Capa da Publicação

Pantera Negra: Por que Wakanda e Atlantis são nações em guerra nas HQs?

Por Junno Sena

Como duas civilizações “perdidas”, parecia pouco provável que Wakanda e Atlantis criariam uma rivalidade entre si. Mas, mesmo quando havia um inimigo em comum, as nações das histórias da Marvel se viam constantemente em guerra. Desde sequestros até roubo de tecnologia e destruição de cidades, os dois reinos já passaram por maus bocados.

Alguns diriam que o ponto chave para seu conflito é o icônico momento em que Namor destrói Wakanda durante Vingadores V. X-Men, mas não foi bem assim. O nascimento de Namor, por si só, já foi uma resposta a rivalidade das duas nações, além de que o mutante e o rei de Wakanda já trabalharam juntos como também estiveram em lados opostos.

A origem do conflito

Namor e Pantera Negra lutam em cena dos quadrinhos

Anos antes de ambos os lugares terem a atenção do resto do mundo, Leonard McKenzie saiu em viagem para a Antártica, em busca de algum material que fosse valioso como o Vibranium, que na época apenas era encontrado em Wakanda.

Foi então que ele conheceu a Princesa Fen, filha do Imperador Thakorr de Atlantis. Apaixonados, os dois tiveram um filho. Nascido meio humano e meio atlantis, Namor cresceu odiando os humanos, porém, chegou a lutar ao lado de Capitão América e Bucky Barnes.

Mas, o primeiro encontro significativo entre Pantera Negra e Namor se deu durante uma investigação do rei T’Challa. Em busca de wakandanos desaparecidos, Pantera Negra descobre que Namor estava por trás de tudo. O conflito gerado revelou que ambos precisavam trabalhar juntos contra um mesmo inimigo.

Após esse evento, a situação parecia ter se acalmado, mas uma trama envolvendo o roubo de tecnologia de Wakanda pelo povo de Atlantis levou os dois reis a entrarem em conflito mais uma vez. Já em outro momento, a nação de T’Challa chegou a jogar um míssil em Atlantis após confundir o Hulk saindo da cidade com um míssil. Se o engano já não era o suficiente, Pantera Negra avisou Namor do ocorrido, porém o rei de Atlantis preferiu desviar o projétil e atingir um protetorado de Wakanda, uma ilha inabitada chamada Kiber.

A destruição de Wakanda

Namor destrói Wakanda em Vingadores V. X-Men

Em Vingadores V. X-Men ocorreu o evento mais impactante deste conflito. Aliado aos X-Men, Namor se tornou uma das partes do Quinteto Fênix, formado por Ciclope, Emma Frost, Colossus e Magia.

Depois de uma perseguição aos Vingadores, Namor os localizou em Wakanda. Com seu temperamento forte, o mutante decidiu inundar todo o reino, destruindo-o e matando diversos inocentes no processo.

Olho por olho… Nação por nação

Namor faz um trato com Proxima Meia-Noite

Mas, se Namor pensava que poderia esquecer o ocorrido, ele estava enganado, já que os dois precisaram se unir como os Illuminati. Wakanda não tinha interesse em uma trégua, fazendo com que Shuri optasse por atacar Atlantis.

A escolha da rainha da época teve suas consequências. Proxima Meia-Noite foi até o império de Namor em nome de Thanos, procurando uma das Jóias do Infinito. Vendo a destruição de Atlantis, a vilã barganhou a vida de Namor pela localização de uma das Joias.

Namor então apontou Wakanda como o lugar que Proxima procurava, mesmo sabendo que não havia nada lá. Então, mais uma vez, Wakanda foi atacada. E é possível que esse ciclo não termine tão cedo.

Mesmo que Wakanda seja uma nação que não possui suas raízes na Terra no momento, a verdade é que o atrito entre esses dois povos é sempre esperado. A dúvida agora é se o Universo Cinematográfico da Marvel vai continuar por este caminhou ou se pretende fazer com que ambos se unam contra um inimigo em comum.

Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, próximo filme a levar a nação às telonas, chega aos cinemas em 10 de novembro.

Aproveite e confira:

Imagem de perfil
Junno Sena

Pós graduando em Antropologia com o raio problematizador ligado no 120. Assiste filme trash para relaxar e dorme cantarolando a trilha sonora de A Hora do Pesadelo. Blaxploitation na veia e cinema coreano no coração. Atualmente mora em Petrópolis, RJ. Ele | Elu