Quem é Arthur Harrow? Tudo sobre o vilão de Cavaleiro da Lua

Capa da Publicação

Quem é Arthur Harrow? Tudo sobre o vilão de Cavaleiro da Lua

Por Gus Fiaux

Em março de 2022, seremos saudados com a chegada de mais um herói ao Universo Cinematográfico da Marvel. Com uma base fiel de fãs nos quadrinhos, o Cavaleiro da Lua chegará para tornar as histórias da franquia um tanto quanto diferentes, por ser um personagem com sérios distúrbios mentais que precisa conciliar um transtorno de múltiplas personalidades com sua carreira heroica.

E para enfrentá-lo, precisamos de um vilão à altura. Na série, Ethan Hawke vai dar vida a Arthur Harrow – um antagonista bem obscuro dos quadrinhos, que apareceu apenas em uma edição das HQs do herói. Porém, algo nos leva a crer que há algo muito mais interessante escondido sob a superfície do vilão – e aqui, vamos contar mais sobre quem é o Dr. Arthur Harrow e o que podemos esperar dele na série do Cavaleiro da Lua!

O personagem apareceu em uma única edição da HQ do Cavaleiro da Lua.

Quem é Arthur Harrow nos quadrinhos?

Como citado na introdução, Arthur Harrow só apareceu em uma HQ do Cavaleiro da Lua até hoje. O vilão foi criado por Alan Zelenetz e fez sua primeira (e única) aparição em Moon Knight Vol. 2 #2, de 1985, como um antagonista menor do herói, que conduzia experimentos secretos ao mesmo tempo em que era financiado por uma organização obscura da Marvel, a O.M.N.I.U.M.

Apresentado como Dr. Arthur Harrow, ele era um cientista indicado ao Prêmio Nobel que sofria de uma doença bem incômoda – neuralgia do trigêmeo — que resultava em uma paralisia generalizada da sua face, deixando-o sempre com um sorriso maquiavélico graças à tração dos músculos. Obstinado a solucionar a doença, ele conduz uma série de experimentos tenebrosos em Yucatán, no México, e logo atrai a atenção de Marc Spector.

No fim das contas, Harrow usava estudos de cientistas nazistas para criar um soro capaz de bloquear a dor muscular, mas para isso, ele sequestrava moradores locais e conduzia testes desumanos, criando um exército de zumbis que, além de serem resistentes à dor, faziam tudo que lhe era ordenado. O Cavaleiro da Lua consegue, com a ajuda da cientista Dra. Victoria Grail, localizar o laboratório de Harrow, e parte para confrontá-lo.

Harrow foge e deixa para trás um exército de zumbis para atacar Spector, mas o herói consegue derrotá-los. A última vez que vemos Harrow, ainda nesta edição, ele recorre aos seus superiores da O.M.N.I.U.M., que o enviam para um laboratório no Paraguai, onde pode continuar seus testes e experimentos. Desde então, Harrow não retornou nas histórias do Cavaleiro da Lua e de nenhum outro herói da Marvel Comics. 

Na série live-action do Cavaleiro da Lua, Harrow será vivido por Ethan Hawke.

Qual é o papel de Arthur Harrow na série do Cavaleiro da Lua?

Na série do Disney+, já descobrimos que Ethan Hawke será responsável por interpretar Arthur Harrow, mas o personagem parece ter passado por grandes mudanças. Primeiramente, não vemos nenhum resquício de paralisia facial, o que indica que ele não sofre com neuralgia do trigêmeo. E além disso, ele parece ser um líder de seita, um cultista que acaba entrando no caminho do Cavaleiro da Lua.

O próprio Hawke disse ter se inspirado em David Koresh, um líder do culto Ramo Davidiano, que nasceu em 1959 e morreu em 1993, após um confronto direto com as autoridades norte-americanas. Isso mostra que o vilão da série terá uma grande influência sobre as pessoas, mas ainda não há como saber qual será sua ligação com Marc Spector – já que no trailer, a única interação que eles têm mostra Arthur dizendo que Marc deve “abraçar o caos”.

Isso levou a uma série de especulações e teorias de fãs a respeito de quem de fato será Arthur Harrow na série. Há quem acredite que essa identidade não passa de fachada para algum outro personagem da Marvel, e que haverá uma revelação da verdadeira identidade do personagem. A primeira hipótese, levantada pelo Looper, é que o personagem faça parte de uma seita que cultua Khonshu, o deus egípcio da lua e.  da vingança que concedeu poderes a Spector.

Fãs acreditam que o personagem de Hawke pode ter uma identidade secreta: entre as apostas, o Rei do Sol (esq.) e o Conde Drácula (dir.).

Há também quem acredita que o personagem é, na verdade, o Rei do Sol, um devoto de Amon-Rá que reúne sua própria legião de fiéis e que acaba confrontando o Cavaleiro da Lua em histórias recentes, sendo considerado o total “oposto” do herói por servir a forças solares, enquanto Marc Spector é um avatar de um deus lunar. Isso faria muito sentido, especialmente se Hawke tivesse outra “forma” até o fim da série.

Por fim, há muitas teorias de que o personagem é, na verdade, Drácula, e que ele pode aparecer em outros filmes e séries do MCU, como o vindouro longa solo do Blade. O problema é que, no trailer, ele aparece caminhando sob a luz do sol – e embora o Drácula dos quadrinhos tenha essa capacidade, ele só a conquistou depois de usar o sangue de Wolverine para sempre poder se regenerar. Antes disso, ele queimava como qualquer outro vampiro.

Caso seja mesmo Drácula, existem várias possibilidades para o personagem – ainda mais com uma possível reunião dos Filhos da Meia-Noite no Universo Cinematográfico da Marvel, o que certamente expandiria ainda mais a parte mística e sobrenatural da franquia. No entanto, tudo permanece sendo um mistério e só descobriremos depois que a série do Cavaleiro da Lua finalmente estrear, no final de março.

Cavaleiro da Lua estreia no dia 30 de março, no Disney+.

Abaixo, veja também: