10 coisas que você precisa saber sobre Hank Pym, o Homem-Formiga original!

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre Hank Pym, o Homem-Formiga original!

Por Gus Fiaux

Homem-Formiga, Gigante, Golias, Jaqueta Amarela, Vespa… é possível contar a história de Hank Pym apenas através das diversas facetas heroicas que ele já teve ao longo dos anos. Porém, esse membro fundador dos Vingadores é um herói bem trágico, cuja história já se arrastou por momentos sombrios.

De herói a vilão, o personagem teve um desenvolvimento errático e, apesar de ser adorado por alguns fãs, é odiado por boa parte do Universo Marvel. Mas, se você quer realmente descobrir mais sobre o Homem-Formiga original, aqui está sua chance, pois temos 10 coisas que você precisa saber sobre Hank Pym!

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Primeira aparição e criadores

Um dos primeiros personagens criados para o Universo Marvel, o cientista Henry "Hank" Pym surgiu em janeiro de 1962, através da revista Tales to Astonish #27. Em sua primeira aparição, ele apenas viveu uma história divertida, onde descobria as Partículas Pym e acabava parando em um formigueiro.

Ninguém sabia, analisando apenas a primeira edição da revista, que ele se tornaria um super-herói. A história foi feita levando em conta os diversos filmes de pessoas encolhidas da época, e parecia apenas uma anedota envolvendo um cientista... mas dali, nasceria a primeira encarnação do Homem-Formiga.

Imagem de capa do item

O Homem-Formiga

A história de Pym tem algumas viradas trágicas. Ele foi casado com uma mulher chamada Maria Trovaya. Quando os dois tiravam sua lua de mel na Rússia, ela foi raptada e dada como morta - embora tivesse sobrevivido e dado luz à filha do casal, Nadia Pym. Hank então voltou aos Estados Unidos e mergulhou em seu trabalho, se tornando um super-herói.

Como Homem-Formiga, Hank logo se apaixonou por Janet Van Dyne, uma amiga próxima. Ela acabou se tornando sua parceira de combate, a Vespa original, e os dois foram membros fundadores dos Vingadores. Nessa época, Hank ficou bem dividido entre sua carreira heroica e a ciência, enquanto Janet sempre quis viver a vida de uma heroína.

Imagem de capa do item

Entre o Golias e o Gigante

Conforme foi se tornando um membro mais fixo dos Vingadores, Pym descobriu que suas Partículas Pym não apenas serviam para provocar o encolhimento de seus usuários, mas também o crescimento. Assim, ele acabou fazendo a primeira mudança de sua identidade heroica, se transformando no Gigante.

Com as complicações da luta contra o crime, ele acabou dando uma pausa em sua carreira heroica, por achar que isso estava ameaçando a vida da Vespa. Ao retornar ao combate, ele trocaria novamente de título, virando o Golias. Curiosamente, Hank sempre retornava às suas identidades anteriores, como a do Homem-Formiga, sempre que era necessário.

Imagem de capa do item

O nascimento de Ultron

Em sua fase como Golias, Hank Pym começou sua jornada de queda nos quadrinhos. Ele estava desenvolvendo um sistema de inteligência artificial que pudesse ajudar a melhorar o mundo - e assim nasceu Ultron, um androide assassino que logo criou senciência e se revoltou contra seu "pai", desenvolvendo um Complexo de Édipo artificial.

Ultron logo se tornou um dos maiores inimigos dos Vingadores, e sua jornada está intimamente ligada com a vida de Hank Pym. Em boa parte das histórias em que o vilão aparece, ele é motivado pelo ódio ao seu criador - mesmo que Pym não esteja envolvido. Curiosamente, nos cinemas, Pym nem é membro fundador dos Vingadores e nem criador do Ultron.

Imagem de capa do item

O despertar do Jaqueta Amarela

Anos depois de ter criado o Ultron, Pym desenvolveu sua segunda criatura mais sombria nos quadrinhos: o Jaqueta Amarela. Ao experimentar uma série de compostos em si mesmo, ele acabou desenvolvendo uma personalidade secundária, bem mais agressiva, e que contava com novos poderes. Quando surgiu, o "herói" disse ter "matado o Homem-Formiga"

Mesmo aconselhado por seus amigos a largar essa identidade e se tratar, Pym se afundou cada vez mais na loucura, e acabou vivenciando um dos momentos mais chocantes das HQs: quando agrediu Janet Van Dyne, a Vespa. O casal chegou a se separar por um tempo, e só retornou muito tempo depois, quando Hank já tinha passado por tratamentos.

Imagem de capa do item

Em homenagem à sua esposa... o Vespa!

Na década de 2000, Pym passou por novos problemas. Ele foi substituído por um Skrull durante a Invasão Secreta - e isso acabou resultando na "morte" da Vespa, já que o impostor havia transformado a heroína em uma bomba atômica viva. Isso devastou o Pym verdadeiro, que passou meses deprimido.

Quando retornou à ativa, ele estava disposto a honrar sua esposa. Assumindo o nome Vespa, ele se tornou um dos líderes da Iniciativa - o grupo de heróis que havia assinado a Lei do Registro - e liderou os Poderosos Vingadores, ao lado de heróis como a Estatura, Mercúrio, Jocasta e Agente Americano.

Imagem de capa do item

Aventuras modernas

Nos últimos anos, Hank Pym passou por uma série de reformulações nas HQs. Com o fim da Lei do Registro, ele se tornou o professor da Academia dos Vingadores, e logo foi surpreendido pelo retorno de Janet Van Dyne, a Vespa original - que não havia morrido, mas estava presa no Microverso.

Ele foi um dos alvos da saga Era de Ultron, e graças a uma das viagens no tempo do Wolverine com a Mulher Invisível, ele acabou adquirindo um vírus que ajudaria a derrotar Ultron no futuro. Isso levou à criação de sua própria equipe, os Vingadores I.A., que servem para proteger as vidas artificiais.

Imagem de capa do item

A nova face do mal - Ultron Pym

Mais recentemente, Hank Pym voltou a ganhar destaque na graphic novel A Ira de Ultron, onde ele foi ao espaço para reencontrar sua cria, e acabou "se sacrificando" para tentar derrotá-lo. Infelizmente, no entanto, seu corpo foi destroçado e ele acabou se mesclando ao Ultron, se tornando um ciborgue.

Assim, ele retornou para a Terra, e tentou ganhar a confiança de Janet Van Dyne e dos Vingadores. Porém, Ultron começou a tomar controle, e ele aos poucos foi se tornando um vilão megalomaníaco e descontrolado. Atualmente, não sabemos quem está no controle do corpo - se é Hank, Ultron ou uma mistura corrompida dos dois.

Imagem de capa do item

Poderes e habilidades

Como descobridor das Partículas Pym, moléculas capazes de fazer seu usuário alterar de tamanho, Hank ganhou habilidades de encolhimento e crescimento sobre-humano - algo que é retido em todas as suas variações. Devido à exposição das partículas, ele pode acessar seus poderes a vontade, sem precisar usar dispositivos ou inalar a substância (como fazia no início).

Há, no entanto, diferenças entre cada versão. Como Jaqueta Amarela e Vespa, ele pode voar e disparar ferrões. Como Ultron, ele possui as habilidades do androide assassino. Em todas as versões, ele também pode se comunicar com formigas e outros insetos. E não podemos nos esquecer de como ele é um gênio tecnológico, especializado em biociência.

Imagem de capa do item

Nos cinemas

O herói já é uma figura solidificada no Universo Cinematográfico da Marvel. Interpretado por Michael Douglas, o Hank Pym dos cinemas é um cientista que desenvolveu uma tecnologia de encolhimento, mas que teve seu trabalho surrupiado e acabou criando alguns inimigos, como a S.H.I.E.L.D. e o Jaqueta Amarela - que nesse universo, é outro personagem.

Embora seja idoso atualmente, Pym foi o primeiro a usar o manto do Homem-Formiga, em aventuras que datam desde a década de 70. Ele deu fim à sua carreira heroica quando sua esposa, Janet Van Dyne, a Vespa original, acabou sendo presa no Reino Quântico. Porém, anos depois, ele reviveu o Homem-Formiga, passando o bastão para Scott Lang.