Doutor Estranho: 8 HQs essenciais para quem quer ler as histórias do Mago Supremo

Capa da Publicação

Doutor Estranho: 8 HQs essenciais para quem quer ler as histórias do Mago Supremo

Por Gus Fiaux

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura marcou o retorno do Mago Supremo ao Universo Cinematográfico da Marvel, trazendo grandes participações e novos personagens para a franquia – tudo enquanto Stephen Strange lidava com a Feiticeira Escarlate e o rompimento do Multiverso.

Agora, talvez você esteja tentado a dar uma chance para as histórias do Mestre das Artes Místicas – e estamos aqui para te ajudar! Nesta lista, reunimos alguns dos arcos mais importantes do herói nos quadrinhos, para você poder desbravar mais das aventuras místicas da Casa das Ideias. Aqui, você verá oito HQs essenciais do Doutor Estranho!

Imagem de capa do item

Origem Revisitada

Onde posso encontrar: Doctor Strange: Season One Vol. 1 #1 (2012)

Se você não sabe absolutamente nada sobre o Doutor Estranho, uma das melhores formas de começar sua jornada é descobrindo mais das origens do herói e como ele foi de um cirurgião respeitado a mago, após se envolver em um acidente terrível. E para isso, Season One permanece sendo uma das melhores histórias do herói.

Publicada em 2012, como parte de uma série de graphic novels que tentava recriar a origem de clássicos heróis da Marvel, a HQ foi escrita por Greg Pak e conta com artes de Emma Rios. É uma versão bem fiel à origem traçada por Stan Lee e Steve Ditko, mas se aprofunda ainda mais na arrogância de Stephen Strange e sua jornada de redenção.

Imagem de capa do item

A Saga de Shuma-Gorath

Onde posso encontrar: Marvel Premiere Vol. 1 #3-10 (1972-1973)

Se você já parou para ver alguma coisa do material promocional de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, deve ter se deparado com uma criatura demoníaca com muitos tentáculos e um gigantesco olho no centro do corpo. No filme, ele se chama Gargantos, mas seu verdadeiro nome nas HQs da Marvel é Shuma-Gorath.

Essa entidade parece ter saído diretamente dos contos de H.P. Lovecraft, mas sua primeira aparição se deu durante o arco do Mestre das Artes Místicas em Marvel Premiere, escrito por Steve Englehart. A trama que leva à sua introdução é excepcionalmente assustadora e mostra Strange tendo que lidar com o horror da pequenez humana frente aos mistérios do universo.

Imagem de capa do item

Uma Realidade a Parte

Onde posso encontrar: Doctor Strange Vol. 2 #1-5 (1974)

Logo após a grande saga de Shuma-Gorath, a Marvel decidiu dar mais um título solo ao Mago Supremo, dessa vez trazendo Steve Englehart no cargo de roteirista. E assim, ele continuou trabalhando um pouco do horror cósmico dentro das histórias do herói, dessa vez em arcos que ficavam cada vez mais sombrios e grandiosos.

O Volume 2 de Doctor Strange, que teve início em 1974, é um título certeiro para quem quer ver o herói entrando em histórias mais assustadoras e com um teor ainda mais sinistro. Aqui, vemos Strange testemunhando todo tipo de ameaça mágica, enquanto a história em si cava mais fundo nas várias realidades e no papel do mago como guardião das barreiras místicas.

Imagem de capa do item

Doutor Estranho vs. Drácula

Onde posso encontrar: Doctor Strange Vol. 2 #58-62 (1983)

As histórias de horror do Mestre das Artes Místicas chegaram a um ápice bem dramático na saga A Fórmula de Montesi, onde podemos ver Stephen Strange enfrentando uma das maiores ameaças sobrenaturais do mundo: o vampiro Drácula. Aqui, o Lorde da Noite descobre uma fórmula capaz de tornar os vampiros invencíveis, andando à luz do dia.

Porém, Strange conta com a ajuda de diversos aliados - incluindo Blade - e é capaz de destruir não só Drácula, mas acabar com todos os vampiros do mundo, usando o Darkhold (que será bem importante no MCU). A HQ foi escrita por Roger Stern e conta com artes de Dan Green, Terry Austin e Steve Leialoha, e é muito querida pelos fãs do Mago Supremo.

Imagem de capa do item

Shamballa

Onde posso encontrar: Marvel Graphic Novel Vol. 1 #23 (1986)

Na década de 80, a Marvel passou a experimentar formatos de publicação mais diversos para suas histórias. Assim foi criado o selo Marvel Graphic Novel, onde diferentes artistas e roteiristas vinham para contar histórias isoladas dos maiores heróis da editora e de personagens desconhecidos. E é nesse bolo que temos Doutor Estranho: Shamballa.

Escrita por J.M. DeMatteis e com artes brilhantes de Dan Green, a HQ mostra Strange com um dilema absurdo em mãos. Ele pode finalmente dar à humanidade um presente inestimável - o fim da fome, das guerras e de todas as mazelas. Mas para isso, ele precisa sacrificar dois terços da vida na Terra. E é nesse embate psicológico, com cenários estonteantes, que acompanhamos a luta mais difícil da vida de Strange.

Imagem de capa do item

Triunfo e Tormento

Onde posso encontrar: Marvel Graphic Novel Vol. 1 #49 (1989)

Ainda no selo Marvel Graphic Novel, não podemos nos esquecer de um dos contos mais impressionantes do Mestre das Artes Místicas. Lançada em 1989, Triunfo e Tormento conta com uma parceria bem inusitada: o Doutor Destino pede ajuda para o Doutor Estranho, para poder resgatar a alma de sua mãe, que se encontra aprisionada nos domínios de Mefisto.

E para contar uma história de tamanha grandiosidade, temos outra dupla um tanto quanto inusitada nos bastidores. Roger Stern assume os roteiros e Mike Mignola (o criador do Hellboy) fica no comando da arte. Para quem gosta de ver o lado mais místico de Victor Von Doom e quer ver uma trama de traição, amargura, rancor e poder absoluto, essa graphic novel é perfeita!

Imagem de capa do item

Os Últimos Dias da Magia

Onde posso encontrar: Doctor Strange Vol. 4 #1-16 (2015-2017)

Embora o Doutor Estranho nunca tenha perdido sua relevância na Marvel Comics, o personagem acabou ficando muitos anos sem um título solo, com suas aparições restritas às aventuras dos Vingadores e dos Illuminati. Porém, em 2015, a editora revitalizou a revista do herói, entregando-a na mão de Jason Aaron e Chris Bachalo.

Foi aí que tivemos um dos arcos mais surpreendentes do Mago Supremo. Em Os Últimos Dias da Magia, Strange precisa lidar com o Empirikul, um conclave de seres tecnológicos liderados pelo Imperador. Eles possuem o plano mais mortal de todos: extinguir toda a magia do universo. Se você quer ver Strange passando por provações sem auxílio mágico, essa é para você!

Imagem de capa do item

A Morte do Doutor Estranho

Onde posso encontrar: Death of Doctor Strange Vol. 1 #1-5 (2021-2022)

Para finalizar, se você quer ler algo mais recente do herói e cujos efeitos ainda estão reverberando no Universo Marvel dos quadrinhos, recomendamos o arco A Morte do Doutor Estranho, uma minissérie em cinco partes com roteiros de Jed Mackay e artes de Lee Garbett, que segue exatamente a trama que seu título propõe.

Quando Stephen Strange é morto por um assassino misterioso, uma nova investigação se desenvolve conduzida pelo próprio Strange - ou melhor, por uma fração de sua alma, que ele guardou há muitos anos para caso isso um dia acontecesse. A HQ propõe um olhar bem interessante sobre a evolução do mago e ainda deixou espaço para que uma heroína peculiar assumisse seu manto.