uma com os Guardiões do Tempo e outra com os Time-Twisters).

Aquele que Permanece não possui muitas aparições, tendo participado apenas de 5 quadrinhos. Ainda assim, vale lembrar que nas HQs ele não é uma versão de Kang. 

Nos quadrinhos da Marvel ele aparece nas seguintes edições:

  • Thor Vol 1 #245
  • Avengers: Forever Vol 1 #9
  • Avengers: Forever Vol 1 #10
  • What If? Vol 2 #39
  • Universe X Vol 1 #9

Aquele Que Permanece no Universo Cinematográfico da Marvel

Jonathan Majors como Aquele Que Permanece em Loki.

Na final de LokiAquele Que Permanece aparece sendo interpretado por Jonathan Majors, que também irá interpretar Kang, o Conquistador em Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, que estreia em 2023.

Na série, diferente dos quadrinhos, Aquele Que Permanece é uma variante (ou seja, uma versão alternativa) de Kang, porém não é o Kang que iremos ver no futuro da Marvel, e, diferente do que muitos acreditaram após verem o episódio, também não é o Immortus (outra versão de Kang nos quadrinhos).

Sua história é bem semelhante à do Kang nas HQs: aqui ele é apresentado como um cientista do século 31 que descobriu os universos alternativos e começou a contatar outras variantes de si mesmo. Após algumas dessas variantes tentarem conquistas o multiverso, ele usa a criatura Alioth para vencer a guerra e isola sua linha do tempo, criando a AVT para manter uma única linha temporal.

Após ficar cansado de seu trabalho em “manter a ordem”, ele chama Loki e Sylvie para seu castelo na Cidadela no Fim dos Tempos e lhes dá duas opções: matarem ele e deixar que suas variantes comecem outra guerra, ou então assumirem juntos o seu posto, mantendo a ordem e comandando a AVT. Como visto no episódio, mesmo Loki ficando interessado na proposta de controlar a organização, Sylvie o mata, fazendo com que o multiverso volte a existir.

Contudo, essa não é a última aparição de Majors no Universo Cinematográfico da Marvel. Como já sabemos, ele retornará como Kang, o Conquistador e dadas as suas inúmeras versões, é bem possível que vejamos mais dele pelas próximas produções da Marvel Studios.

Aproveite e descubra mais sobre Kang, o Conquistador: