Lobisomem: Tudo sobre o rival do Cavaleiro da Lua da Marvel

Capa da Publicação

Lobisomem: Tudo sobre o rival do Cavaleiro da Lua da Marvel

Por Gus Fiaux

Ao longo dos anos, a Marvel Comics mexeu com vários gêneros em seus quadrinhos. Por mais que a ação e a aventura sempre se destacassem nas narrativas épicas de super-heróis e seus vilões, há um componente de horror que os quadrinhos sempre trouxeram com os seus personagens mais sombrios e grotescos, como é o caso de Jack Russell, também conhecido como Lobisomem.

O personagem teve uma popular série de HQs na década de 70 e se tornou um dos marcos nessa exploração do horror na Casa das Ideias, junto com o Blade e até o Doutor Estranho – porém, ele talvez seja mais conhecido por ter sido o primeiro inimigo do Cavaleiro da Lua nos quadrinhos. Com uma adaptação do personagem chegando em breve, separamos aqui tudo o que você precisa saber sobre o Lobisomem da Marvel!

Imagem de capa do item

Primeira aparição e criadores do Lobisomem

O Lobisomem que nós conhecemos apareceu pela primeira vez nas HQs em Marvel Spotlight #2, publicada em fevereiro de 1972, e foi criado por Roy Thomas e Gerry Conway, junto de Mike Ploog. A ideia do personagem veio com o afrouxamento das regras do Comic Code Authority - órgão que regularizava e censurava os quadrinhos norte-americanos.

Nessa época, a Marvel Comics estava muito interessada em criar heróis e vilões com um viés mais voltado ao horror, com monstros e seres grotescos surgindo a rodo na década de 70. O personagem continuou nas páginas da Marvel Spotlight por três meses, mas fez sucesso entre o público da época e logo ganhou sua própria série solo nos quadrinhos.

Curiosamente, a revista solo do herói foi o palco da estreia do Cavaleiro da Lua nas HQs, na 32ª edição. Na história, Marc Spector é contratado pelo Comitê, uma organização que estava caçando o Lobisomem, e isso força os dois a lutarem em uma batalha violenta. Eventualmente, Marc percebe que o Lobisomem não é uma ameaça e os dois se unem para deter seus inimigos.

Imagem de capa do item

Jack Russell e as origens do Lobisomem

Jack Russell é a identidade secreta do primeiro Lobisomem da Marvel, mas seu nome original era Jacob Russoff. Nascido na Transilvânia, ele tem uma maldição familiar, já que um de seus ancestrais, Grigory, tentou se vingar da morte de sua esposa pelas mãos de Drácula. Grigory acabou sendo mordido por uma lobisomem, e essa maldição recaiu sobre sua linhagem.

Junto de sua mãe e sua irmã, Jacob se mudou para os Estados Unidos, onde mudou o nome para Jack Russell. Aos 18 anos, a maldição foi "ativada" e ele se transformou pela primeira vez em uma besta ferina, sem controle e letal. No início, ele se prendia e fazia de tudo para não ferir as pessoas, mas vez ou outra escapava e mutilava inimigos em seu caminho.

Porém, um grupo de entidades misteriosas, os Três-Que-São-Tudo foram responsáveis pela mudança na vida de Jack. Juntos, eles fizeram um encanto que removeu a maldição do homem, mas ele ainda era capaz de mudar de forma quando quisesse, mantendo seu intelecto humano. A única exceção eram as noites de lua cheia, onde ele voltava a ser uma fera incontrolável.

Imagem de capa do item

Equipes do Lobisomem

Depois que se consolidou como herói, usando sua forma licantropa para lutar contra o crime, o Lobisomem acabou encontrando e auxiliando diversos heróis clássicos da Marvel, como Homem de Ferro e Mulher-Aranha. Eventualmente, ele acabou encontrando aliados mais surpreendentes, e até já fez parte de algumas equipes.

O primeiro grupo do qual participou foi os Filhos da Meia-Noite, equipe composta por heróis sobrenaturais e místicos, que foi fundada por Michael Morbius e pelo Doutor Estranho. Ali, Russell interagiu com várias figuras curiosas, como Blade e os Motoqueiros Fantasmas, além de ter lutado contra cultos de adoradores satânicos e divindades pagãs antigas.

Depois disso, ele ainda fez parte da Legião dos Monstros, um grupo bem restrito que contava com a participação do Homem-Coisa, da múmia de N'Kantu e do trágico Homem-Anfíbio. Além deles, Russell já interagiu com outros aliados do grupo, como Elsa Bloodstone e Frankencastle (o Justiceiro depois de ter sido mutilado por Daken e ser reconstruído).

Imagem de capa do item

O outro Lobisomem

Um segundo Lobisomem foi criado recentemente na Marvel Comics. O seu nome é Jake Gomez e ele é um rapaz nativo-americano, com raízes na tribo Hopi. Transformado pela primeira vez aos treze anos, ele conseguiu controlar sua fera interior com a ajuda de sua avó Rora e sua irmã Molly.

Ainda adolescente, ele trabalhava em uma indústria de farmacêuticos e era um grande protetor de sua cidade, mas também tinha que tomar cuidado com as atitudes já que, na época, o governo americano estava caçando heróis adolescentes e juvenis (isso aconteceu durante a saga Fora da Lei, que teve início no título dos Campeões).

Jake Gomez foi parte de uma iniciativa da Marvel de trazer mais vozes indígenas para os quadrinhos. O personagem apareceu pela primeira vez em Werewolf By Night Vol. 3 #1 e foi criado por Scot Eaton (X-Men: Complexo de Messias), Benjamin Jackendoff em sua estreia nas HQs e Taboo, um dos membros do Black Eyed Peas.

Imagem de capa do item

Poderes e habilidades do Lobisomem

Atingido pela maldição da licantropia, Jack Russell tem os poderes que já se espera de qualquer Lobisomem. Embora só se transformasse em noites de lua cheia, ele acabou aumentando seu domínio após ser abençoado pelos Três-Que-São-Tudo, e pode virar lobisomem quando quiser, retendo suas memórias humanas e seu intelecto.

Em sua forma lupina, o Lobisomem possui superforça, reflexos aguçados e até um fator de cura, além de ter durabilidade, energia, velocidade e agilidade sobre-humanas. Como se isso não bastasse, ele ainda possui suas garras e presas de lobisomem, que ele sempre usa para dilacerar suas vítimas e tocar o terror.

Apesar disso, ele também possui fraquezas típicas de lobisomem das lendas folclóricas. Por exemplo: tem uma vulnerabilidade muito grande contra os objetos feitos de prata. Mesmo assim, ele ainda é um ótimo combatente e tem muita experiência com ameaças sobrenaturais, o que o torna um ótimo aliado em casos específicos.

Imagem de capa do item

Adaptações

Por ser um personagem relativamente desconhecido para o público amplo, que sempre preferiu as histórias dos Vingadores e dos X-Men, o herói licantropo nunca teve muitas adaptações fora dos quadrinhos, apesar de ter aparecido em episódios de Esquadrão de Heróis, Ultimate Homem-Aranha e até Hulk e os Agentes de S.M.A.S.H..

Além disso, a versão de Jack Russell do personagem também já apareceu em alguns jogos da Marvel. Ele faz uma breve cameo no final de Jill em Marvel vs. Capcom 3 e sua versão Ultimate, além de ter sido um herói desbloqueável nos já extintos Super Hero Squad Online e Marvel Avengers Academy.

Agora, o personagem finalmente terá sua introdução no MCU. Pelos trailers e vídeos de Cavaleiro da Lua, suspeita-se que o personagem apareça na série como um antagonista para o anti-herói, ao mesmo tempo em que vai estrelar um Especial de Halloween previsto ainda para 2022, que sairá no Disney+. O Lobisomem será vivido por Gael Garcia Bernal, mas nós ainda não sabemos se será Russell ou Jake Gomez.