Capa da Publicação

Valquíria: Tudo sobre a heroína da Marvel

Por Gus Fiaux

Ao longo de décadas, o Universo Marvel nos presenteou com diversos heróis mitológicos bem interessantes, tudo a partir das épicas histórias do Thor. Quando Asgard foi trazida para esse universo, tivemos uma profusão de heróis e vilões mágicos que tinham fortes raízes na mitologia nórdica – e isso inclui as Valquírias.

Guerreiras imortais criadas pelo Pai-de-Todos, as Valquírias eram responsáveis por levar as almas dos mortais caídos até Valhalla – mas elas também já tiveram uma vasta carreira heroica nos quadrinhos. Depois do novo trailer de Thor: Amor e Trovão, separamos tudo o que você precisa saber sobre as Valquírias da Marvel!

Importante: embora as Valquírias sejam um grupo de guerreiras, a mais conhecida delas se tornou Brunnhilde, que liderava o esquadrão criado por Odin. A maior parte da lista é sobre essa personagem, mas trouxemos algumas informações sobre outras Valquírias bem importantes da Casa das Ideias!

Imagem de capa do item

Primeira aparição e criadores da Valquíria

As Valquírias como conhecemos foram apresentadas pela primeira vez em Journey Into Mystery #91, publicada em fevereiro de 1963. O conceito foi trazido da mitologia nórdica e reapropriado nos quadrinhos por Larry Lieber, Stan Lee e Joe Sinnott. Porém, em suas primeiras aparições, elas eram apenas guerreiras sem nome que lutavam por Asgard.

Por outro lado, a mais famosa das Valquírias só foi introduzida cerca de uma década depois. Brunnhilde fez sua estreia em Defenderes #4, que foi publicada em novembro de 1972. A personagem foi criada por Sal Buscema e Steve Englehart e teve boa parte de sua origem contada na revista dos Defensores, equipe da qual fez parte.

Imagem de capa do item

Origens de Brunnhilde

Originalmente, há mais de um milhão de anos, Brunnhilde era uma mera princesa de uma cidadela em Asgard, onde vivia feliz com Sigmund, seu esposo. Certo dia, Sigmund morreu em combate e Odin, piedoso com a jovem viúva, decidiu transformá-la em uma Valquíria, para que pudesse levar as almas dos caídos em batalha para Valhalla, o "paraíso" asgardiano.

A partir daí, ela passou a liderar o esquadrão das Valquírias, mulheres e deusas-guerreiras que deviam percorrer os campos de batalhas, à procura de mortais que fossem dignos para alcançar esse destino final. Com o passar dos anos, Brunnhilde também se aventurou entre os mortais humanos, tornando-se uma heroína para o povo de Midgard - a Terra.

Imagem de capa do item

Outras Valquírias da Marvel

Ainda que Brunnhilde seja a mais famosa das Valquírias, justamente por ter sido a primeira delas a ganhar destaque, a Marvel Comics introduziu várias heroínas que faziam parte do esquadrão da guerreira - inclusive as que foram selecionadas em Midgard para defender Asgard e enviar os mortais para o Valhalla.

Entre as mais famosas, temos a Miragem dos Novos Mutantes, que virou uma Valquíria após resgatar um cavalo alado em Asgard, sendo abençoada por Odin logo em seguida. Além dela, temos Jane Foster, que após suas aventuras como a Poderosa Thor, se fundiu ao espírito das Valquírias caídas e se tornou a mais nova Valquíria da Marvel.

Mas elas também não são as únicas. Na revista Destemidas Defensoras, o grande plano de Brunnhilde era fazer um grupo de Valquírias humanas, com a participação de heroínas como Misty Knight, Elsa Bloodstone, Ren e até mesmo deusas de outros panteões, como Hipólita. Além disso, nas HQs recentes conhecemos Rūna, uma das nove Valquírias originais.

Imagem de capa do item

Equipes da Valquíria

Desde sua primeira aparição, Brunnhilde já atuou junto de várias equipes super-heroicas, a começar pelos Defensores. A heroína foi uma adição crucial para o grupo e permaneceu vários anos ao lado deles. Muitos anos depois, ela formou sua própria versão do time (as Destemidas Defensoras que já mencionamos anteriormente), apenas para criar novas Valquírias.

Mas não é só isso: Brunnhilde também integrou os Vingadores Secretos do Capitão América e já fez parte das Senhoras Libertadoras. Há pouco tempo atrás, ela esteve nos Asgardianos da Galáxia, um grupo cósmico de heróis do Reino Dourado.

Quanto às outras Valquírias, a única que se destaca em algum grupo é Dani Moonstar, que fez parte dos Novos Mutantes ao mesmo tempo em que agia como uma Valquíria.

Imagem de capa do item

Poderes e habilidades da Valquíria

Nos quadrinhos da Marvel, a Valquíria original possui várias habilidades ligadas à sua fisiologia asgardiana. Por conta disso, ela tem superforça, além de resistência, velocidade, agilidade, reflexos e longevidade sobre-humana. Além de tudo isso, ela também tem um fator de cura que a permite se recuperar de golpes mortais.

Porém, tanto Brunnhilde quanto as demais Valquírias compartilham de um dom em comum: a percepção da morte. Dessa forma, ela consegue sentir quando uma pessoa próxima vai morrer, através de uma "aura" que se forma ao redor da possível vítima. Por fim, elas também são capazes de viajar por teleporte, e usam isso para se aproximar dos caídos mais rapidamente.

Imagem de capa do item

Armas e montarias

Ainda que consiga vencer combates na força bruta, Brunnhilde conta com alguns aparatos especiais na hora de partir para a ação. Para começar, não devemos esquecer de seu cavalo alado, Aragorn, que foi desenvolvido por engenharia genética e dado de presente à heroína pelo Cavaleiro Negro, que era um de seus maiores aliados.

Além disso, ela usa a Presa de Dragão, uma arma mística forjada a partir do dente de um dragão extradimensional, além de uma lança de ferro. Outras Valquírias também possuem seus próprios equipamentos: Dani Moonstar usava arco-e-flecha, Jane Foster possui asas acopladas ao seu traje, e Rúna era a usuária original do machado Jambjorn, que depois foi usado por Thor.

Imagem de capa do item

Adaptações da Valquíria

Por ser uma personagem bem ligada ao cânone do Thor, a Valquíria já apareceu em diversas animações e jogos estrelados pelo Deus do Trovão. Um bom exemplo disso são os filmes Thor: Contos de Asgard e Hulk vs. Thor, além das séries animadas Vingadores: Os Heróis Mais Poderosos da Terra e Esquadrão de Heróis.

No mundo dos games, a personagem já deu as caras de diversas formas. Ela aparece como NPC em Marvel: Ultimate Alliance e como suporte em Marvel Heroes. Ela também esteve nos extintos Avengers Alliance e Avengers Academy.

O jogo Marvel Future Fight trouxe a versão do MCU da heroína, e deu a ela uma skin baseada em Brunnhilde. Já os jogos Puzzle Quest e LEGO Marvel Super Heroes 2 trazem apenas a versão do MCU dela, sem skins alternativas.

Imagem de capa do item

Valquíria no Universo Cinematográfico da Marvel

Por fim, não podemos nos esquecer de falar do papel da Valquíria nos filmes que compõem o Universo Cinematográfico da Marvel. Uma versão da heroína foi apresentada em Thor: Ragnarok, interpretada por Tessa Thompson. Aqui, não sabemos qual é a identidade dela, embora seu visual tenha servido de base para a criação de Rúna nas HQs.

No filme, podemos ver que havia um grande esquadrão de Valquírias, e todas foram dizimadas por Hela - inclusive, havia uma muito parecida com a Brunnhilde das HQs. Desde então, a Valquíria já esteve em Vingadores: Ultimato e vai retornar em Thor: Amor e Trovão.

Em sua trama, desde que Thor deixou o planeta para se aventurar ao lado dos Guardiões da Galáxia, a Valquíria se tornou Rei de Nova Asgard, um local na Terra que conta com os sobreviventes do Reino Dourado. No novo filme do Deus do Trovão, sabemos que a heroína estará em busca de uma rainha para si...

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux