Capa da Publicação

Alto Evolucionário: Tudo sobre o personagem da Marvel de Guardiões da Galáxia Vol. 3

Por Junno Sena

Alto Evolucionário é um daqueles personagens que poucos conhecem, mas muitos já viram os efeitos de seus atos. Desde o surgimento da Feiticeira Escarlate até uma ligação direta, ou indireta, com a criação da Mulher-Aranha, Herbert Edgar Wyndham é uma figura curiosa da Marvel.

Sempre presente movendo as cordas da marionete atrás do palco, o personagem é tão importante quanto Kang e promete ser tão perigoso quanto o Thanos. Conheça um pouco mais do vilão que será interpretado por Chukwudi Iwuji em Guardiões da Galáxia 3!

Imagem de capa do item

Origem e primeira aparição

Criado por Stan Lee e Jack Kirby, o Alto Evolucionário não foi apresentado no núcleo espacial de Guardiões da Galáxia, mas sim entre os deuses. Sua primeira aparição foi na revista Thor #134, em novembro de 1966.

Como boa parte dos personagens da época, Alto Evolucionário ou Herbert Edgar Wyndham, começou sua trajetória apenas como um cientista. Interessado em manipulação genética, Wyndham desenvolveu uma máquina chamada de acelerador genético e, junto de um geneticista do povo dos Inumanos, conseguiu desvendar o código genético dos seres vivos.

Mas ele ainda demorou um pouco para usar seus conhecimentos em humanos. Antes disso, o cientista transformou seu dálmata, Dempsey, em um ser humanoide com a inteligência de um chimpanzé. A criação de Wyndham não foi bem vista, levando ao assassinato do dálmata pelas mãos dos humanos. Horrorizado, o biólogo saiu da universidade em busca de um lugar isolado onde pudesse fazer suas experiências.

Imagem de capa do item

Os Novos Homens

Diferente de outros vilões da Marvel, o Alto Evolucionário esteve envolvido na criação de diversos heróis, direta ou indiretamente. Seu primeiro parceiro de trabalho, por exemplo, foi o cientista Jonathan Drew, pai de Jessica Drew, a Mulher-Aranha. Assim como também já trabalhou com Horace Grayson, pai do futuro Marvel Boy.

A parceria entre Wyndham e Drew terminou quando Jessica ficou doente após entrar em contato com urânio e o assassinato da mãe da garota por um lobisomem. Com tantas perdas, Jonathan deixou a parceria para trás, fazendo com que Wyndham seguisse sozinho em seus experimentos.

Com Miles Warren, futuro vilão Chacal, o cientista criou sua própria espécie, os Novos Homens, híbridos de humanos com animais.

Imagem de capa do item

Lorde Alto Evolucionário

O vilão tomou a alcunha de Alto Evolucionário após o retorno de Jonathan Drew, que na época estava possuído pelo espírito de um feiticeiro do século VI. Nesse momento, ele descobre que seu laboratório foi construído onde o malévolo demônio Chthon fora banido.

É então que, juntos, Drew e Wyndham fazem seu exército de Novos Homens, os Cavaleiros de Wundagore. Já sob o título de Lorde Alto Evolucionário, o cientista passa a unir suas pesquisas genéticas com magia, após descobrir a existência do Darkhold.

Seus experimentos libertaram o demônio Chthon. Drew e os Cavaleiros conseguiram aprisioná-lo novamente, mas, na mesma noite, uma mulher deu a luz a duas crianças, sendo que uma delas foi tocada pela magia demoníaca de Chthon. Mais tarde, os gêmeos seriam dados ao casal cigano Django e Marya Maximoff e seriam chamados de Wanda e Pietro.

Imagem de capa do item

Poderes e habilidades

Se engana quem acredita que o Alto Evolucionário é apenas um homem inteligente com conhecimentos mágicos. Após enfrentar Hulk e Thor, o vilão decidiu se lançar ao espaço. Por um breve momento, ele evoluiu a si mesmo em uma inteligência desencarnada.

Ao retornar à Terra, Wyndham precisou enfrentar o Homem-Besta e se viu na necessidade de retomar um corpo. Mesmo em forma humanoide, diversos aspectos foram internalizados, como a habilidade de evoluir qualquer ser ao seu bel-prazer.

Com o passar dos anos, o Alto Evolucionário fez diversos testes em si mesmo, desenvolvendo super força, um fator de cura acelerado, comunicação telepática, projeção astral, levitação, manipulação de massa, raios plasmáticos, entre outras habilidades.

Imagem de capa do item

Contra-Terra

Sua primeira grande criação, que serviu como uma ameaça para a Terra, foi a Contra-Terra. Imaginada como um paraíso, localizada na órbita da Terra, mas do lado oposto ao Sol, o lugar serviria como um lugar livre de corrupção.

A Contra-Terra até teve o seu próprio herói, Adam Warlock. Feito do casulo Dele e da Joia do Infinito da Alma dada pelo Alto Evolucionário, Warlock recebeu a missão de defender o planeta do Homem Besta e seus aliados.

Imagem de capa do item

De vilão à herói e vilão novamente

Com tantas experiências bizarras, Alto Evolucionário parece ter tido uma vida apenas como vilão. Pelo contrário, o personagem teve seus momentos de heroísmo. Após Galactus descobrir da existência da Contra-Terra, Alto Evolucionário precisou se unir ao Quarteto Fantástico para derrotar o Devorador de Mundos.

Um ponto determinante de sua trajetória foi quando manipularam Adam Warlock e o fizeram destruir a Contra-Terra. Após retornar à Terra, ele se proclamou o protetor da humanidade, pois queria que a espécie humana pudesse se tornar tão poderosa quanto os alienígenas que destruíram a sua criação.

Por isso, decidiu detonar uma bomba evolucionária que transformaria toda a humanidade. Felizmente, os Vingadores o impediram, mas tanto o vilão como Hércules foram lançados para fora da existência.

Imagem de capa do item

O retorno do Alto Evolucionário

Desde então, o personagem tem aparecido em diversos enredos que incluem os mutantes. Entre experimentos com a Terra Selvagem até ser manipulado por Senhor Sinistro a desativar o Gene X de todos os mutantes do planeta. O cientista até mesmo foi consultado por Fera após os eventos que dizimaram mais da metade da população mutante.

Entre o desejo de criar uma evolução humana que pudesse erradicar tudo que não fosse humano e se aliar a uma versão alternativa de Reed Richards sob a missão de evoluir o Multiverso, um dos principais eventos recentes que teve a participação do vilão foi o Mundos Colidem.

Imagem de capa do item

Mundos Colidem

Em um evento que reuniu os Campeões e os Vingadores, Alto Evolucionário armou um plano para colidir uma recém restaurada Contra-Terra e a Terra. Após mudar a frequência vibracional do planeta, o cientista esperava que ambas se fundissem em apenas uma.

O acontecimento destruiria qualquer vestígio de ambos os planetas, em uma tentativa desesperada de começar uma raça humana do zero. Ambas as equipes conseguiram impedir o vilão, porém, com a sobrevivência do cientista.

Recentemente, o personagem fez uma parceria com Kraven, o Caçador, que incluía criar 87 clones do novo aliado.

Imagem de capa do item

Outras adaptações

Alto Evolucionário pode parecer desconhecido, mas já deu as caras em várias animações da Marvel. Entre elas, o personagem foi importante para o desenvolvimento do núcleo Wanda, Pietro e Magneto na série animada clássica dos X-Men.

Ele também esteve presente na animação Homem-Aranha: Ação Sem Limites, na série animada dos Guardiões da Galáxia, em Hulk e os Agentes da S.M.A.S.H. e The Super Hero Squad Show.

Imagem de capa do item

Universo Cinematográfico da Marvel

Com tanta influência no universo dos quadrinhos da Marvel, não se sabe ao certo qual será o papel de Wyndham no Universo Cinematográfico da Marvel. É possível que a sua introdução em Guardiões da Galáxia Vol. 3 não apenas dê espaço para Adam Warlock, como também dê sentido e desenvolvimento aos mutantes no MCU.

Outro ponto que pode conectá-lo à trama principal das adaptações da Marvel são os experimentos sofridos pelos Maximoff. A certeza é que o Alto Evolucionário será interpretado por Chukwudi Iwuji, que teve um desempenho marcante na série Pacificador da DC. O ator descreveu seu novo personagem como “charmoso, louco, arrogante e perigoso”.

Imagem de perfil
Junno Sena

Pós graduando em Antropologia com o raio problematizador ligado no 120. Assiste filme trash para relaxar e dorme cantarolando a trilha sonora de A Hora do Pesadelo. Blaxploitation na veia e cinema coreano no coração. Atualmente mora em Petrópolis, RJ. Ele | Elu