Namor: Tudo sobre o Príncipe Submarino da Marvel

Capa da Publicação

Namor: Tudo sobre o Príncipe Submarino da Marvel

Por Gus Fiaux

Nos quadrinhos de super-heróis, há um fascínio grande com as lendas sobre Atlantis, a cidade que afundou e onde existem seres que falam e respiram mesmo debaixo d’água. Na DC Comics, temos o Aquaman, mas a Marvel teve uma estreia similar nos quadrinhos com Namor, o Príncipe Submarino – que inclusive foi criado dois anos antes de seu rival na editora concorrente.

Herói, vilão e incompreendido, o Príncipe Submarino já foi um pouco de tudo nas HQs da Casa das Ideias, conquistando a simpatia do Capitão América e a inimizade de outros heróis, como o Pantera Negra e o Quarteto Fantástico. Aqui, vamos falar tudo o que você precisa saber sobre Namor, que foi introduzido no Universo Cinematográfico da Marvel em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre!

Imagem de capa do item

Primeira aparição e criadores de Namor

Namor é uma criação que antecede até mesmo a formação da Marvel como editora. Ele apareceu pela primeira vez em Marvel Comics #1, de outubro de 1939, ainda na Timely Comics (que só viraria Marvel nos anos 60). O personagem era uma criação autoral de Bill Everett, que além de roteirista, também ilustrava os próprios quadrinhos.

O personagem passou anos dividindo histórias com outra criação da revista, o Tocha Humana Original. Os dois logo passaram a ser usados em muitas HQs de propaganda americana durante a Segunda Guerra Mundial, e foram importantes ao lado de heróis como o Capitão América, mas acabaram caindo no ostracismo em meados dos anos 50.

O Príncipe Submarino, no entanto, retornou à ativa em 1962, nas páginas de Fantastic Four #4, de Stan Lee e Jack Kirby. Após ser despertado, ele descobre que seu reino foi destruído por armas nucleares e se torna uma espécie de vilão, reunindo tropas de seres aquáticos para destruírem o povo da superfície. De lá para cá, ele transitou entre diferentes moralidades.

Imagem de capa do item

Origens de Namor

Em 1915, um navio de exploradores é enviado à Antártida, em busca de novas reservas de vibranium. Entre a tripulação, havia um jovem capitão chamado Leonard McKenzie. Por realizarem diversas explosões em busca do metal lendário, o navio acabou chamando atenção do povo atlante, e a Princesa Fen foi enviada para investigar o que havia acontecido.

Ao encontrar os humanos, Fen se apaixona por Leonard e o sentimento não só é recíproco como também é consumado, deixando a princesa grávida. Os atlantes, infelizes com essa aproximação, atacam o navio onde Leonard estava e, durante anos, ele foi dado como morto - apenas para reaparecer depois em histórias do Quarteto Fantástico.

Contudo, Fen voltou para viver em Atlântida e deu luz a Namor McKenzie, seu filho (cujo nome "Namor" significa "filho vingativo", no idioma atlante). Ele estava destinado à grandeza e ao trono, mesmo sendo visto com maus olhos por alguns atlantes, por conta de sua pele rosa e por ser um híbrido com o povo da superfície.

Imagem de capa do item

Namor é um mutante?

Um dos detalhes acrescentados à origem de Namor que mais pega os fãs de surpresa está o fato dele ser mutante. Inicialmente, quando foi criado, o personagem não tinha nenhuma ligação com os X-Men - até porque a equipe só seria desenvolvida nos anos 60, quando Stan Lee e seus amigos assumiram o controle da Marvel Comics.

Porém, a logística é simples: por ser um filho de humano com atlante, Namor conserva genes humanos e habilidades sobre-humanas que acabaram sendo impostas ao seu Gene X, e por isso, ele pode ser considerado um mutante como Ciclope, Jean Grey e Magneto. Acredita-se, no entanto, que seu dom mutante é uma herança genética exclusiva de seu pai.

A revelação de que Namor é um mutante aconteceu em Invaders Vol. 3 #4, publicada em 2019. No entanto, essa história se passa no passado, e o próprio Príncipe Submarino já havia se juntado a equipes mutantes antes disso, inclusive sendo um membro oficial dos X-Men e do Quinteto Fênix, durante os eventos de Vingadores vs. X-Men.

Imagem de capa do item

Equipes de Namor

Apesar de sempre ter uma postura de mandão e não confiar muito no "povo da superfície", Namor já se juntou a vários outros heróis de tempos em tempos, sempre com seus próprios planos e esquemas. O personagem foi um dos principais integrantes dos Invasores, equipe de heróis da Segunda Guerra Mundial que auxiliava na invasão da Alemanha.

Décadas depois, ele se juntou aos Illuminati, tornando-se um dos grandes membros da equipe - e foi onde desenvolveu uma relação bem precária e cheia de brigas com o Pantera Negra. Ao mesmo tempo, ele também fez parte da Cabala, uma espécie de "Illuminati do Mal" criado durante a fase do Reinado Sombrio da Marvel.

Além disso, ele também já foi um importante membro dos X-Men, quase sempre se posicionando ao lado do Ciclope e de Emma Frost, ainda que tivesse suas discordâncias com os dois. Essa ligação fez com que ele se tornasse um dos hospedeiros da Fênix em Vingadores vs. X-Men, e isso o levou a cometer atos hediondos, como inundar Wakanda.

Imagem de capa do item

Poderes e habilidades de Namor

Namor é um híbrido de humano e atlante, além de ser mutante. Como o povo de sua mãe, ele tem a capacidade de respirar debaixo da água, além de ter toda sua fisiologia adaptada para suportar a pressão e a umidade. Por outro lado, ele conta com superforça, resistência sobre-humana e até um fator de cura, quando está na água.

Namor ainda possui uma inteligência muito acima da média, além de ter um corpo preparado para as mais diversas adversidades, com durabilidade, agilidade, velocidade e reflexos sobre-humanos. Como se isso não fosse o bastante, ele ainda pode voar - e inclusive possui pequenas asas nos dois pés, que acredita-se servir para que ele possa "manobrar" no ar.

O Príncipe Submarino ainda possui telepatia com seres aquáticos e uma longevidade estendida, permitindo que ele viva muito mais que um humano comum. Quando está em posse de seu tridente, ele ainda pode comandar as águas e até mesmo a atmosfera, criando tempestades, chuvas e trovões - de forma bem similar à Tempestade dos X-Men.

Imagem de capa do item

O Príncipe Submarino fora das HQs

Ainda que seja um dos heróis mais antigos da Marvel, Namor continua sendo desconhecido por boa parte do público leigo. Apesar disso, ele já deu as caras em diversas animações e produções da Casa das Ideias, inclusive os games. Sua primeira aparição fora dos quadrinhos se deu em The Marvel Super Heroes, de 1966, uma série que "animava" as HQs da editora.

Em 1967, ele apareceu na animação do Quarteto Fantástico, e retornou depois em desenhos como Homem-Aranha e seus Incríveis Amigos, Os Vingadores da Costa Oeste e também Quarteto Fantástico: Os Maiores Heróis da Terra. Em 2013, ele também apareceu em um motion comic dos Inumanos.

No que diz respeito aos games, Namor é personagem jogável em títulos como Marvel Future Fight, Marvel Strike Force e Marvel Super War. Ele também aparece como NPC (personagem não-jogável) nos jogos Marvel Ultimate Alliance e Captain America and the Avengers. Ele também é um chefão no jogo de 1997 do Quarteto Fantástico.

O personagem também quase ganhou um filme solo, que a Marvel estaria desenvolvendo desde a década de 90. Vários diretores passaram pelo projeto, como Philip Kaufman e até mesmo Chris Columbus, mas a ideia nunca saiu do papel. No entanto, agora prece que o personagem finalmente terá sua adaptação cinematográfica...

Imagem de capa do item

Universo Cinematográfico da Marvel

Agora, o personagem pode também aparecer no Universo Cinematográfico da Marvel, caso alguns rumores sejam verdadeiros. Há alguns meses, o astro mexicano Tenoch Huerta teria sido convocado pela Marvel Studios para um papel misterioso em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, o novo filme da franquia que, infelizmente, não contará com Chadwick Boseman.

Embora essas informações nunca tenham sido oficializadas, vários insiders e jornalistas de cultura pop começaram a afirmar que o ator estaria sendo chamado para o papel de Namor, o Príncipe Submarino, e que ele seria uma espécie de antagonista do filme, provocando uma guerra entre Wakanda e o reino de Atlântida.

Até o presente momento, não há uma foto sequer que confirme o papel de Huerta ou até mesmo seu envolvimento no filme, mas é provável que pelos próximos meses tenhamos mais notícias sobre seu possível personagem. E se você quiser entender mais da rivalidade do Namor com o Pantera Negra, já falamos um pouco sobre isso aqui!