O que é a Eternidade nos quadrinhos da Marvel?

Capa da Publicação

O que é a Eternidade nos quadrinhos da Marvel?

Por Junno Sena

Atenção: Alerta de Spoilers!

Com momentos intensos, Thor: Amor e Trovão se debruça em diversos aspectos canônicos da Marvel. Entre Jane Foster como a Thor e Gorr, o Carniceiro dos Deuses, o novo filme de Taika Waititi traz uma curiosa e importante entidade dos quadrinhos da editora: a Eternidade.

Enquanto nos cinemas esse ser cósmico se tornou o meio para os objetivos do vilão, nos quadrinhos a entidade não possui a mesma função. Mas, a extensão do seu poder ainda é capaz de surpreender qualquer um dos deuses dos nove reinos.

Quem é a Eternidade nos quadrinhos da Marvel?

Visual da entidade Eternidade nos quadrinhos

Criada por Stan Lee e Steven Ditko, a primeira menção a Eternidade aconteceu em Strange Tales #134, em julho de 1965, mas ela apenas deu as caras em novembro daquele mesmo ano, em Strange Tales #138.

Sendo um elemento chave para esta aventura de Stephen Strange, durante o Arco da Eternidade, o Doutor Estranho parte em busca dessa entidade que personifica todo o universo. A série com dezessete capítulos ficou conhecida como uma das melhores do mago supremo, além de incorporar todo o visual psicodélico o qual o personagem ficou conhecido.

O encontro de Stephen Strange com a Eternidade

Porém, Eternidade está longe de ser a única grande entidade que encarna uma força cósmica. Junto de Infinidade, sua irmã gêmea, e o Tribunal Vivo, Eternidade é responsável por manter o universo livre de ameaças. Logo, é comum que esteja presente durante eventos cataclísmicos como diante de uma invasão de Dormammu ou Thanos.

Ao longo dos anos, já compartilhou histórias com o Quarteto Fantástico, Adam Warlock, os Vingadores, Pantera Negra e Homem-Formiga. Muito mais do que uma personificação, Eternidade é um conceito que, eventualmente, toma uma forma humana. Em Doctor Strange Vol. 2 #13, por exemplo, a entidade diz ter caminhado entre os humanos utilizando o nome de Adam Quadmon.

Quem é a Eternidade no Universo Cinematográfico da Marvel?

Visual oficial de Christian Bale como Gorr.

Já nos cinemas, a Eternidade promete ser um pouco diferente. Ao invés de manter a ordem do universo o qual é responsável, a entidade do Universo Cinematográfico da Marvel é como um “gênio dos desejos”. Tanto como um lugar quanto uma entidade, ela se mantém escondida, esperando que alguém chegue até ela e peça algo em troca.

Durante todo o filme, vemos o vilão Gorr tentar encontrar um jeito de alcançar essa entidade e pedir o fim dos deuses. Após ser persuadido por Jane e Thor, o carniceiro entende que o que procura é “Amor” e deseja o retorno de sua falecida filha.

Mesmo sendo quase onipotente, Eternidade não consegue realizar completamente o desejo de Gorr. Pelo contrário, a entidade se transforma na garota, carregando as memórias da filha de Gorr, mas também os poderes da Eternidade.

Thor: Amor e Trovão é a primeira vez que Eternidade ganha importância no Universo Cinematográfico da Marvel

Antes do quarto filme do deus asgardiano, essa entidade foi referenciada duas vezes. Durante o primeiro Guardiões da Galáxia, em um mural ao fundo do lugar onde Peter Quill rouba a orbe com a Joia do Infinito, é possível ver quatro entidades entalhadas. Estas sendo as quatro principais do universo Marvel: Morte, Entropia, Eternidade e Infinidade.

Já em Guardiões da Galáxia Vol.2, Ego, pai de Peter, mostra ao Senhor das Estrelas toda a extensão do universo. Nesse seguimento, os olhos se Peter refletem o cosmos e ele diz: “Eternidade”.

O novo filme do MCU não apenas colocou a figura no centro da trama, como também trouxe uma estética fiel a dos quadrinhos. Além disso, não é difícil imaginar que Love possa ter uma importância no futuro dos heróis da Marvel contra Kang, o Conquistador.

Aproveite e continue lendo: