10 coisas que você precisa saber sobre a Eternidade, da Marvel

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre a Eternidade, da Marvel

Por Gus Fiaux

A Marvel Comics sempre presenteou seus fãs com incríveis conceitos, especialmente no que diz respeito às Entidades Cósmicas. Elas simbolizam aspectos abstratos da realidade, como Lei, Ordem, Caos, Infinito e outros, todos personificados em seres conscientes.

Talvez, a mais importante dessas entidades seja Eternidadeque sempre teve um importante papel no Universo Marvelseja interferindo na realidade dos super-heróis ou apenas observando os acontecimentos de longe. E aqui, listamos dez curiosidades que você precisa saber a respeito desse ser ancestral!

Créditos: Marvel Comics
Imagem de capa do item

Origens e significado da Eternidade

Assim como tantos outros personagens cósmicos da Marvel, Eternidade é a representação de uma ideia abstrata. Ele representa tudo que existe no Universo-616, e portanto, seu corpo engloba todo o universo existente nessa realidade. Além dele, há uma Eternidade diferente para cada outra realidade do Multiverso, e juntas, essas entidades formam a Eternidade Multiversal.

Eternidade Multiversal veio juntamente com o surgimento da sétima encarnação do Multiverso, o que significa que cada versão anterior teve seu próprio conjunto de Eternidades. Posteriormente, as seis versões mais recentes da entidade se reúnem para tentar derrotar o Primeiro Firmamento, a encarnação do primeiro Multiverso da Marvel.

Imagem de capa do item

Habilidades e dons da Eternidade

Assim como boa parte das entidades cósmicas, Eternidade possui uma gama de poderes incríveis. Para início de conversa, ele possui um grau próximo de onipotência, podendo interferir em quase tudo à sua disposição dentro de sua existência, ainda que algumas manipulações possam torná-lo inativo, como foi o caso de Guerra Infinita.

Ele possui uma capacidade quase infinita de dominar e manipular energia, tempo, espaço, magia, matéria e até mesmo realidade, podendo forjar criações impossíveis. Além disso, seu domínio sobre o Universo-616 só é superado por outra criatura cósmica: o Tribunal Vivo, que também exerce poder sobre ele.

Imagem de capa do item

Habitat natural

Assim como outras entidades cósmicas, Eternidade habita no Sobreespaço. Trata-se de um espaço dimensional acima e à parte de todas as outras realidades do Multiverso Marvel. É um local constantemente retratado nos quadrinhos com fundos brancos, para representar seu vácuo infinito.

Entre outras pessoas que também vivem no Sobreespaço, pode-se citar Eon, Intermediário, Infinito, Tribunal Vivo e Morte, embora algumas dessas entidades também trafeguem por realidades menores. Poucos seres humanos já tiveram acesso ao Sobreespaço, dentre os quais, vale mencionar Hank Pym, o Homem-Formiga original e o Homem-Absorvente.

Imagem de capa do item

Eternidade e Infinito

Assim como outras encarnações anteriores do Multiverso, Eternidade não representa a realidade sozinho. Para isso, ele possui uma "irmã", chamada Infinito, com quem compartilha a responsabilidade de carregar o "peso" do universo. Unidos, eles são apenas um e ficam ainda mais poderosos do que são separados.

É dito que Infinito representa o espaço do Universo, assim como Eternidade, por sua vez, é a personificação do tempo. Apesar disso, os dois compartilham de elementos comuns um ao outro. Em termos de poderes, os dois possuem habilidades similares, embora a quase-onipotência de Infinito seja ainda mais limitada que a de Eternidade.

Imagem de capa do item

Árvore Genealógica

Junto com Infinito - e outras entidades primordiais -, Eternidade concebeu diversas outras entidades cósmicas que, assim como ele, representam conceitos abstratos. Entre esses seres, pode-se mencionar um grupo de entes que representa estados de consciência dos seres vivos: Eulogia, Entropia, Empatia e Epifania, entre outros.

Porém, seu filho mais "famoso" é Eon, concebido junto com Infinito e com o Eixo Celestial - outro nome dado a Yggdrasil, a Árvore-Mundo. Eon é uma entidade associada ao conceito do tempo. Ele foi responsável pela criação dos Braceletes Quânticos que dão poderes ao Quasar, um título cósmico passado para diversos heróis dentro do Universo Marvel.

Imagem de capa do item

O "Filho" Pródigo

Entretanto, talvez o filho mais importante de Eternidade seja uma criação "adotiva" sua. Trata-se de Galactus, que foi o único sobrevivente da Sexta Encarnação do Multiverso. Ele foi resgatado por Eternidade e incorporado ao Universo-616, embora exista versões diferentes do personagem habitando todo o Sétimo Multiverso.

Galactus e Eternidade nutrem uma relação de profundo respeito. O Titã Cósmico sabe que deve sua vida à entidade, enquanto Eternidade reconhece a importância de Galactus em trazer equilíbrio à vida no universo. Os dois já compartilharam alguns momentos juntos nos quadrinhos.

Imagem de capa do item

Histórias Estranhas

É dito nos quadrinhos que o primeiro ser humano a ter entrado em contato com a Eternidade foi o Doutor Estranho, em uma de suas histórias mais lembradas e aclamadas. Isso acontece quando Stephen Strange encontra a entidade e pede para que ele lhe dê mais poder para conseguir enfrentar Dormammu, que estava mantendo Clea em cativeiro.

Posteriormente, Eternidade chegou a ajudar o mago e o Ancião a restaurar todo o Planeta Terra após sua destruição nas mãos do Pesadelo. Desde então, Eternidade parece ser um aliado recorrente do Doutor Estranho, mesmo que esses dois personagens não se encontrem com tanta frequência.

Imagem de capa do item

O Desafio Infinito

A primeira vez que Eternidade entrou em verdadeiro perigo se deu em Desafio Infinito, quando Thanos coletou as seis Joias do Infinito e mudou a realidade à sua vontade. Nesse período, Eternidade deixou de existir por um curto período de tempo, enquanto o Titã Louco assumiu seu lugar como encarnação do Universo-616.

Posteriormente, quando Thanos foi derrotado, a Manopla do Infinito passou para as mãos de Adam Warlock. Ainda assim, para que mantivesse o mundo seguro de outro ataque como o de Thanos, Eternidade ficou responsável por controlar o objeto, jamais permitindo novamente que as Joias funcionassem unidas sob a tutela de um único usuário.

Imagem de capa do item

Outras Intervenções

Além disso, Eternidade já teve interferências em diversos eventos no Universo e já se relacionou diretamente com alguns personagens. Ele foi uma das figuras centrais no Julgamento de Reed Richards, onde ele permitiu que todos os seres vivos do Universo tivessem sua capacidade e pudessem enxergar o papel de Galactus no mundo.

Outros personagens com quem já chegou a se envolver foram Thanos e Deadpool, quando o Titã Louco usou seus poderes para impedir que o Mercenário Tagarela morresse. Ele também já encontrou Hank Pym no Sobreespaço, e agradeceu ao herói por ter ajudado a Terra a derrotar o maligno demônio Chthon, lhe dando o título de "Cientista Supremo".

Imagem de capa do item

Morte da Eternidade

Durante as mais recentes Guerras Secretas, como resultado das Incursões, a realidade foi sendo destruída aos poucos, de modo que restaram apenas a Terra-616 e a Terra Ultimate. Quando esses dois universos colidiram, o Doutor Destino criou seu próprio universo, composto por pedaços de diversas realidades.

Nessa época, a Eternidade entrou em estado catatônico e morreu, evento que foi testemunhado pelo Surfista Prateado e Dawn Greenwood. Ele foi substituído por uma encarnação do Mundo Bélico de Destino, que por sua vez, era "representado" por sua face. Após a reconstrução do universo pelo Senhor Fantástico, Eternidade voltou à vida e continua ativo.