Capitão América revela o verdadeiro significado por trás do símbolo em seu escudo nas HQs

Capa da Publicação

Capitão América revela o verdadeiro significado por trás do símbolo em seu escudo nas HQs

Por Gus Fiaux

A revista atual do Capitão América tem trazido reviravoltas bem chocantes para o Universo Marvel, com direito à introdução de uma nova organização que sempre esteve infiltrada na humanidade. Porém, a reviravolta mais chocante veio na quarta edição da HQ, com a revelação do significado por trás do escudo de vibranium.

Em Captain America: Sentinel of Liberty #4 (via CBR), escrita por Jackson LanzingCollin Kelly, com a arte de Carmen Carnero, dá continuidade aos eventos da edição anterior, onde vemos Steve Rogers entrando na base secreta subterrânea de um tal Dr. Boka Agboje, um homem que afirma ter forjado o escudo de vibranium.

Ao chegar lá, ele vê uma mensagem de Agboje, que fala sobre como o escudo é, na verdade, um mapa para ilustrar a presença do Círculo Exterior, uma organização misteriosa que está servindo como antagonista do título atual. Nós então vemos Rogers conversando com Bucky Barnes e revelando o significado do símbolo:

Steve explica para Bucky o sentido de seu escudo: na verdade, é um mapa!

Na conversa, Steve fala sobre como o símbolo não é uma referência à bandeira norte-americana, e sim um mapa para o Círculo Exterior e o restante do mundo. A organização é representada pelos círculo externo, enquanto “o resto” é visto como os dois círculos internos. No centro, fica a arma secreta da organização, representado pela estrela: um super-soldado.

“Quando eu assumi o nome de Capitão América, eles iriam me usar. O homem que forjou meu escudo tentou impedir isso – e me avisar – colocando o símbolo deles onde todos poderiam ver. Se isso for verdade, então o mundo inteiro está neste escudo, Bucky. É como se fosse um mapa. O Círculo Exterior, e então nós. Cercados. E se dermos um passinho fora da linha…”, diz o Capitão América, antes de Bucky completar a frase: “… então eles enviam alguém como eu.”

A história segue, e o Soldado Invernal conta que já trabalhou como assassino para o Círculo Exterior, na época em que era controlado mentalmente. Os dois então enfrentam um agente da organização, e Steve convence o inimigo a mudar de lado – tanto que em Captain America: Sentinel of Liberty #5, veremos o desertor ajudando Steve e Bucky a entrarem na base de operações do Círculo Exterior.

Captain America: Sentinel of Liberty #4 está à venda nas bancas norte-americanas, ainda sem previsão de publicação no Brasil.

Abaixo, veja também: