Soldado Invernal: Todos os poderes e habilidades do personagem

Capa da Publicação

Soldado Invernal: Todos os poderes e habilidades do personagem

Por Gus Fiaux

De grande herói da Segunda Guerra Mundial ao assassino frio e calculista, Bucky Barnes é um dos personagens mais complexos do Universo Marvel. Ele possui uma história tensa e cheia de reviravoltas, sendo transformado em uma máquina de homicídios devido à lavagem cerebral feita pela União Soviética nos anos em que foi dado como morto.

Assumindo o manto de Soldado Invernal, ele possui muitos conhecimentos de batalha, e até mesmo alguns superpoderes que vão além de seu icônico braço mecânico. Pensando justamente nisso, preparamos uma lista explicando todos os poderes e habilidades do Soldado Invernaltanto nos quadrinhos quanto nos cinemas!

Imagem de capa do item

Treinamento de combate

Muito antes de se tornar o temível Soldado Invernal, Bucky Barnes era um garoto que se tornou parceiro do Capitão América em suas missões mais perigosas na Segunda Guerra Mundial. Criado em quartéis do exército norte-americano, Bucky foi treinado em diversos tipos de combate, tanto armado quanto físico, tornando-se um excelente lutador marcial.

Não apenas isso, o garoto aproveitava seu corpo pequeno para fazer as mais diversas acrobacias e piruetas, o que dificultava a mira de seus adversários no meio da guerra. Porém, essa maestria acrobática acabou servindo também em outros contextos, sobretudo quando Bucky precisava usar táticas furtivas para despistar ou enganar os soldados inimigos.

Imagem de capa do item

Maestria com armas

Como dito anteriormente, Bucky também possui uma maestria surpreendente de vários tipos de armas. Ele sabe lutar com armas brancas, como canivetes, facas e bastões, mas talvez seja melhor conhecido pelo uso de armas de fogo. Ao longo dos anos, ele já usou incontáveis pistolas, revólveres, fuzis, metralhadoras e rifles, além de bazucas e granadas.

Outro detalhe curioso: desde criança, Bucky sempre treinou com o escudo de vibranium usado pelo Capitão América - tanto que, em diversas missões da dupla, os dois revezavam em jogar o escudo em seus inimigos. Esse treino foi bem útil após a Guerra Civil das HQs, quando o próprio Bucky tomou o posto do Sentinela da Liberdade depois da "morte" de Steve Rogers.

Imagem de capa do item

O famoso braço mecânico

Desde que fez seu retorno aos quadrinhos em 2004, o Soldado Invernal é bem conhecido por ostentar um lindo braço mecânico prateado ornado com uma estrela vermelha. Esse braço foi desenvolvido pelo Departamento X da União Soviética e foi ligado cirurgicamente a Bucky Barnes para poder substituir o membro que ele havia perdido em uma explosão.

O braço biônico confere a ele uma força sobre-humana bem avançada. Com esse braço, ele é capaz de levantar quase 400 quilos sem fazer muito esforço. Além disso, ele é feito com uma liga metálica muito resistente, de modo que possa aguentar o dano de tiros e outros ataques, tendo utilidade similar à de um escudo.

Imagem de capa do item

Outras utilidades do braço mecânico

Quem só conhece o personagem nos filmes pode não saber, mas os poderes do braço vão muito além da superforça ou resistência. Ele também possui vários aparatos tecnológicos, sendo capaz de se esticar para que o Soldado Invernal alcance áreas e inimigos distantes, além de conseguir gerar um pulso eletromagnético capaz de "fritar" sistemas eletrônicos.

Não bastasse isso, ele ainda possui alguns truques extras, como uma lâmina escondida que se projeta a partir do pulso, a capacidade de disparar raios e rajadas de energia, vários sensores e radares compactos que podem identificar alvos próximos e - um de seus recursos mais úteis -, a capacidade de recarregar armas automaticamente.

Imagem de capa do item

Táticas de espionagem e assassinato

Ao ser transformado em uma máquina de guerra pela União Soviética, Bucky Barnes também recebeu um novo treinamento para que pudesse cumprir as missões designadas a ele com completo sigilo e discrição. Assim, ele acabou se tornando um espião nato, realizando serviços para a KGB e inclusive chegou a ser instrutor da Viúva Negra na Sala Vermelha.

Junto com seu treinamento de espionagem, Bucky também foi transformado no assassino perfeito, não deixando traços ou vestígios em seus serviços. Ele virou uma espécie de lenda entre espiões do mundo todo, sobretudo graças à sua eficácia total quando o assunto era eliminar inimigos políticos e outros adversários de seus patrões.

Imagem de capa do item

Fórmula do Infinito

Nos quadrinhos, o Soldado Invernal nunca chegou a receber o soro do super-soldado como Steve Rogers. Por isso, apesar da força propiciada por seu braço biônico, ele tinha apenas atributos médios de um ser humano. Porém, isso mudou após o evento A Essência do Medo, onde ele quase morreu pelas mãos da filha do Caveira Vermelha.

Para socorrê-lo, Nick Fury deu a ele a Fórmula do Infinito, o soro que ele mesmo usava para retardar seu envelhecimento. Essa fórmula não apenas conferiu a Bucky a capacidade de se regenerar de quase qualquer ferimento, como também aumentou consideravelmente suas habilidades físicas e sua durabilidade em combate.

Imagem de capa do item

Universo Cinematográfico da Marvel

Nos cinemas, o personagem tem quase tudo que sua versão dos quadrinhos possui. Ele também possui um forte treinamento com armas de fogo, além de ter maestria no uso de armas brancas - basta lembrar a cena da faca, um dos melhores momentos de Capitão América: O Soldado Invernal. Seu braço mecânico, no entanto, é mais limitado em seus recursos e utilidades.

Ainda assim, após ter perdido o braço em Capitão América: Guerra Civil, ele acabou ganhando um membro feito de vibranium em Wakanda (ou seja, muito mais resistente e poderoso). Para finalizar, ele também recebeu doses de uma variante do soro do super-soldado feito pela HIDRA, o que o torna tão poderoso, forte e resistente quanto o próprio Capitão América.