10 coisas que você precisa saber sobre Jane Foster, a Poderosa Thor!

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre Jane Foster, a Poderosa Thor!

Por Gus Fiaux

Depois que o Filho de Odin se tornou indigno dos poderes do Thor, uma nova heroína surgiu para tomar seu lugar… e era ninguém menos que Jane Foster, uma personagem que sempre teve muita importância nas histórias do herói asgardiano. Saiba mais sobre a jornada da nova Deusa do Trovão!

Imagem de capa do item

Enfermeira

Jane Foster teve uma infância sofrida. Sua mãe morreu quando ela era bem jovem e seu pai sempre se matou de trabalhar para garantir um futuro brilhante para a filha. Como resultado, ela se esforçou bastante nos estudos, se tornando enfermeira.

Ela logo se aliou ao Dr. Donald Blake, um exímio médico com deficiência moderada em uma das pernas. Sem que ela soubesse, ele tinha um segredo absoluto: era o hospedeiro mortal da essência do Poderoso Thor.

Imagem de capa do item

Donald Blake e Thor

Além de trabalharem casualmente em seu próprio consultório, Donald Blake e Jane Foster costumavam fazer muitas viagens pelo mundo para atender pacientes distantes. Na maior parte dessas viagens, eles acabavam em alguma enrascada e era necessário que o Thor fosse colocado em ação para poder salvar Jane Foster.

Nessas viagens, os dois chegaram a confrontar Loki, Cobra e Sr. Hyde, dentre outros terríveis vilões. O resultado disso é que o mortal Don Blake apaixonou-se por Foster, que por sua vez, era completamente apaixonada pelo Thor. Esse "triângulo amoroso" sempre foi uma pedra no sapato dos dois, uma vez que Donald Blake conseguia sentir ciúmes do próprio Thor e Jane não fazia ideia de que os dois dividiam o mesmo corpo.

Imagem de capa do item

Lidando com a divindade

Depois de anos nesse complicado romance, Thor finalmente revelou sua identidade para Jane Foster, contrariando a vontade de Odin. Thor sempre teve interesse de casar com Jane, mas o Pai de Todos sempre foi claramente proibitivo com relação à ideia.

Certa vez, Thor chegou a convencer Odin a deixar o matrimônio acontecer, sob uma condição: Jane Foster precisaria ser levada até Asgard e deveria provar seu valou como uma deusa imortal. Uma vez no Reino Dourado e imbuída de poder, Jane não conseguiu lidar com a vida de divindade, portanto Odin a lançou novamente na Terra e Thor teve de esquecê-la por um bom tempo.

Imagem de capa do item

Jane Foster e Sif

No seu tempo na Terra, Jane se casou com outro médico, o Dr. Keith Kincaid. Porém, durante o relacionamento, ela acabou ficando muito doente. Thor, que já tinha estabelecido uma relação com Lady Sif em Asgard, tomou conhecimento da doença de sua ex-amada e voltou para Midgard para salvá-la.

Mesmo com ciúmes, Sif notou a pureza do sentimento de Thor e se sacrificou para salvar Jane. Como resultado, as duas passaram a partilhar o mesmo corpo, sendo que Jane se manifestava na Terra e Sif em Asgard. O Dr. Kincaid começou a procurar por Jane ,e depois que ele se envolveu em uma aventura com Thor e Sif, a enfermeira conseguiu ser separada do corpo da guerreira asgardiana.

Imagem de capa do item

A vida longe de Thor

Nos anos seguintes, Jane deixou de lado sua paixão por Thor e resolveu focar em sua própria vida. Com Kincaid, ela teve seu primeiro filho, James. Ela se graduou como médica, e passando a atuar como tal. Durante a Guerra Civil, ela se opôs veementemente à Lei do Registro, se juntando aos Vingadores Secretos e os ajudando com feridos.

Contudo, essa "paz" não durou muito tempo. Meses depois da descoberta de que Thor teria "morrido" depois dos ataques da Serpente (Cul Borson) na Terra, ela soube que o Deus do Trovão tinha retornado. Tendo desentendimentos com seu marido, ela pediu divórcio e perdeu a custódia do filho, mas se mudou para Oklahoma, onde começou a trabalhar em um novo hospital.

Imagem de capa do item

Câncer

No meio tempo em que Thor teve de enfrentar Gorr, o Carniceiro dos Deuses através dos séculos, Jane Foster descobriu que estava com câncer de mama em um estágio avançado. Imediatamente, ela começou a recorrer aos tratamentos disponíveis na Terra.

Quando Thor retornou e descobriu o estado de Jane, ofereceu-se a levá-la até Asgard, para que ela pudesse ser curada através de magia. Jane recusou, dizendo que por mais que soubesse da certeza de cura em Asgard, também sabia que magia tem seu preço e que, sendo uma mulher da ciência, ela permaneceria se tratando em Midgard.

Imagem de capa do item

A Poderosa Thor

Durante a luta contra Nick Fury na Lua, Thor descobriu algum segredo terrível de seu passado e perdeu sua dignidade, o que fez com que ele não conseguisse mais controlar seu martelo Mjölnir. Depois de algum tempo, Jane Foster conseguiu alcançar o martelo encantado e, pela dignidade de seu coração, ela se tornou a nova Deusa do Trovão.

Como heroína, Jane enfrentou perigos como Malekith e os Gigantes de Gelo, demonstrando um nível de controle de Mjölnir que o próprio Thor jamais havia demonstrado. Ela era agora capaz de liberar habilidades do martelo que nunca foram utilizadas pelo Filho de Odin.

Imagem de capa do item

Desgaste

Infelizmente, toda vez que Jane usava o Mjolnir, todo o progresso de sua quimioterapia, era completamente apagado, já que a transformação mágica removia todas as toxinas de seu corpo, inclusive as drogas da quimioterapia, mas deixava o câncer ali, já que ele fazia parte de seu corpo.

Conforme Jane se transformava e lutava como a Thor, seu câncer crescia, chegando a metastizar e atingir estágio quatro.

Imagem de capa do item

Morte e de volta

Conforme a heroína se transformava em Thor, cada vez mais seu câncer avançava. Ao se transformar na Thor uma última vez, a heroína derrotou um poderoso inimigo, amarrando o Mjolnir no vilão Mangog e o enviando para um sol, destruindo os dois juntos.

Ao morrer, o Odinson levou ela para Valhalla, porém ela se recusou a morrer e junto de Odin, o antigo Thor ajudou a reviver Jane.

Ao final da Guerra dos Reinos, todas as Valquírias são mortas. Dessa forma, nenhum morto pode ser levado para Valhalla. O espirito de Brunnhilde e das outras Valquírias aparecem e perguntam para Jane Foster se ela se tornaria uma delas e, ao aceitar, Jane se torna a nova Valquíria.

Imagem de capa do item

Thor: Amor e Trovão

Durante a Comic Con de San Diego 2019, no painel da Marvel Studios, foi anunciado que Natialie Portman, que interpretou a Jane Foster no Universo Cinematográfico da Marvel retornaria para o papel, mas dessa vez, como A Poderosa Thor.

O filme será dirigido por Taika Waititi, de Thor: Ragnarok, e trará Chris Hemsworth (Thor) e Tessa Thompson (Valquíria) de volta para a franquia.