10 coisas que você precisa saber sobre o Mandarim!

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre o Mandarim!

Por Gus Fiaux

Um dos maiores vilões do Homem de Ferro e de diversos outros heróis dos quadrinhos, o (verdadeiro) Mandarim está prestes a fazer sua estreia no Universo Cinematográfico da Marvel em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéisum dos filmes da Fase 4.

Com uma história de origem confusa e cheia de reviravoltas, o mestre dos Dez Anéis já foi um pouco de tudo – de inimigo místico a magnata poderoso. E agora, você pode conhecer um pouco mais sobre o personagem!

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Primeira aparição

O Mandarim fez sua estreia nas HQs em Tales of Suspense #50, publicada originalmente em fevereiro de 1964 - apenas onze meses após a estreia do Homem de Ferro. O personagem foi criado por Stan Lee e por Don Heck, que assumia a arte dos quadrinhos do herói na época. No entanto, algo curioso foi feito com o personagem.

No retcon mais recente da origem do Vingador Dourado, o personagem foi quem contratou o violento vietnamita para aprisionar Tony Stark (no Afeganistão, em vez do Vietnã, como na origem original do herói). Sua meta era conquistar diversas armas provenientes da empresa armamentista de Tony, as Indústrias Stark.

Imagem de capa do item

Encontros com o Vingador Dourado

No entanto, o Mandarim sempre teve planos para dominar o mundo ao seu redor, criando uma grande nação sob seu controle. A partir daí, ele decidiu que precisava de armamentos para lutar guerras no mundo contemporâneo - o que o forçou a sequestrar Tony Stark, como previamente mencionado.

Nesses primeiros anos da Marvel Comics, ele foi um inimigo frequente do Homem de Ferro, confrontando-o diversas vezes. Além disso, ele também se aliou a alguns vilões, como o Espadachim e até mesmo o Doutor Destino, enfrentando equipes de heróis como o Quarteto Fantástico e os Vingadores.

Imagem de capa do item

Fin Fang Foom

Certa vez, o Mandarim viajou até Chinatown, nos Estados Unidos, para encontrar um criminoso chamado Chen Hsu, que havia roubado um de seus anéis. Ele recuperou o anel, mas foi atacado por Chen, e acabou viajando para o Vale do Dragão Adormecido, onde acabou conhecendo um de seus aliados mais poderosos.

No local, ele encontrou Fin Fang Foom, uma besta extraterrestre pertencente à raça Makluan - que era mesma de Axonn-Karr, o portador original dos Dez Anéis. Ao conhecer o dragão, ele propôs um acordo para que os dois trabalhassem juntos, para que pudessem remodelar o mundo à sua vontade.

Imagem de capa do item

Magnata industrial

Muitos anos depois, ele passou por maus bocados, teve suas memórias apagadas e, quando as restaurou, se tornou um magnata industrialista conhecido como Tem Borjigin. Nesse período, ele conduziu diversas empreitadas malignas, inclusive se metendo com a criação do Vírus Extremis, que teve uma grande participação na história de Tony Stark.

Nesse período, ele chegou a perder os anéis e se aliou com diversos vilões, como Ezekiel Stane - o filho de Obadiah Stane, o Monge de Ferro -, Tufão, Nevasca e o Laser Vivo. No entanto, o personagem acabou sendo traído por seus companheiros, e morreu em combate contra Ezekiel.

Imagem de capa do item

Na mira do Justiceiro

Mais recentemente, o vilão foi trazido de volta à vida e participou da revista do Justiceiro. Embora as circunstâncias de seu retorno não tenham sido reveladas, ele ressurgiu com seus Dez Anéis e se tornou um aliado do Barão Zemo. Nesse período, ele também se tornou o representante da nação da Bagália nas Nações Unidas.

Temendo os propósitos malignos do vilão, Frank Castle roubou uma arma da HIDRA capaz de penetrar até mesmo escudos energéticos, e matou o Mandarim durante uma sessão da Assembleia Geral em Nova York. Curiosamente, o vilão só pretendia fazer com que a Bagália fosse reconhecida oficialmente pela ONU.

Imagem de capa do item

Poderes e habilidades

Os poderes do Mandarim derivam diretamente dos Dez Anéis - e cada um deles possui habilidades específicas. Um é capaz de fazê-lo se teletransportar, outro é capaz de criar disparos de energia. Além disso, há outros que podem fazê-lo ler as mentes de seus inimigos, disparar gelo e até criar um campo de escuridão. Aqui, você pode ler mais sobre eles.

Mas isso não é tudo. O vilão também teve uma boa dose de treinamento especial em combate, o que o torna um exímio artista marcial. Ele também possui inteligência sobre-humana e desenvolveu habilidades multilinguísticas. Vale lembrar que ele também consegue manipular a energia de seu próprio chi, aumentando ainda mais sua resistência.

Imagem de capa do item

No mundo dos games...

O personagem já apareceu como vilão em diversos jogos, sendo o mais notável Marvel Ultimate Alliance. No jogo, ele é um membro dos Mestres do Terror, até se rebelar contra o Doutor Destino e abandonar a equipe. Ele também esteve em games como Avengers Alliance e Marvel Heroes.

Por outro lado, talvez a maior participação do Mandarim se dê nos jogos da franquia LEGO. Ele esteve em LEGO Marvel Super Heroes e em LEGO Marvel's Avengers. Nos dois jogos, ele é um personagem jogável - algo que não acontece nos citados anteriormente - e possui várias versões, incluindo uma skin de Homem de Ferro 3.

Imagem de capa do item

Cinema e TV

O personagem também teve destaque nos filmes e séries da Marvel. Sua primeira aparição se deu no desenho The Marvel Super Heroes, que usava a técnica de motion comic (quadrinhos em movimento). Além disso, ele foi um vilão regular da série solo do Homem de Ferro, exibida de 1994 a 1996.

Entretanto, sua maior participação se deu na série Iron Man: Armored Adventures, que recriava a história do Vingador Dourado como um adolescente. Na série, ele é Gene Khan, um jovem que tenta ganhar a confiança de Tony Stark para depois traí-lo. Ele também esteve nos filmes animados O Invencível Homem de Ferro e Marvel Rising.

Imagem de capa do item

Universo Cinematográfico da Marvel

É importante deixar sua participação nos filmes do UCM em um item à parte. O personagem foi "introduzido" pela primeira vez em Homem de Ferro, graças à presença da organização terrorista Dez Anéis. No entanto, ele foi adaptado no terceiro filme do Vingador Dourado, onde sofreu uma reviravolta que revoltou alguns fãs.

No longa, o Mandarim não passa de uma "cortina de fumaça" usada por Aldrich Killian para ludibriar o mundo. Para isso, ele se aproveita do ator Trevor Slattery. Após a recepção negativa dos fãs, a Marvel Studios voltou atrás e deixou claro que existe um "verdadeiro" Mandarim, no curta Todos Saúdam o Rei. E a primeira aparição dessa versão do personagem fará sua estreia em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, onde será interpretado por Tony Leung.