Os 10 Asgardianos mais poderosos do Universo Marvel!

Capa da Publicação

Os 10 Asgardianos mais poderosos do Universo Marvel!

Por Gus Fiaux

O Universo Marvel é repleto de mitos e lendas, alguns dos quais surgidos em mitologias existentes em nosso universo. Os deuses asgardianos são exemplo dessa retomada mítica.

Para essa lista, selecionamos dez personagens com grandes níveis de poder que nasceram em Asgard ou foram criados no Reino Dourado, ganhando cidadania asgardiana. Estamos descontando seres inanimados – como o Destruidor – e personagens que já morreram – como Bor, o pai de Odin.

Imagem de capa do item

Lady Sif

Uma das guerreiras mais vorazes e letais de Asgard, Lady Sif é também um pináculo central nas histórias do Deus do Trovão, ocasionalmente servindo como interesse amoroso do filho de Odin. Famosa por suas habilidades de combate, ela está sempre ao lado dos Três Guerreiros e possui uma espada encantada que a ajuda bastante em suas missões.

Dada como presente pelo próprio Odin, a arma é capaz de cortar pelo próprio tecido da realidade, o que a torna capaz não apenas de enfrentar impiedosamente seus inimigos, como também viajar entre dimensões e abrir portais entre os diversos reinos interligados por Yggdrasil, a Árvore-Mundo.

Imagem de capa do item

Aldrif (Angela)

Uma das mais recentes adições ao cânone da Marvel Comics, Angela - batizada como Aldrif Odinsdottir - é a irmã mais velha de Thor, tendo nascido antes mesmo do deus da guerra Tyr. Ela seria, de acordo com a linhagem natural, a sucessora de Odin e governante de Asgard, porém, foi raptada no meio do conflito entre os asgardianos e o povo-anjo de Parayzo, o décimo reino. Odin pensou que ela houvera sido assassinada, e por conta disso, baniu o décimo reino da Árvore-Mundo, tornando-o um local desolado e desconhecido.

Criada como um anjo, porém sem asas, ela se tornou uma letal caçadora, liderando esquadrões assassinos entre os seus companheiros de Parayzo. Quando cresceu, ela foi encontrada pelos Guardiões da Galáxia, e muito tempo depois, quando seu reino foi redescoberto por Thor e Loki, ela retornou ao cerne do Universo Marvel, encontrando Odin, embora ainda recuse a paternidade do Pai-de-Todos.

Imagem de capa do item

Heimdall

Irmão mais velho da Lady Sif, Heimdall é o eterno vigia do Reino Dourado. Desde seu nascimento, ele era capaz de ver e escutar qualquer coisa que acontecesse em toda a criação, o que o tornou uma escolha óbvia para ser o guarda da Bifrost, a ponte do arco-íris que conecta Asgard à Terra e, ocasionalmente, a outros mundos.

Além disso, ele é reconhecido por sua potência em combate, o que torna um exército de um homem só na defesa da linha de frente de Asgard. Para ajudá-lo em seu dever, ele possui a espada cósmica Hofund, que possui a capacidade de drenar energia das próprias estrelas, gerando fogo espacial em sua lâmina.

Imagem de capa do item

Encantor

Adentrando o reino da magia bruta, encontramos Amora, mais conhecida por seu nome vilanesco, Encantor. Sempre arquitetando seus planos ao lado de seu capanga, o Executor, a feiticeira é dotada de grande poder místico, e mais de uma vez conseguiu chegar a derrotar Thor e seus aliados.

Além de poder disparar rajadas de energia mágica, ela também possui um forte poder atrelado à sedução, o que a torna capaz de fazer com que homens caiam sobre seus encantos e fiquem vulneráveis a qualquer ordem que ela possa transmitir. Além disso, ela é capaz de criar ilusões e transfigurar seus oponentes.

Imagem de capa do item

Valquíria

Batizada ao nascimento como Brunnhilde, a valorosa guerreira foi escolhida pelo próprio Odin para liderar o exército das Valquírias, gloriosas amazonas responsáveis por levar os caídos em guerra ao paraíso de Valhalla. Esse título conferiu a ela força sobre-humana, durabilidade e uma percepção aguçada para a morte, de modo que ela é capaz de sentir quem, entre seus companheiros de batalha, está prestes a morrer.

Mas não apenas uma guerreira de Asgard, a Valquíria também já deixou o Reino Dourado diversas vezes para batalhar na Terra, contra vilões e forças malignas que ameacem o reino de Midgard. Em sua jornada, ela ganhou a espada mágica Presa de Dragão do Doutor Estranho e o cavalo alado Aragorn do Cavaleiro Negro, e usa os dois para combater ameaças e liderar seu exército de Valquírias.

Imagem de capa do item

Cul Borson

As lendas mais antigas do povo nórdico contam a história de uma temerosa Serpente destinada a trazer o fim do mundo. Ela também será responsável pela morte de Thor, que após enfrentá-la e derrotá-la, dará nove passos e cairá morto no chão. O que o Deus do Trovão não poderia imaginar é que a Serpente era seu tio, Cul Borson, um ancestral deus do medo asgardiano.

Deixado para morrer por seu próprio irmão, que acabou acidentalmente usurpando o trono, Cul acabou encontrando um grupo de gigantes e os matando, bebendo o sangue de cada um deles e adquirindo poderes formidáveis, capazes de transmitir terror em escala mundial. Milênios depois, ele foi redescoberto por Pecado, a filha do Caveira Vermelha e, juntos, eles quase mergulharam a terra num reino de terror e caos. Após ser derrotado, ele se reaproximou de Odin, e hoje, os dois chegam perto de serem aliados.

Imagem de capa do item

Freyja

Asgard possui um Pai-de-Todos, e por mais poderoso que ele seja, ainda precisa de uma Mãe-de-Todos para transmitir sua linhagem e governar o reino. É aqui que entra Freyja Freyrdottir, comumente chamada de Frigga. Juntamente com Idunn, sua tia, e Gaia, a mãe de Thor, ela é uma das três Mães Supremas, e na ausência de Odin, passou a governar Asgard, trazendo prosperidade para seus compatriotas.

Apesar de ser pouco vista como guerreira, foi graças aos esforços de Freyja que muitas batalhas foram vencidas, como as pelejas contra os Gigantes do Gelo e contra os anjos de Parayzo. Freyja, além de outros atributos dos asgardianos, é uma poderosa feiticeira, conseguindo manipular energias místicas em suas formas mais primitivas.

Imagem de capa do item

Thor Odinson

Filho de Odin, Deus do Trovão e lutador nas maiores guerras de Asgard, Thor é um dos guerreiros mais poderosos do Reino Dourado. Ele possui a capacidade de manipular padrões climáticos, além de possuir super-força e outros atributos físicos de sua raça. Quando em posse de Mjölnir, o herói é capaz de voar, abrir portais entre dimensões e canalizar trovões e raios, além de poder acessar a Força-Odin.

E mesmo quando perdeu sua dignidade e não pôde mais usar seu martelo encantado, o deus não perdeu seu poder. Em vez disso, passou a empunhar Jambjorn, um machado tão poderoso que era capaz de romper a couraça dos divinos Celestiais.

Imagem de capa do item

Loki

Nascido no reino gelado de Jotunhein e filho do gigante do gelo Laufey, o Deus da Trapaça foi tomado por Odin e criado como um cidadão asgardiano, para que pudesse simbolizar a trégua entre os dois reinos. Porém, a maldade já estava escrita em seu sangue. O vilão é um dos seres mais poderosos de todo o Universo Marvel, sendo capaz de acessar magia bruta e fazê-la obedecer seus interesses.

Um mestre das ilusões, ele é o responsável por grandes catástrofes na história do Reino Dourado, e conforme as lendas, será a peça central que irá desencadear o Ragnarök, o apocalipse dos deuses nórdicos. Mais poderoso que isso, ele também é o Deus das Histórias, podendo moldar passado, presente e futuro com a força de sua vontade.

Imagem de capa do item

Odin Borson

Apenas um asgardiano pode superar o poder e a inteligência de Loki, superar a força e as habilidades de Thor e controlar o Reino com mão de ferro, e esse é Odin Borson, o Pai Supremo. Ele já governou Asgard por milênios, ensinou a Thor boa parte de tudo que o Deus do Trovão sabe e sempre foi piedoso com Loki. Seu poder é tão vasto que recebe um nome próprio: A Força-Odin.

Para se ter uma noção de seu poder, o Pai Supremo é capaz de enfrentar de igual para igual entidades como o Aniquilador, Thanos e Galactus. Ele não apenas é um mestre da magia, como também pode ler mentes, teletransportar grupos de pessoas, disparar rajadas destruidoras de energia e moldar a realidade, o tempo e o espaço.