Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre Ultron!

Por Gus Fiaux
Imagem de capa do item

"Meu nome é Ozymandias, rei dos reis"

Você provavelmente conhece esse trecho de poema da magnífica obra Watchmen, justamente por ele se referir ao personagem principal... mas a primeira grande aparição dele nos quadrinhos veio junto do surgimento de Ultron.

E esse poema definiu muito bem toda a história de Ultron, o vilão assombroso que promete a ruína da humanidade e no fim é o verdadeiro derrotado.

Aqui vai o poema completo:

Eu encontrei um viajante de uma terra antiga

Que disse: —Duas gigantescas pernas de pedra sem torso

Erguem-se no deserto. Perto delas na areia,

Meio afundada, jaz um rosto partido, cuja expressão

E lábios franzidos e escárnio de frieza no comando

Dizem que seu escultor bem aquelas paixões leu

Que ainda sobrevivem, estampadas nessas partes sem vida,

A mão que os zombava e o coração que os alimentava.

E no pedestal estas palavras aparecem:

"Meu nome é Ozymandias, rei dos reis:

Contemplem minhas obras, ó poderosos, e desesperai-vos!"

Nada resta: junto à decadência

Das ruínas colossais, ilimitadas e nuas

As areias solitárias e inacabáveis estendem-se à distância.

Imagem de capa do item

Complexo de Édipo

Em suas primeiras aparições, Ultron era tido como um vilão trágico e com uma curiosa interpretação do Complexo de Édipo.

Isso significa o desejo árduo pela "mãe", Janet Van Dyne, e a vontade de matar seu "pai", Hank Pym.

Isso é uma parte forte do personagem, que fez inúmeras tentativas de se vingar de seu criador ao longo de suas décadas de publicação.

Imagem de capa do item

Primeira versão

A primeira versão de Ultron é bem menos assustadora do que suas encarnações atuais.

Fazendo testes com robôs inteligentes, Henry Pym acabou criando esse trombolho gigante que logo desenvolveu consciência própria.

Ali, Ultron hipnotizou Pym e o levou a acreditar que nunca o havia criado. Meses depois, ele atacava os Vingadores... em uma forma mais evoluída.

Imagem de capa do item

Manto Rubro

Na primeira aparição do personagem como um verdadeiro vilão (sua origem só seria explicada depois), Ultron aparece comandando os Mestres do Terror, e disfarçado de Manto Rubro (o nome seria utilizado futuramente por Justine Hammer).

Aqui já vemos Ultron-5, um ser extremamente resistente e cuja única fraqueza real eram as "orelhas".

Porém, antes de ser derrotado, ele causou um grande furor entre heróis e vilões, inclusive hipnotizando Jarvis para que ele o substituísse como Manto Rubro.

Imagem de capa do item

Hipnotizador

Se prestou atenção nos dois últimos posts, percebeu que Ultron usa frequentemente dons hipnóticos para confundir inimigos.

Isso faz parte de uma de suas armas mais poderosas, chamada raio-encefálico, que provoca coma ou controla telepaticamente seus adversários.

E esse é apenas um dos poderes de Ultron, que incluem absorção de energia, voo, disparo de rajadas concussivas, raios de tração, transmissores e velocidade, força e durabilidade sobre-humana.

Imagem de capa do item

Inúmeras encarnações

Ultron sempre está evoluindo, independente de seu ambiente ou condições.

Ao todo, já foram registrados nos quadrinhos mais de 20 encarnações do personagem, dentre as quais destacamos Ultron-12, líder da Legião Letal, Ultron-20, da saga Aniquilação: Conquista e Ultron-Pym, esse último um dos mais recentes e que deu um belo trabalho para Hank Pym durante sua fase como O Vespa.

Imagem de capa do item

Assassino de uma nação

Durante a série Ultron Ilimitado, o vilão homônimo foi responsável por um feito sangrento: em menos de três horas, ele assassinou todos os cidadãos da nação da Slorenia, um país fictício primeiramente pertencente à URSS.

E por pouco, ele não destruiu todos os Vingadores junto com a República.

Imagem de capa do item

Possuidor de corpos

Ultron é conhecido por assumir formas e até mesmo roubar o corpo de certos seres humanos.

Com sua décima nona encarnação, vimos um Ultron possuidor de um corpo muito similar ao da Vespa, e em sua vigésima versão, com auxílio do Alto Evolucionário, ele transferiu sua "mente" para o corpo de um Adam Warlock hibernante.

Imagem de capa do item

Família

Se pararmos para analisar, Ultron é um dos maiores patriarcas da Marvel.

Sendo "pai" de Visão, ele ainda é "avô" de Wiccano e Célere, dos Jovens Vingadores. Uma de suas versões é casado com Jocasta, e outra trouxe à vida Victor Mancha, dos Fugitivos.

Imagem de capa do item

Versão cinematográfica

A versão cinematográfica de Ultron será um tanto quanto diferente daquela que vimos nos quadrinhos.

Pra começar, ele será uma criação de Tony Stark, e não Henry Pym. Isso se deve ao fato do Homem-Formiga ter estado nas mãos de outro diretor desde os primórdios do MCU.

Além disso, ele deve ter conexões com a tecnologia Chitauri, e sua jornada será uma das principais a desencadear a Guerra Civil.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux