DC Comics é criticada depois de alterar capa de HQ com o Lanterna Verde

Capa da Publicação

DC Comics é criticada depois de alterar capa de HQ com o Lanterna Verde

Por Junno Sena

A DC Comics tem colocado a diversidade como um dos pilares para as capas variantes de seus quadrinhos. Após o Mês do Orgulho LGBT+ e o Mês da Herança dos Americanos Asiáticos e das Ilhas do Pacífico, a editora decidiu comemorar o Mês da Herança Hispânica. O problema é que a homenagem acabou sendo lido como racismo pelo público.

Em Junho, a DC revelou diversas capas variantes que sairiam no mês de setembro, incluindo o foco que seria dado a personagens de origem hispânica, como Jessica Cruz, Renee Montoya e outros, celebrando a cultura da qual fazem parte.

Entre essas capas, uma que chamou atenção foi a de Jorge Molina para o Titan United: Bloodpact #1 (Titãs Unidos: Pacto de Sangue #1 em tradução livre). Nela, Jorge traz o Lanterna Verde, Kyle Rayner, em uma imagem em tributo ao pintor, muralista e escultor mexicano, Jorge González Camarena.

Você pode encontrar mais das referências do artista no tweet abaixo:

“Eu fiz essa capa para DC para o Mês da Herança Hispânica. Com Kyle Rayner tendo descendência mexicana e eu sendo mexicano, foi uma honra ter a oportunidade de fazer um tributo ao meu país e as minhas origens, por isso quis fazer uma homenagem ao Jorge Gonzales Camerena”, diz o tweet.

Na época que a capa foi divulgada por Molina, o artista se mostrou surpreso pela DC tê-la escolhido como variante, uma vez que, por motivos legais, ela não seria publicada. Mas, aparentemente, houve um erro na escolha, pois a editora decidiu modificar a ilustração, trazendo alterações estereotípicas e racistas sobre a cultura hispânica.

A nova versão da imagem traz Kyle Rayner em posição similar a anterior, porém, desta vez, uma bandeira verde criada pelo seu anel dizendo “Viva México!!” E, ao invés de carregar sua lanterna, ele segura uma sacola de plástico com tamales.

Mudanças na capa de Jorge Molina geram controversa pelos seus aspectos estereotípicos

Não tão popular no Brasil, tamale é um prato tradicional da culinária asteca, feito de massa, normalmente à base de milho, que pode ser cozida à vapor. Existem diversas variações de como se fazer um tamale, porém, nos Estados Unidos, o prato ficou comumente associado a pessoas de origem mexicana.

Molina se mostrou chocado com a mudança em seu Twitter. Nele, o artista disse:

“Difícil manter a minha boca fechada… Tudo que posso dizer é que uma tem a minha assinatura e a outra não, descubram por si mesmos”.

As reações nas redes sociais não foram muito diferentes as de Jorge.

“Aparentemente, houve problemas de direitos autorais com o maravilhoso tributo de Jorge Molina ao artista Jorge Gonzales Camerena para a DC Comics no Mês da Herança Hispânica, então decidiram fazer o Lanterna Verde segurar uma sacola plástica de tamales e uma bandeira escrita ‘Viva México!!’.

Outro usuário compartilhou o restante das capas da DC para o Mês da Herança Hispânica. Nelas, podemos ver os heróis comendo e servindo alguns pratos “típicos”, como banana frita e burritos.

“Sério, eu não consigo superar o quão patético e nada criativas são essas capas quando tentam representar a herança hispânica”.

A controvérsia ao redor da capa não apenas evidencia uma supervisão racista gerenciando a DC Comics, mas também a falta de tato da editora. Mesmo que a mudança na arte seja por conta de um aspecto legal, a escolha que tomaram denota uma falta de sensibilidade. Entre outras palavras, é o famoso “tentar agradar uma minoria, mas não se importar, de fato, com a representatividade”.

A editora ainda não comentou se modificará a arte. O mais provável é que reduzam a circulação da capa variante para venda e deixem ela no esquecimento.

Aproveite e continue lendo: