Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre Cassie Lang, a Estatura!

Por Gus Fiaux

Enquanto o Homem-Formiga e a Vespa colhem os louros pela sua mais recente aventura nos cinemas, os fãs se lembram também de outra heroína muito importante que pertence ao universo das HQs: Cassie Lang, a filha do segundo Homem-Formiga e integrante dos Jovens Vingadores.

Após uma infância traumática e momentos devastadores e felizes em sua jornada heroica, a personagem está sendo finalmente representada no Universo Cinematográfico da Marvel, e pode se tornar a heroína que todos nós queremos em um futuro não muito distante. Então, aqui estão 10 coisas que você precisa saber sobre a Estatura!

Crédito: Divulgação

Imagem de capa do item

Primeira aparição e criadores

Assim como seu pai, Cassie Lang é uma criação de David Micheline e John Byrne. Ela apareceu pela primeira vez nas páginas de Marvel Premiere #47, lançada em abril de 1979. Contudo, ela não era uma figura muito frequente nas HQs do Homem-Formiga, ainda que tivesse uma importância fundamental.

Cassie servia como motivação principal para a jornada de Scott Lang, o que ajudou a abordar a ideia de um super-herói que também é pai. Até hoje, ainda que já esteja mais crescida, ela é sempre vista como a figura que mantém Scott na linha, disposto a tudo para fazer o melhor por ela.

Imagem de capa do item

Uma infância difícil

Cassie teve uma infância bem difícil. Seu pai foi preso quando ela ainda era muito pequena, depois de ser pego roubando. Só depois ela descobriu que Scott fazia isso para poder sustentá-la, já que sua vida profissional não ia muito bem. Enquanto Scott ainda estava preso, Peggy Rae, a mãe de Cassie, acabou se divorciando.

Quando foi libertado, Scott descobriu que sua filha tinha uma rara doença cardíaca, e isso foi o que o transformou no novo Homem-Formiga. Ao descobrir sobre a vida heroica de seu ex-marido, a mãe de Cassie passou a odiar os super-heróis, e até chegou a travar uma batalha judicial com Scott pela guarda da menina.

Imagem de capa do item

A Estatura dos Jovens Vingadores

A vida de Cassie chegou ao fundo de poço quando seu pai morreu, em decorrência dos eventos de Vingadores: A Queda. Ela ficou ainda mais deprimida por conta de sua mãe, que se tornou bem mais super-protetora quando se casou com Blake Burdick, um policial que logo se mostrou um padrasto abusivo.

Ainda assim, ela conseguiu fugir e roubar o equipamento de seu pai, se transformando na heroína conhecida como Estatura. Ela logo se uniu aos Jovens Vingadores, sem deixar sua mãe e seu padrasto descobrirem. Embora pudesse diminuir de tamanho, Cassie preferia sempre ficar em uma altura gigante.

Imagem de capa do item

A Iniciativa

Com a Guerra Civil dos super-humanos, Cassie foi uma das únicas integrantes dos Jovens Vingadores a assinar a Lei do Registro. Ela então se separou da equipe adolescente, e acabou se juntando com Hank Pym - o Homem-Formiga original, que na época usava o codinome Vespa - em seus Poderosos Vingadores.

Como parte da Iniciativa, ela acabou participando de diversas missões que logo mostraram seu desprezo por Hank. Contudo, ela ainda se manteve firme com seu novo mentor, mas após O Cerco, ela retornou para sua equipe original, disposta a viver novas aventuras.

Imagem de capa do item

Cruzada das Crianças

A vida de Cassie Lang tomou um rumo drástico em A Cruzada das Crianças. Enquanto seus colegas de equipe como o Wiccano, Célere e Hulkling queriam investigar e resgatar a Feiticeira Escarlate, ela tinha um sentimento contrário pela Vingadora, principalmente por ela ter sido a responsável por matar seu pai.

Entretanto, ela conseguiu pôr seus sentimentos de lado, e lutou ao lado dos Jovens Vingadores mais uma vez. Graças a uma viagem no tempo, ela foi capaz de revisitar a Mansão dos Vingadores antes da morte de Scott, e conseguiu salvar seu pai, trazendo-o para seu presente. Mas a alegria durou pouco.

Imagem de capa do item

Uma morte dolorosa

Durante a Cruzada das Crianças, Cassie acabou enfrentando o próprio Doutor Destino, que era responsável por manter a Feiticeira Escarlate em cativeiro. Uma vez tendo absorvido todo o poder da Vingadora, Victor Von Doom partiu com tudo para cima da Estatura, e acabou matando a heroína.

A morte da personagem foi uma das mais trágicas dos quadrinhos na última década. Além de ter acontecido nos braços de seu pai - que havia recém-retornado dos mortos -, foi também o motivo oficial para a separação dos Jovens Vingadores, que só se uniriam novamente alguns anos depois.

Imagem de capa do item

Ressurreição milagrosa

Durante a saga EIXO, vários vilões acabaram se tornando heróis devido a um feitiço conjurado de forma errada. Isso mudou toda a percepção do Doutor Destino que, uma vez arrependido pela morte de Cassie, usou seus poderes para ressuscitá-la e reuni-la mais uma vez com seu pai.

Cassie foi deixada à porta de Scott Lang, e os dois tiveram um reencontro saudoso. Contudo, aos poucos, ele foi ficando cada vez mais frio, e Cassie foi forçada a morar de novo com sua mãe e seu padrasto - embora Scott continuasse usando os poderes do Homem-Formiga para se manter presente na vida da filha.

Imagem de capa do item

Ferroada

Após algum tempo sendo rejeitada por seu pai - que apenas queria protegê-la do caos de sua vida -, Cassie decidiu que voltaria a ser uma super-heroína. Ela então conquistou um novo manto heroico: o da Ferroada. Descobrindo as atividades de sua filha, Scott tentou de tudo para impedi-la, mas acabou se unindo a ela.

Posteriormente, os dois se tornaram parceiros de combate por um breve período de tempo. Tudo mudou com a chegada do Império Secreto da HIDRA, o que forçou Scott a mandá-la para Paris, para que ela não caísse vítima do reinado de terrorismo. Atualmente, não se sabe sobre o paradeiro da heroína.

Imagem de capa do item

Poderes

Como qualquer outro integrante da "Família-Formiga", Cassie Lang possui os básicos poderes de diminuição e aumento de tamanho. Como mencionado anteriormente, embora possa reduzir sua estatura para tamanhos minúsculos, ela prefere ficar gigante.

Contudo, ela possui uma diferença fundamental em relação aos seu pai e a Hank Pym: por ter passado por experimentos com Partículas Pym, ela não precisa de seu traje ou usar substâncias para acessar suas habilidades. Em vez disso, elas funcionam naturalmente - uma vez que sua própria genética foi alterada.

Imagem de capa do item

Uma jovem heroína surge nos cinemas?

Nos cinemas, a personagem também desempenha um papel importante na jornada heroica de Scott Lang. Ela já apareceu em Homem-Formiga e, agora, em Homem-Formiga e a Vespa, onde é interpretada pela jovem Abby Ryder Fortson.

Contudo, o futuro da personagem ainda está bem misterioso. Sabemos que a atriz Emma Fuhrmann vai interpretá-la em Vingadores 4. Como se trata de uma atriz mais velha que Fortson, muitos fãs já estão supondo que a Estatura esteja nos planos futuros do Universo Cinematográfico da Marvel...

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux