Capa da Publicação

Ms. Marvel: Quem é Kamala Khan? Tudo sobre a nova heroína do MCU

Por Gus Fiaux

Uma das criações mais bem-sucedidas da Marvel Comics na última década, a nova Ms. Marvel se tornou um estandarte para fãs de quadrinhos e super-heróis. A heroína está prestes a fazer sua estreia na franquia live-action da editora, graças ao lançamento de sua própria série solo, que estreia nesta semana.

Nos quadrinhos, Kamala Khan é uma heroína exemplar, que passou boa parte de sua vida sonhando em se tornar tão poderosa quanto seus ídolos. Tudo mudou quando ela entrou em contato com as Névoas Terrígenas, liberando seu lado Inumano! Aqui, você verá tudo o que precisa saber sobre a Ms. Marvel!

Imagem de capa do item

Primeira aparição e criadores de Kamala Khan

Em 2013, a Marvel estava preparando uma reformulação completa de seus títulos, com personagens originais e bem diversificados. Isso levou à criação de Kamala Khan, que surgiu pela primeira vez nas páginas de Captain Marvel #14, publicada em agosto de 2013.

Em sua primeira aparição, mal sabíamos seu nome, e sua trama estava apenas começando. Ela apareceu depois em All-New Marvel NOW! Point One, a revista que servia de "prévia" para títulos posteriores. Então, em 2014, ela teve seu primeiro título solo, que foi campeão de vendas.

Kamala foi um esforço criativo por parte de várias pessoas. A personagem foi criada pela roteirista G. Willow Wilson com os editores Sana Amanat e Stephen Wackner, além dos ilustradores Jamie McKelvie e Adrian Alphona. Ela é a primeira protagonista muçulmana de uma HQ da Marvel.

Imagem de capa do item

Como a Ms. Marvel surgiu?

Kamala Khan é uma jovem garota paquistanesa, nascida e criada em Nova Jersey, nos Estados Unidos. Ela vive junto com seus pais e seu irmão, que são super protetores e vivem à risca as tradições da cultura muçulmana. Por ser muito jovem, Kamala precisa conciliar sua dupla identidade cultural.

Fã de super-heróis desde cedo, Kamala se dedica a escrever fanfics e passar seu dia em fóruns, comentando sobre seus maiores heróis, principalmente a sua maior ídolo, a Capitã Marvel. Mal sabia ela que, em pouco tempo, ela também se tornaria uma super-heroína.

Certo dia, Kamala voltava para casa de uma festa quando dá de cara com as Névoas Terrígenas, que a colocam em um casulo e fazem ela despertar os seus poderes Inumanos. Após treinar com eles por um tempo, ela adota o codinome Ms. Marvel e se torna uma heroína em Nova Jersey.

Imagem de capa do item

Por que ela se chama Ms. Marvel?

Como estabelecido pelos quadrinhos da heroína, Kamala Khan é uma fã muito grande de super-heróis. Ela idolatra os Vingadores por toda a sua contribuição na luta contra grandes ameaças, e nutre um carinho especial por Carol Danvers, a heroína que conhecemos como Capitã Marvel.

Na verdade, o próprio nome heroico de Kamala vem de seu amor por Carol Danvers. Antes de se tornar Capitã Marvel, a heroína tinha a alcunha de Ms. Marvel. Ela mudou durante a Nova Marvel, como uma forma de atualizar sua persona e honrar o legado de Mar-Vell.

Com o cargo de "Ms. Marvel" vago, é a própria Kamala quem decide assumi-lo, ainda que seus poderes sejam drasticamente diferentes dos de Carol. E a escolha do nome foi aprovado pela própria Capitã Marvel, que ajudou Kamala em algumas de suas aventuras.

Imagem de capa do item

Equipes de Kamala Khan

Desde sua criação, em 2013, Kamala Khan se tornou um grande nome na Marvel Comics, seja em seu título solo ou em participações em revistas de outros heróis. Ela logo foi promovida a um cargo importante dentro da Casa das Ideias, se tornando parte dos Novíssimos Vingadores.

Nessa época, a equipe estava em uma formação mista, conciliando a geração clássica de heróis com novos membros. Porém, Kamala, Miles Morales e Sam Alexander acabaram deixando a equipe por algumas discordâncias, o que fez com que eles fundassem seu próprio grupo heroico.

Reunindo vários vigilantes juvenis, Kamala se tornou uma das fundadoras da nova versão dos Campeões, com quem ela permaneceu por um tempo considerável. Além disso, a heroína já teve aventuras junto dos Inumanos, os Guerreiros Secretos e os Agentes de Atlas.

Imagem de capa do item

Quais os poderes da Ms. Marvel?

Nos quadrinhos, os poderes de Kamala Khan derivam diretamente do fato dela ser uma Inumana, que teve seu potencial genético liberado após ser envolta pelas Névoas Terrígenas. Assim, ela se aproxima de Raio Negro e os outros Inumanos, que passam pela Terrigênese para revelar seus dons.

O principal poder de Kamala é sua capacidade de metamorfose. Ela pode alterar seu corpo de formas bem inusitadas, geralmente alongando punhos, membros e até mesmo seu corpo completo, além de poder modificar sua aparência física para qualquer forma que ela quiser.

Os dons de Kamala vêm com alguns bônus: ela possui um avançado fator de cura, que a permite se recuperar rapidamente de diversos ferimentos, além de bioluminescência, que dá a ela a capacidade de emitir uma luz própria, de cor amarelada.

Imagem de capa do item

Ms. Marvel e suas adaptações

O impacto cultural de Kamala Khan foi tão grande que a personagem foi adaptada para diversas mídias. Uma de suas aparições de destaque foi no filme animado Marvel Rising: Secret Warriors, além de vários curtas que acompanham esse projeto.

No que diz respeito às séries animadas, a heroína já esteve em Avengers Assemble, Spider-Man (2018), Spidey and His Amazing Friends e até mesmo o anime Marvel Future Avengers. Todas essas versões são bem fiéis às origens e os poderes de Kamala nas HQs.

Quanto aos games, Kamala já esteve em vários títulos -- tanto jogos para consoles, como LEGO Marvel's Avengers, Marvel Heroes, Marvel Ultimate Alliance 3 e Marvel's Avengers -- quanto jogos mobile, como por exemplo Strike Force, Future Fight, Contest of Champions e Puzzle Quest.

Imagem de capa do item

Kamala Khan no Universo Cinematográfico da Marvel

Porém, a heroína também está prestes a fazer sua estreia no MCU, graças à sua série solo, Ms. Marvel, que vai ser lançada no dia 8 de junho, no Disney+. A primeira temporada da série vai se focar nas origens e nas primeiras aventuras de Kamala.

A personagem é interpretada por Iman Vellani, que até agora não possui muitos créditos em sua filmografia, o que faz de Ms. Marvel sua estreia no mercado audiovisual. Iman, assim como Kamala, é uma grande fã de HQs e super-heróis, especialmente os heróis da Marvel.

Kamala já está confirmada em The Marvels, filme que estreia no ano que vem e servirá como uma continuação para Capitã Marvel. No longa, ela vai conhecer Carol Danvers e também vai trabalhar junto de Monica Rambeau, a Espectro.

Imagem de capa do item

Mudança nos poderes da Ms. Marvel?

No entanto, a produção da Marvel/Disney+ já está gerando polêmicas na internet devido à mudança dos poderes de Kamala Khan. Se, nas HQs, ela pode mudar seu corpo do jeito que quiser, na série ela deve controlar um tipo de energia, criando construtos brilhantes e roxos.

Embora nenhuma explicação detalhada tenha sido dada por Kevin Feige ou pelos criadores da série, acredita-se que essa mudança venha para deixar os poderes de Kamala mais "próximos" dos de Carol Danvers e Monica Rambeau, o que justifica sua inclusão em The Marvels.

Além disso, é bem provável que a personagem não tenha ligação nenhuma com os Inumanos no MCU, uma vez que esse lado da mitologia ainda não foi explorado nos cinemas. Alguns fãs levantam a teoria de que Kamala ganhará poderes ao encontrar relíquias pertencentes aos seus familiares.

Para saber mais sobre a mudança de poderes de Kamala, recomendo a leitura do artigo escrito pela nossa querida Mel, onde ela explica como a alteração pode ser prejudicial na apresentação da Ms. Marvel para uma nova geração de fãs!

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux