Peter Quill: Tudo sobre o Senhor das Estrelas dos Guardiões da Galáxia

Capa da Publicação

Peter Quill: Tudo sobre o Senhor das Estrelas dos Guardiões da Galáxia

Por Gus Fiaux

Nos últimos anos, os Guardiões da Galáxia se tornaram uma das maiores franquias da Marvel, principalmente graças à sua participação nos cinemas. Os heróis desajustados e incompreendidos se tornaram um dos carros-chefes da editora, e parte desse sucesso está em Peter Quill, o aventureiro espacial que conhecemos como Senhor das Estrelas. 

Nas HQs, o personagem tem uma história bem interessante e também muito diferente de sua versão no Universo Cinematográfico da Marvel, com muitas reviravoltas e uma briga familiar com seu pai tirânico. E aqui, você vai ver tudo o que precisa saber sobre o Senhor das Estrelas da Marvel!

Imagem de capa do item

Primeira aparição e criadores do Senhor das Estrelas

A primeira aparição de Peter Quill nos quadrinhos aconteceu em 1976, na revista Marvel Preview #4, e o herói foi uma criação de Steve Gan e seu xará, Steve Englehart. Nessa época, o personagem não fazia parte dos Guardiões da Galáxia e tinha toda uma história de origem diferente, quase um explorador espacial vindo da Terra.

No entanto, essa primeira versão do personagem logo passou por uma série de retcons e passou a ser tratado como uma "versão alternativa" do herói, vindo da Terra-791. A versão 616 do personagem só foi aparecer em 2004 na revista Thanos Vol. 1 #. Essa versão foi "criada" por Keith Giffen e Ron Lim.

Imagem de capa do item

Origens de Peter Quill

Após o retcon que colocou sua primeira versão em um universo alternativo, Peter Quill teve sua origem recontada no Universo-616. Aqui, temos a noção de que ele é filho de Meredith Quill, uma humana normal, com um alienígena que estava na Terra. Peter passou anos sendo criado apenas pela mãe, já que o pai havia voltado para seu império no espaço.

Certo dia, alienígenas da raça Badoon chegaram à Terra e mataram a mãe de Quill, enquanto tentavam capturá-lo. Quill encontrou armas especiais que o ajudaram a deter os alienígenas. Eventualmente, ele entra para a NASA em busca de respostas sobre sua origem. Nesse período, ele roubou uma nave Kree e se mandou da Terra, passando a viver suas aventuras espaciais.

Imagem de capa do item

Equipes do Senhor das Estrelas

Não precisa ir muito longe para explicar toda a relação de Peter Quill com os Guardiões da Galáxia, já que o personagem virou a principal atração da equipe ao longo dos anos. Quill já esteve em várias formações do grupo e é sempre encontrado no posto de líder. Porém, ele também já esteve em outras equipes e até fez parte de alguns esquadrões bem importantes da Marvel.

Quill já chegou a integrar brevemente a Tropa Nova, e sempre participa de missões ajudando esse exército. Ele também já fez parte do Esquadrão Imperial Kree e da Guarda Imperial dos Shi'ar. Ele também fez parte da NASA e aprendeu muita coisa sobre tecnologia de espaçonaves. Durante um tempo, ele chegou a namorar e participar de missões com Kitty Pryde.

Imagem de capa do item

Relação familiar

Em Guardiões da Galáxia Vol. 2, conhecemos o pai de Peter Quill no Universo Cinematográfico da Marvel, e se trata de Ego, o Planeta Vivo, uma das entidades mais antigas dessa realidade. No fim, Ego quer absorver a energia cósmica em Quill, para que possa expandir seus próprios domínios para todos os planetas que já visitou.

Nos quadrinhos, a história é outra. O pai de Quill se chama J'Son e ele é o imperador de Spartax, um grande reino alienígena. Apesar de serem bem diferentes, a versão cinematográfica de Ego é bem inspirada por J'Son, que é um frequente antagonista dos Guardiões da Galáxia, sempre em busca de Peter para sucedê-lo como regente do Império Spartax.

Imagem de capa do item

Relacionamentos e sexualidade

Nos cinemas, Quill é conhecido por ter um relacionamento duradouro com a Gamora, uma de suas colegas de equipe - embora já seja estabelecido que, durante anos, o personagem foi um grande mulherengo que ficou com várias mulheres alienígenas. Nos quadrinhos, o personagem tem um lado bem conquistador, mas recentemente foi revelado como sendo bissexual.

Isso aconteceu em Guardians of the Galaxy Vol. 5, escrita por Donny Cates. Na trama, Quill passa anos preso em um universo alternativo e acaba desenvolvendo um relacionamento poliamoroso com um homem e uma mulher alienígena. Depois, ele volta para a Terra-616 e deixa seus amantes para trás. Curiosamente, há indícios de que ele, Nova e Gamora se tornaram um "trisal" ao fim do volume, depois de anos em um triângulo amoroso.

Imagem de capa do item

Poderes e habilidades de Peter Quill

Sendo um híbrido da raça humana e da raça Spartax, Peter Quill possui uma fisiologia alterada que o torna mais resistente que humanos normais. Ele é semi-imortal, já tendo vivido séculos em uma realidade alternativa sem envelhecer, além de possui reflexos sobre-humanos, sendo mais ágil na hora de enfrentar inimigos e vilões.

Ele também possui algumas habilidades cósmicas menores, como a geração de luz através de seu próprio corpo. Peter é mais conhecido por usar armas elementais, duas pistolas que pertenciam a J'Son e que são capazes de "conjurar" os quatro elementos. Elas também podem usar dois ou mais dos elementos ao mesmo tempo, para criar efeitos diferentes como gelo e lava.

Imagem de capa do item

Adaptações do Senhor das Estrelas

Grande parte dos fãs só foram conhecer o Senhor das Estrelas depois de sua aparição nos filmes dos Guardiões da Galáxia. Apesar disso, ele já apareceu também em outras adaptações da Marvel na televisão e nos jogos eletrônicos. Por exemplo, podemos citar títulos como Marvel Heroes, LEGO Marvel Super Heroes e o recente jogo Guardians of the Galaxy.

No campo das animações, ele já esteve em Os Vingadores: Os Heróis Mais Poderosos da Terra, Ultimate Homem-Aranha, Os Vingadores Unidos, Hulk e os Agentes de S.M.A.S.H. e em Marvel Disk Wars. Ele também está na série dos Guardiões da Galáxia, que é vagamente inspirada pela estética do MCU, apesar de se passar em outro universo.

Imagem de capa do item

Senhor das Estrelas no Universo Cinematográfico da Marvel

No Universo Cinematográfico da Marvel, o Senhor das Estrelas é vivido por Chris Pratt e fez sua primeira aparição em Guardiões da Galáxia, de 2014. O personagem logo conquistou os fãs com seu carisma, retornando de vez em Guardiões da Galáxia Vol. 2, onde descobrimos mais de suas origens e conhecemos seu pai, Ego.

Ele também esteve em Vingadores: Guerra Infinita e Ultimato, se aliando aos Heróis Mais Poderosos da Terra para enfrentar Thanos. Agora, sabemos que ele estará em Thor: Amor e Trovão (que estreia ainda essa semana) e já tem retornos marcados em Guardiões da Galáxia Vol. 3 e o Especial de Natal dos Guardiões da Galáxia.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux