Capa da Publicação

10 melhores momentos de Thanos no Universo Cinematográfico da Marvel!

Por Evandro Lira

Em todos os anos de Universo Cinematográfico da Marvel, fomos apresentados a vários vilões que deram trabalho aos super-heróis, mas nenhum deles se equiparou a Thanos.

O Titã Louco é o arquiteto de praticamente tudo que vem acontecendo nos filmes desde Os Vingadores, e foi responsável por executar um dos planos mais ambiciosos que qualquer vilão já ousou tentar. Thanos se tornou um dos personagens mais marcantes do cinema de super-heróis.

E por isso, nessa lista, você confere os 10 melhores momentos de Thanos no Universo Cinematográfico da Marvel.

Imagem de capa do item

Primeira aparição

A primeira aparição a gente nunca esquece. Na cena pós-créditos de Os Vingadores, somos apresentados pela primeira vez ao grande vilão da Saga do Infinito.

A cena nos leva até uma rocha no espaço, onde The Other conta para seu mestre da derrota de Loki na Terra. Ele frisa que desafiar os Vingadores seria cortejar a morte. O que leva Thanos a virar o rosto sorrindo, nos fazendo vê-lo primeira vez.

Imagem de capa do item

Thanos dá um ultimato a Ronan

Em Guardiões da Galáxia, Ronan, o Acusador, vai até Thanos expor seu descontentamento com Gamora, que atrapalhou seus planos de pegar o orbe que continha uma Joia do Infinito. Lá, o Kree mata o servo de Thanos, The Other, e dispara um monte de acusações contra a filha do Titã Louco.

Thanos reage com sua frieza habitual e é bem claro em sua ameaça, calando a boca de Ronan: “Volte para mim de mãos vazias novamente e eu vou banhar esses degraus com seu sangue.” Claro que uma fala impactante dessas merecia um lugar na lista.

Imagem de capa do item

“Eu faço isso sozinho”

Loki foi derrotado pelos Vingadores, o que fez Thanos perder duas Joias do Infinito. Depois, os Guardiões das Galáxia tiraram a Joia do Poder de Ronan, o Acusador, ocasionando em mais uma tentativa frustrada de Thanos obter as Jóias. Foram muitas derrotas que lhe custaram caro e atrasaram sua missão. Thanos então decidiu fazer tudo por conta própria.

Na cena pós-créditos de Vingadores: Era de Ultron, o Titã Louco coloca a Manopla do Infinito e diz, sorrindo para a câmera: "Tudo bem. Eu faço isso sozinho."

A partir dali, os fãs sabiam o que estaria em jogo.

Imagem de capa do item

Luta com o Hulk

Se tem uma coisa que a gente nunca esperava ver na vida, era o Hulk levando uma surra. E somos surpreendidos com isso logo no início de Vingadores: Guerra Infinita, quando o Gigante Esmeralda ataca o Titã Louco.

Thanos dispara um monte de golpes rápidos, desestabilizando Hulk totalmente. O vilão ainda é capaz de levantar o Vingador sobre a cabeça e depois atirá-lo no chão, inconsciente.

Foi a primeira vez que vimos Thanos demonstrar suas habilidades de combate, e ele não decepcionou.

Imagem de capa do item

Thanos adota Gamora

Um dos melhores momentos de Thanos no Universo Cinematográfico da Marvel acontece em um flashback de Gamora. A Guardiã da Galáxia relembra de quando seu planeta natal foi destruído por Thanos, que matou boa parte da população, incluindo sua mãe.

Nesse flashback, assistimos ao momento em que Thanos acolhe Gamora como sua filha, poupando a garotinha até de ver a chacina cometida por ele e seu exército. Pela primeira vez, vemos o lado paternal de Thanos, que seria muito importante para o que veria a seguir.

Imagem de capa do item

O sacrifício

Para conseguir a Joia da Alma, Thanos tem que dar uma outra alma em troca, e não uma qualquer, precisa ser a de alguém que ama. E se rapidamente a gente assumiu que o Titã Louco não poderia amar ninguém, logo é provado que estávamos errados.

Thanos, na verdade, atira Gamora do penhasco de Vormir, com lágrimas nos olhos, para então conseguir a Joia da Alma. Ele não tinha matado Gamora levianamente, ele fez pelo o que ele achava que era certo.

Mais uma vez, Thanos provava ser um vilão tridimensional. Não se tratava de um simples e cruel vilão, ele tinha uma missão, mas também um coração.

Imagem de capa do item

Titã

Em Vingadores: Guerra Infinita, Thanos retorna para o que costumava ser seu antigo lar, Titã. Lá, ele não imaginaria encontrar o time de peso que lhe aguardava: Doutor Estranho, Homem de Ferro, Homem-Aranha, Senhor das Estrelas, Drax, Mantis e Nebulosa.

Os heróis haviam armado um plano para deter o vilão, e por pouco não conseguem, se não fosse pela não-ajuda de Peter Quill.

Conseguindo se recuperar, Thanos contra-ataca, chegando até mesmo a arremessar uma lua no grupo de heróis. Depois de um combate impressionante com o Doutor Estranho e de quase ter matado o Homem de Ferro, o Titã Louco consegue o que queria: a Joia do Tempo. E de lá, ele parte rumo Wakanda.

Imagem de capa do item

O estalar dos dedos

Thanos investiu em um plano de longo prazo para realizar sua missão de acabar com metade da população do universo. Foram muitas tentativas frustradas de reunir as Joias do Infinito, até que ele finalmente decidiu fazer tudo sozinho.

O vilão passou por cada um dos seus inimigos, sacrificou parte importante da sua vida, lutou até onde pôde e no fim, conseguiu o que queria. Com um estalo de dedos, Thanos venceu e tornou o final de Vingadores: Guerra Infinita um dos mais catárticos do cinema blockbuster.

Imagem de capa do item

“Esperando”

Thanos foi morto no início de Vingadores: Ultimato, mas nem isso foi o suficiente para que os heróis não o enfrentassem mais uma vez ao fim do filme. Depois que os Vingadores viajam no tempo a fim de recuperar as Jóias do Infinito, o Thanos do passado descobre o plano através da conexão que existe entre a Nebulosa do passado e do presente. Sendo assim, eles roubam as partículas Pym e viajam até o presente dos Vingadores para detê-los.

Ao chegar lá, o vilão ataca o QG dos Heróis Mais Poderosos da Terra, caminha até os escombros do local e fica "Esperando".

A cena mostra claramente o quanto Thanos é frio e paciente, mesmo sob pressão. A batalha seria inevitável, mas Thanos esperou.

Imagem de capa do item

Batalha final

É claro que não poderia faltar essa que é a batalha mais épica de todo o Universo Cinematográfico da Marvel. Depois de vencer um combate corpo a corpo com os três maiores heróis da Marvel - Homem de Ferro, Capitão América e Thor -, Thanos traz todo o seu imenso exército para o campo de batalha, mostrando que ele não estava nem um pouco de brincadeira.

No entanto, quando tudo parece indicar a vitória do Titã Louco, presenciamos a volta de todos os heróis que haviam virado poeira se juntando aos Vingadores. Eles se erguem e marcham em direção a Thanos e seus aliados.

Ele ainda enfrenta a Feiticeira Escarlate, e até mesmo a Capitã Marvel, tudo para conseguir pegar a Manopla do Infinito. No fim, ele consegue, mas Tony Stark é mais rápido e se sacrifica para derrotar o vilão.

Ao perceber o que havia acontecido, Thanos apenas encara o nada, decepcionado. Ele havia fracassado.

Imagem de perfil
Evandro Lira

Editor, bacharel em Cinema e Audiovisual, bruxo nascido trouxa, filho dos filhos do átomo, mestre dos quatro elementos, fã de mais coisas do que deveria, frequentemente falando sozinho no Twitter. Segue: @evandroslira