Cavaleiro da Lua: Quem é Ammit?

Capa da Publicação

Cavaleiro da Lua: Quem é Ammit?

Por Chris Rantin

Atenção: Alerta de Spoilers!

O primeiro episódio de Cavaleiro da Lua, lançado hoje (30) no Disney+, começou a apresentar novas figuras bem interessantes para o Universo Cinematográfico Marvel. Entre momentos de delírio do protagonista, descobrimos que o vilão da série é um dos seguidores de Ammit. Mas quem é ela? 

  

Você pode até não conhecer a mitologia egípcia, mas provavelmente já viu Ammit em alguma arte sobre os Deuses do Egito. Com características marcantes, a entidade era famosa por devorar o coração dos mortos que não eram bons o bastante para conquistarem bênçãos na pós-vida. E como não poderia ser diferente, esta famosa figura também aparece nos quadrinhos da Marvel, tendo até mesmo uma breve interação com o Cavaleiro da Lua.

Bora conhecer mais detalhes sobre Ammit, a Devoradora? 

Quem é Ammit na mitologia egípcia? 

Ammit ao lado da pena de Ma’at no Livro dos Mortos de Nebqed, da décima oitava dinastia egípcia (período de 1550–1300 A.C.).

Ammit, também conhecida como Ammut ou Ahemait, era a Devoradora dos Mortos do Egito antigo. Ela é descrita como uma deusa com a cabeça de um crocodilo, torso de leoa e traseiro de hipopótamo — reunindo, assim, três das grandes figuras mais violentas do reino animal, conhecidas por sua habilidade em matar.

Sem ser uma entidade cultuada, Ammit acabava representando os maiores medos dos egípcios, não apenas por sua aparência, mas também por ser a promessa de uma punição terrível caso eles não seguissem as virtudes de Ma’at, a Deusa da justiça, verdade e harmonia.  

Ammit personificava a justiça divina, aguardando pacientemente ao lado da Balança de Ma’at, onde o coração dos mortos era pesado contra uma pena da Deusa por Anúbis (Deus dos mortos e ritos funerários) e Toth (Deus do conhecimento e magia ), em julgamento presidido por Osíris (Deus do submundo e juiz dos mortos).

Papiro de Hunefer, de cerca de 1275 A.C., mostrando Anúbis pesando o coração enquanto Ammit aguarda o resultado e Toth registra o julgamento.

Caso o coração fosse mais pesado que a pena, ele seria devorado por Ammit e o morto sofria uma segunda morte, perdendo qualquer chance de descanso na pós-vida e sendo condenado a deixar de existir — condenado a um lago de fogo — ou perambular sem rumo pelo submundo.  

Sendo referenciada tanto como uma deusa quanto um demônio, Ammit era temida pela humanidade, mas apenas por conta do seu papel de inimiga do mal. Não há referências de alguma maldade cometida por ela, com os mitos destacando sempre o seu papel de protetora ou daquela que distribuía a punição divina. 

Quem é Ammit nos quadrinhos da Marvel? 

Ammit, Anúbis e Toth no quadrinho Hellstorm: Son of Satan Vol 1 #3.

Nos quadrinhos da Marvel, Ammit é descrita como uma esfinge do antigo Egito, sendo uma serva da Deusa Ma’at. Agindo de acordo com os desejos da divindade, ela podia ser enviada como um sinal do apoio de Ma’at ou uma criatura feroz capaz de proteger os aliados da Deusa, atuando também como guardiã e protetora do reino da Deusa. 

Além disso, ela também cumpre a função pela qual era conhecida na mitologia egípcia, sendo a Devoradora dos Mortos, quando o coração dos mortos era pesado por Anúbis. Aqueles condenados por não terem vivido uma vida de virtuosa acabavam sendo comidos por Ammit. 

Em outras histórias, Ammit já apareceu na forma humanoide concedendo passagem segura para os Corredores de Ma’at para aqueles que respondessem suas charadas, mas devorando a mente dos que errassem seu desafio. 

Ammit possuindo o corpo da Dra. Emmet em Cavaleiro da Lua.

Ela também esteve presente nas histórias do Cavaleiro da Lua. Em Moon Knight Vol 8 #3, publicada em 2016, Ammut auxilia Khonsu em seu plano de tentar desgastar o restante da mente de Marc Spector. Na ilusão criada pelo Deus da Lua, a Devoradora possuiu o corpo da Dr. Emmet, psiquiatra obcecada por Marc.  

Quem é Ammit no MCU? 

Arthur Harrow com sua bengala decorada com as cabeças de Ammit.

O Universo Cinematográfico Marvel surpreendeu ao incluir Ammit na série do Cavaleiro da Lua. Após inúmeras teorias acerca de Arthur Harrow, o personagem de Ethan Hawke,  com especulações sugerindo que ele poderia ser Rá ou até mesmo o Drácula, o primeiro episódio da série revela que ele é um seguidor fiel da Devoradora. 

Na série, Arthur diz que Ammit era uma divindade da justiça traída pelos demais Deuses ao tentar julgar os vivos. Segundo ele, ela poderia ter impedido que figuras atrozes da humanidade (como Hitler, por exemplo), uma vez que seu julgamento avalia passado, presente e futuro. Ou seja, ela conseguiria punir pessoas antes mesmo delas cometerem algum crime ou maldade. 

“Ela cansou de esperar que os pecadores cometessem seus crimes antes de puni-los […] A justiça de Ammit avalia toda a nossa vida. Passado, presente e futuro. Ela sabe o que fizemos e o que faremos,” explica Harrow. “Mas ela foi traída pelos outros Deuses indolentes. Até por seu próprio avatar.”

O primeiro episódio mostra Arthur fazendo o Julgamento em nome de Ammit, segurando as mãos do seu candidato e deixando que sua bengala — decorada com cabeças de crocodilos — balance entre os dois. Sua tatuagem, uma balança também decorada com as características de Ammit, começa a se mover até decidir o destino da pessoa sendo julgada. Os que são considerados culpados (mesmo que ainda não tenham feito algo terrível) acabam morrendo quase instantaneamente, assumindo uma aparência acinzentada. 


Fontes:

Hart, George. The Routledge Dictionary of Egyptian Gods and Goddesses, 2005.

Hill, Jenny. Ancient Egypt Online.

Lesko, Barbara S. The great goddesses of Egypt, 1999.

Wilkinson, Richard H. The Complete Gods and Goddesses of Ancient Egypt, 2003.

O primeiro episódio de Cavaleiro da Lua já está disponível no Disney+.

Aproveite também: