Abominável: História, origem, poderes e mais sobre o vilão da Marvel

Capa da Publicação

Abominável: História, origem, poderes e mais sobre o vilão da Marvel

Por Arthur Eloi

O segundo trailer de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis surpreendeu não só pelo visual e pelas cenas de luta, mas também por mostrar o retorno do Abominável. O vilão monstruoso, apresentado em O Incrível Hulk (2008), passou mais de uma década fora das telas, mas lentamente volta às obras do MCU.

Para entender tudo sobre a criatura antes de vê-la nas produções do estúdio, reunimos abaixo tudo que você precisa saber sobre o Abominável!

Quem é o Abominável?

Antagonista recorrente do Hulk, o personagem tem origens levemente diferentes nas HQs e nos filmes da Marvel.

Apresentado em 1967, o Abominável logo se tornou um dos principais vilões do Hulk

Nos quadrinhos, o Abominável foi originalmente apresentado em 1967, nas páginas da edição #90 da Tales to Astonish, série da Marvel Comics com histórias do Hulk e de Namor. Muito da trama, inclusive, reflete o período em que foi escrita, levando em conta as tensões da Guerra Fria ao mostrar Emil Blonsky como um espião da União Soviética.

Nascido na antiga Iugoslávia, Blonsky se infiltra em bases militares norte-americanas para sabotar as armas de seus oponentes. Em uma dessas investidas, o espião dá de cara com o doutor Bruce Banner e sua tecnologia de raios gama. Na tentativa de sabotar a máquina, Blonsky acaba ativando o equipamento e sendo bombardeado com doses excessivas de radiação, o que o transforma no Abominável, uma versão ainda mais forte e grotesca do Hulk.

O Abominável foi criado pela dupla Stan Lee e Gil Kane, respectivamente roteirista e ilustrador da Tales to Astonish na época.

O quão diferente é o Abominável dos filmes?

A versão do vilão no MCU moderniza a origem do personagem, mas com alguns traços de sua criação soviética. Nos filmes, Emil Blonsky nasce na Rússia, mas é criado desde pequeno na Inglaterra. Desde cedo, se alista na marinha britânica, onde se torna um dos mais eficientes e habilidosos soldados, chegando até a recusar patentes mais altas só para poder continuar em campo, mesmo beirando os 40 anos.

Aqui, a origem do Abominável tem tudo a ver com a habilidade e a idade de Blonsky, que é recrutado para caçar Bruce Banner pelas ruas do Rio de Janeiro, sem sucesso em sua missão. Ao descobrir que Banner é o Hulk, Emil Blonsky vê a oportunidade de ser injetado com uma pequena dose do soro de Super Soldado, o mesmo utilizado na criação do Capitão América durante a Segunda Guerra Mundial. O soro aumenta sua velocidade e força, mas não impede que ele seja esmagado pelo Hulk em confronto.

Capaz de se regenerar, o soldado fica cada vez mais ambicioso por poder e por acabar com o Gigante Esmeralda, recebendo uma segunda dose maior do soro. Dessa vez, porém, a injeção começa a causar deformações em seu corpo. O que ativa de vez sua transformação no Abominável é quando se injeta com o sangue radioativo de Bruce Banner que, quando combinado com o soro, cria uma mutação monstruosa, que lhe deixa gigante, cinzento e ainda mais forte que o herói.

Visual do Abominável nos filmes da Marvel

Quais são as rivalidades do Abominável nas HQs?

Por ser uma versão perversa do Hulk, é muito mais comum que o vilão seja usado contra o Gigante Esmeralda, mas o Abominável está há tanto tempo nas HQs da Marvel que, ao longo dos anos, já deu trabalho para muitos outros heróis.

Três anos após sua criação, em 1970, o Abominável se tornou vilão do Thor. Já em 1989, o antagonista foi revivido como um servo de Ghaur e Llyra para aterrorizar o Homem-Aranha e a Mulher-Hulk.

Além disso, o Abominável já bateu cabeças com o Motoqueiro Fantasma, Namor, e com os X-Men.

Quem interpreta o Abominável no MCU?

Nos filmes, o Abominável é interpretado por Tim Roth. O ator é conhecido por atuar nas obras do diretor Quentin Tarantino, como Cães de Aluguel (1992), Pulp Fiction (1994) e Os Oito Odiados (2015), além de também estrelar a série Lie to Me, e dar as caras em Twin Peaks: O Retorno, e muito mais. Roth também reprisou seu papel de Abominável para a adaptação do filme para os videogames, lançado em 2008 para PC, PS2, PS3, Nintendo Wii e Xbox 360.

Tim Roth vive Emil Blonsky/Abominável no MCU

Curiosamente, na época que o Abominável deu as caras nas telonas, o Hulk era vivido por outro ator. Em O Incrível Hulk, o herói é interpretado por Edward Norton, de A Outra História Americana (1998) e Clube da Luta (1999). Norton ficou no posto por um único filme, e a partir de Os Vingadores (2012) quem assumiu o manto foi Mark Ruffalo, que fez seu nome em comédias românticas como De Repente 30 (2004) e E Se Fosse Verdade (2005).

Apesar da mudança, O Incrível Hulk ainda é considerado cânone no Universo Cinematográfico da Marvel, especialmente por ter sido o primeiro filme feito pela Marvel Studios. Assim, Tim Roth segue no papel do Abominável, e todo o seu passado com o Hulk deve ser levado em conta nas aparições futuras do vilão.

Quais são os poderes do Abominável?

Não duvide: o Abominável consegue moer o Hulk na porrada sim

Apesar de ser muito parecido com o Hulk, o Abominável é, na verdade, mais forte que o Gigante Esmeralda, ainda que seja levemente menor, com 2 metros de altura contra os 2,31 metros do oponente. Assim como o herói, o antagonista tem super força que lhe dão a habilidade de arremessar objetos pesados e saltar grandes distâncias, além de ser bastante resistente à dano. Quando alguém consegue feri-lo, o Abominável mostra seu eficiente fator de cura. Diferente do herói, porém, sua mudança é permanente: Blonsky nunca consegue voltar à sua forma humana.

Nos quadrinhos, o Abominável ainda consegue manipular raios gama, o que o torna ainda mais forte contra heróis que não consegue absorver radiação, além de ter pleno controle sob seus sinais vitais. Isso significa que o monstro é capaz de entrar em um estado de suspensão quando colocado em situações extremas que matariam normalmente.

A versão dos filmes da Marvel ainda combina muitas das vantagens que Emil Blonsky desenvolveu como militar, como sua impressionante agilidade e fúria no campo de batalha. Parte da sua mutação também envolve extremidades pontiagudas, que podem ser usadas como armas na hora de sair na mão com seus inimigos. Por fim, o Abominável é um caçador experiente, especialmente quando se trata de buscar e encontrar Bruce Banner.

Qual o futuro do Abominável no MCU?

Pela primeira vez em 13 anos, o Abominável volta ao MCU em Shang-Chi

Considerando que a primeira e última aparição do Abominável numa obra da Marvel foi há 13 anos, é normal que o público não esteja realmente se perguntando por onde anda o personagem dentro desse universo. Assim, as próximas produções têm muito para explicar sobre o que o vilão andou fazendo durante todo esse tempo – especialmente considerando todo o caos que se desenvolveu com a formação dos Vingadores e a briga com Thanos.

Agora, porém, o antagonista deve ganhar alguns holofotes. O trailer de Shang-Chi já deu um gostinho de seu retorno. Em uma rápida cena, é possível ver o monstro em um ringue de lutas clandestinas, aparentemente lutando contra Wong (Benedict Wong), o fiel colega do Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch). Como os dois foram parar lá ainda é incerto, e será explicado só no filme. De qualquer forma, Kevin Feige – o presidente da Marvel Studios – já confirmou que, de fato, são os dois saindo na mão naquela breve cena do trailer.

A presença de Abominável em Shang-Chi não deve ser muito extensa, mas o vilão terá mais espaço nas telas do Disney+. O retorno de Tim Roth como a criatura grotesca está garantido em She-Hulk, série de TV da Mulher-Hulk. Os detalhes sobre a produção são bem escassos, sem nada da trama revelada até então, mas é certo que o ator vai contracenar com Tatiana Maslany, que dará vida a protagonista. Além disso, o Abominável não será o único vilão da produção, que também terá Jameela Jamil (The Good Place) como Titânia.

A estreia de Shang-Chi acontece nos cinemas brasileiros em 2 de setembro. Já o lançamento de Mulher-Hulk está prevista para algum momento de 2022, sem data definida até o momento.

Ansioso pelo retorno do Abominável? Deixe suas expectativas nos comentários abaixo, e aproveite para conferir todas as séries da Marvel em desenvolvimento: