Marvel faz acordo para usar a imagem de Stan Lee por vinte anos

Capa da Publicação

Marvel faz acordo para usar a imagem de Stan Lee por vinte anos

Por Gus Fiaux

Não há sombra de dúvidas, Stan Lee foi um dos maiores criadores da história dos quadrinhos. Ao lado de diversos artistas, ele ajudou a formular a Marvel Comics como conhecemos hoje, criando heróis como Homem-Aranha, os X-Men e os Vingadores. Infelizmente, o lendário artista faleceu em novembro de 2018, deixando para trás um rico legado.

Agora, a Marvel Studios e a Disney conseguiram firmar um acordo com a POW! Entertainment (companhia criada por Lee) e a Genius Brands, adquirindo os direitos de imagem do escritor por vinte anos. Agora, a Casa das Ideias é capaz de usar a aparência física, a voz, a assinatura e o nome de Lee em seus projetos.

Além disso, o acordo dá direito aos materiais de arquivo de Lee, como vídeos que ele gravou enquanto estava vivo e entrevistas, além de gravações de áudio que contenham participação do roteirista. Além dos filmes do MCU, o material pode ser usado em parques de diversãocruzeiros material licenciado vendido nesses locais.

A última participação de Lee em algum filme da Marvel havia sido em Homem-Aranha: Longe de Casa, lançado em 2019.

Os direitos de Stan Lee estavam com a POW! depois que o criador, ainda em vida, deixou um contrato cedendo os direitos de suas criações fora da Marvel com a editora. Após sua morte, a filha de Lee tentou anular o contrato para que mantivesse os direitos consigo, mas a justiça norte-americana não aprovou o pedido.

No ano passado, a POW! e a Genius Brands se uniram e declararam a construção do “Universo Stan Lee“, uma franquia multimidiática com criações do roteirista. As duas empresas estão preparando alguma notícia grande para o final deste ano, quando teremos o centenário de Lee.

Na internet, a notícia tem sido recebida de forma mista pelos fãs. Enquanto alguns estão empolgados com a possível presença de Stan Lee em novos projetos, muitos apontam para a questão antiética por trás de colocar o criador em novos filmes a partir de efeitos visuais, o que seria desrespeitoso com seu legado.

O lançamento mais recente da Marvel Studios é Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, atualmente em cartaz nos cinemas.

Abaixo, confira também: