Como é o Zeus da mitologia grega? Entenda o quão fiel é o deus de Thor: Amor e Trovão

Capa da Publicação

Como é o Zeus da mitologia grega? Entenda o quão fiel é o deus de Thor: Amor e Trovão

Por Chris Rantin

Assim como aconteceu com Thor em God of War: Ragnarok, a aparência de Zeus no trailer de Thor: Amor e Trovão fez com que algumas pessoas utilizassem as redes sociais para reclamar. Afirmando que a divindade não estava fiel aos seus mitos, muita gente comparou o Rei dos Deuses com sua versão musculosa e jovem de Liga da Justiça de Zack Snyder

Mas afinal, como era Zeus na mitologia grega? Será que a versão criada por Taika Waititi para Thor: Amor e Trovão é realmente tão diferente assim? Vamos falar sobre isso! 

Como é Zeus na mitologia grega? 

Estátua de Zeus em Olímpia, arte por Quatremère de Quincy (1815).

Filho de Cronos e Reia, Zeus é Rei dos Deuses, o soberano do Olimpo e de todas as divindades gregas. Ele também é descrito como Deus dos céus, do clima, da lei, da harmonia, do destino e da realeza. Seus mitos destacam seus romances, mas há também exemplos de heroísmo e de como ele venceu seus inimigos usando sua inteligência ou seus poderosos raios. 

No imaginário coletivo, Zeus acabou sendo visto como um homem de meia-idade, com cabelos cinzentos e uma longa barba branca, usando uma túnica e carregando seus raios. Para os gregos sua aparência era mais ou menos assim, ainda que sua barba fosse escura. 

Com o corpo musculoso — mas não halterofilista — Zeus sempre é representado de forma séria, com características que lembram seu papel como realeza. 

Após um plano de Reia e Gaia, Zeus conseguiu escapar do trágico destino que foi reservado para seus irmãos mais velhos: Ser devorado por Cronos. Assim, foi criado pelas ninfas das montanhas, tendo seu choro disfarçado pelos som das lutas dos guerreiros Curetes. 

Quando ficou mais velho, ele buscou ajuda de Métis, Titã da astúcia, que lhe entregou uma poção capaz de fazer Cronos vomitar os outros olimpianos que ele havia engolido. Assim, houve início a guerra entre os Deuses com os Titãs e após um longo confronto, Zeus e seus aliados saíram vitoriosos e ele assumiu o posto de Rei dos Deuses. 

Zeus se casou com Métis depois da guerra, mas tendo recebido a profecia de Cronos de que seria destronado por um dos seus filhos — repetindo o ciclo de Urano e Cronos — acabou engolindo sua esposa quando ela engravidou. Por este motivo, Atena foi gestada dentro dele, nascendo (já com armadura de guerra) da cabeça de Zeus. 

Este não é o único mito em que o Deus está diretamente envolvido no parto dos seus filhos. Após a morte de Sêmele, sua amante e mãe de Dionísio, Zeus costurou o feto do pequeno Deus em sua panturrilha, permitindo que a gestação continuasse e ele nascesse quando estivesse forte. 

Após Métis, Zeus se casou com sua irmã, Hera, Deusa do matrimônio, da fertilidade, dos céus e da família, conhecida por ser uma criadora de heróis — os desafiando e forçando que eles alcançassem seu potencial. Infelizmente, todo o potencial e as histórias que exaltam Hera foram deixadas de lado pela cultura pop, que acabou dando mais destaque para os inúmeros casos que Zeus teve e, consequentemente, a transformou em uma ciumenta enlouquecida.

Entre outros mitos famosos, Zeus protagonizou a guerra contra os Gigantes e, de forma mais emblemática, a luta contra o poderoso Tifão. Em todos os casos ele é descrito como uma divindade muito sábia (afinal, ele absorveu a Deusa da Astúcia e prudência), cuja autoridade era respeitada ou, quando desafiada, mantida por conta do seu poder absoluto. 

Zeus também era conhecido por distribuir castigos contra os mortais que cometiam crimes terríveis, como Tântalo, que roubou ambrosia, sendo condenado a viver eternamente com fome e sede; Íxion, que tentou se deitar com Hera, e foi queimado vivo por toda a eternidade; Prometeu, que roubou o fogo dos Deuses, sendo condenado a ser devorado por uma águia todos os dias; Lyakon, que serviu carne humana aos Deuses, amaldiçoado a se tornar um lobo e muitos outros. Ele também esteve envolvido na criação de Pandora — a primeira mulher — para espalhar as desgraças para a humanidade.

Os casos de Zeus 

Zeus beijando Ganymedes, por Wilhelm Böttner (cerca de 1780)

A sabedoria de Zeus, sua justiça inclemente e sua soberania enquanto rei de todo o Olimpo foram eclipsadas por sua paixão. Atualmente, o Deus é mais famoso por seus romances e casos do que qualquer outra coisa. 

Nos mitos o vemos assumindo inúmeras formas para seduzir mortais, como um touro branco para se aproximar de Europa, um cisne para engravidar Leda, uma chuva dourada para se deitar com Danae, e um sátiro para encantar Antíope

Também foi pai de várias divindades, nem todas junto de Hera. Algumas versões dos mitos mostram ele como pai de Hermes, Hércules, Ares, Apolo e Ártemis, Dionísio, Éris, Hebe, Hefesto, Perséfone e até mesmo Afrodite

Mais do que símbolo de sua infidelidade, seus casos e romances denotam sua capacidade de gerar heróis, Deuses e reis, que assumem um papel importante em mitos e, eventualmente, desempenham uma função essencial em eventos do Olimpo. Ou seja, é menos sobre ele ser um “apreciador de casadas” e mais sobre sua função enquanto semeador do mundo. 

O que muita gente ignora — ou escolhe ignorar — é que nem todos os amantes de Zeus eram mulheres. Um dos mitos contam que o Rei do Deuses se envolveu com Ganímedes, um jovem tão bonito que, segundo Homero, era o mortal mais encantador que já existiu. Tamanha era sua beleza que Zeus, transformado em uma águia gigante, arrebatou o rapaz e o levou para o Olimpo. Dando imortalidade e juventude eterna para ele, Zeus o transformou em copeiro dos Deuses (ou em alguns casos o copeiro pessoal do Rei do Deuses), uma grande honra que causou ciúmes em Hera. Eventualmente, é dito que Zeus o transformou na constelação de Aquário. 

Como é Zeus nos quadrinhos Marvel? 

Zeus nos quadrinhos da Marvel

Na Marvel, Zeus apareceu pela primeira vez em Venus #5, publicada em março de 1949. O personagem foi criado por Stan Lee e Jack Kirby, e tem praticamente a mesma origem da mitologia grega. Nos quadrinhos, Zeus enfrentou Cronos, depois entrou em guerra contra os Titãs por dez anos e seu reinado no Monte Olimpo. 

Quando conheceu os Eternos, Zeus e Athena marcaram uma reunião com Zuras e Azura. Notando a semelhança que eles possuiam, um pacto foi formado, ficando estabelecido que os heróis serviriam como representantes das entidades divinas. Após isso, Azura adotou o nome de Thena para honrar este laço. 

Apesar da paz que surgiu entre os povos, os Deuses se incomodaram com a maneira que os mortais passaram a cultuar os Eternos como divindades, o que desencadeou uma pequena guerra entre os dois grupos.

Com a ascensão do Cristianismo, Zeus e os Olimpianos se afastaram da humanidade, assumindo um papel mais distante dos acontecimentos mundanos. Eventualmente, ao longo de algumas histórias, os Deuses deixam este seu “exílio” autoimposto e acabam participando de certos eventos. 

Recentemente, Zeus e os Olimpianos foram destronados por Nix, a Deusa da noite. Depois do massacre causado por ela, várias divindades renasceram em sua verdadeira forma — mas sem qualquer apreço pela humanidade –, motivo pelo qual precisaram ser paradas pelos heróis da Marvel. Assim, em Guardiões da Galáxia Vol. 6 #12, história publicada em março de 2021, escrita por Al Ewing e com as artes de Juan Cabal, os Guardiões da Galáxia mataram diversos Deuses e acabaram exilando Zeus para uma dimensão sombria. 

Na Marvel, Zeus possui uma série de habilidades, como controle climático 

Com um vasto leque de poderes, Zeus possui super-força e velocidade, fator de cura, imortalidade, magia, metamorfose, projeção de energia, ressureição, invulnerabilidade, eletrocinese e precognição. 

Como é Zeus em Thor: Amor e Trovão? 

Zeus por Russel Crowe em Thor: Amor e Trovão

Ainda não vimos exatamente como Zeus será em Thor: Amor e Trovão. O personagem aparece brevemente no trailer mais recente do filme, cercado por belas mulheres e tendo uma personalidade mais irreverente e debochada, algo que podemos notar quando ele deixa Odinson nu. 

O que chamou a atenção — e gerou criticas — foi seu visual: Zeus não é musculoso e jovial no filme, mas sim um homem de meia-idade acima do peso, sendo interpretado pelo aclamado Russell Crowe

Mas afinal, Zeus é fiel em Thor: Amor e Trovão? Mesmo que tenhamos visto tão pouco da divindade, já é possível imaginar que não haverá fidelidade entre os mitos e o personagem do filme. Uma vez que nenhuma divindade da Marvel é fiel aos mitos

De Odin, Thor, Hela e Loki para Khonshu, Ammit e Taweret, o MCU não tenta retratar divindades de uma forma fiel aos mitos de suas culturas — nem mesmo tenta fazê-los exatamente fiel aos quadrinhos. O que temos são versões caricatas, exageradas e divertidas dessas figuras, que abrilhantam as telas em todo seu poder e humor. 

Portanto, se você espera fidelidade em um filme do MCU (especialmente em um filme de Taika Waititi, conhecido por sua veia cômica única e maravilhosa), é bom diminuir suas expectativas e procurar pelos Deuses em livros clássicos como Ilíada e A Odisseia. 

——

Fontes: 

HOMERO. A Ilíada. 

HOMERO. Odisseia

HESÍODO. Teogonia

THEOI. Zeus.

WILLIAMS, Craig. Homossexualidade Romana. 1999.