Capa da Publicação

Arquivos Legionários: Guia Básico de Ronan, o Acusador!

Por Gus Fiaux
Imagem de capa do item

Histórico

Ronan apareceu pela primeira vez em Fantastic Four #65, de agosto de 1967, criado por Stan Lee e Jack Kirby.

O personagem apareceu pela primeira vez como vilão. Isso se manteve até arcos mais recentes, em que ele se mostrou um verdadeiro herói.

Imagem de capa do item

Origem

Ronan é um guerreiro Kree que acabou se tornando membro da Tropa de Acusadores, a principal corporação de cumprimento da lei do Império Kree.

Uma vez, ele chegou a impedir um cruzador Skrull de adentrar o espaço Kree, e foi promovido a Acusador Supremo por conta disso. Ele se tornou segundo em comando do Império Kree, e por não gostar de receber ordens da Inteligência Suprema, chegou a causar uma guerra civil no Império.

Seu primeiro encontro com os heróis da Terra foi com o Quarteto Fantástico, quando eles derrotaram um sentinela Kree espreitando o planeta.

Imagem de capa do item

Personalidade

Como todo militar, Ronan é altamente disciplinado e não espera menos de seus inimigos ou colegas de batalha. Ele é grande devoto do Império Kree, mas como membro da aristocracia (os Kree de pele azul), ele preconceituosamente exclui a outra raça de Kree, ou fazia, até antes de mudar sua personalidade e virar um herói para seu povo em todos os sentidos da palavra.

Imagem de capa do item

Poderes

Ronan é um Kree melhorado ciberneticamente. Com isso, ele possui super-força, é imune a doenças e toxinas.

Além disso, ele possui super-inteligência e é treinado em combate corporal e com armamentos.

Imagem de capa do item

Fraquezas

Durante muito tempo (até hoje, na verdade), a maior fraqueza de Ronan foi sua arrogância. Tirando isso, ele possui todas as fraquezas de um Kree de pele azul normal.

Imagem de capa do item

Equipes

O personagem fez parte de algumas equipes durante sua vida. Ele já foi e é parte do Império Kree, especialmente da Tropa de Acusadores. Além disso, ele é do Conselho Galático, dos Aniquiladores e até mesmo da Família Real Inumana por seu envolvimento com a Cristal.

Imagem de capa do item

Inimigos

Antes de ser um herói, ele arranjava briga com heróis dispostos a se meter na frente dos Kree. Foi o caso do Quarteto Fantástico e do Capitão Mar-Vell.

Após se redimir, ele passou a enfrentar ameaças verdadeiramente malignas, como o Aniquilador, Thanos e a Falange.

Imagem de capa do item

Uniformes

O personagem é trajado com uma armadura de Acusador normal, conhecida pelo prolongamento da cabeça. A armadura normalmente é verde e consegue ajudar Ronan a carregar cerca de 80 toneladas.

Imagem de capa do item

Grande Momento

Ele ainda vive as repercussões de sua virada de lado, se tornando um herói não apenas para seu povo, mas também para a justiça universal. Grandes momentos do personagem se desdobram desde a época da Aniquilação até uma saga mais recente, Infinito.

Imagem de capa do item

Fora das HQs

Ronan já apareceu em alguns desenhos animados da Marvel, como na série do Surfista Prateado e em Os Vingadores: Os Heróis Mais Poderosos da Terra. Nos jogos, o personagem já apareceu em Marvel Avengers Alliance e em LEGO Marvel Super Heroes.

Nos cinemas, o personagem fez sua estreia em Guardiões da Galáxia, em 2014, onde foi vivido por Lee Pace.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux