Treinador: Tudo sobre o vilão de Viúva Negra

Capa da Publicação

Treinador: Tudo sobre o vilão de Viúva Negra

Por Leo Gravena

Atenção: Alerta de Spoilers!

Um dos vilões mais misteriosos da Marvel nos quadrinhos, o Treinador recentemente apareceu em Viúva Negra como o principal vilão do filme, tendo várias mudanças em relação à sua história e identidade nos quadrinhos.

Tendo aparecido bastante em revistas do Deadpool, Homem-Aranha e Vingadores, o personagem acabou ficando mais conhecido recentemente por aparecer no desenho do Homem-Aranha e no jogo Marvel’s Avengers. Nas HQs o Treinador é Anthony Masters, um antigo agente da S.H.I.E.L.D. com a habilidade de copiar e “prever” os movimentos de seus adversários.

Confira aqui tudo que você precisa saber sobre o vilão e mercenário nos quadrinhos:

Imagem de capa do item

Origem: S.H.I.E.L.D. e Soro do Supersoldado

O Treinador foi criado por David Michelinie e George Perez, aparecendo pela primeira vez na edição #195 de Vingadores, em maio de 1980. Anthony Masters era um dos melhores Agentes da S.H.I.E.L.D., até ser enviado em uma missão para derrubar uma organização neonazista que estava trabalhando com a Hidra no desenvolvimento de um novo Soro Super Soldado.

Quando chegou ao local, Tony se envolveu numa batalha que quase deixou o lugar perto de desmoronar. Ele achava que era certo salvar o Soro para que ele pudesse ser replicado. Quando percebeu que sua vida estava por um triz, Tony injetou o Soro em si mesmo para conseguir guardar a fórmula e sair do local com vida.

No entanto, o Soro era problemático e fez com que Tony tivesse uma espécie de amnésia. Como efeito colateral, ele criou um alter-ego intitulado de "O Treinador", um mercenário que trabalhava para organizações criminosas.

Imagem de capa do item

Mercenário e Treinador

Tony decidiu usar seu dinheiro para criar uma base de operações para treinar criminosos, ele assumiu completamente o manto de Treinador e ensinava qualquer um que pudesse pagar. Um de seus primeiros “alunos” foi Don dos Mortos, e por causa dele Tony começou a usar uma máscara de caveira, em homenagem à Santa Morte, a personificação católica da figura da Morte na cultura mexicana.

Além de ter várias academias nas quais treinava indivíduos com motivações questionáveis, o Treinador também agia como um mercenário, fazendo missões ou ensinando outros a lutar. Inclusive, nos quadrinhos, é ele quem ensina John Walker a lutar para se transformar no novo Capitão América, em Capitão América #334, de 1987.

Imagem de capa do item

A Iniciativa, Reinado Sombrio e O Cerco

Após anos como um mercenário, Tony recebeu um perdão presidencial de Maria Hill durante a era da Guerra Civil, tendo sido um dos vilões detidos pelos Thunderbolts. Ele trabalhou para a Iniciativa treinando os recrutas e também ajudando Hill com problemas de segurança no Helicarrier. Foi durante essa fase que ele começou sua amizade com Eric O’Grady, na época o Homem-Formiga e que mais tarde se tornou o Formiga Negra.

Após Norman Osborn assumir o poder em Reinado Sombrio, o Treinador assumiu o treinamento de toda a Iniciativa e participou do Cerco de Asgard, inclusive lutando contra o Thor e os Capitães América (Bucky Barnes e Steve Rogers) porém sem sucesso. Prevendo que seu lado não iria vencer a guerra, ele fugiu e voltou para seu trabalho como mercenário.

Imagem de capa do item

Vingadores Secretos

O Treinador também se juntou a uma das versões dos Vingadores Secretos da S.H.I.E.L.D. após ser salvo por Nick Fury Jr.; Sua primeira missão era se infiltrar como agente duplo no conselho da A.I.M. e se tornar o Ministro da Defesa. Contudo, as coisas não deram muito certo para ele na missão.

Após encontrar a Harpia, que havia sido capturada pela organização, ele a resgata, apenas para levar um tiro da cabeça da própria heroína, que havia sofrido lavagem cerebral da A.I.M. e acaba entrando em um estado vegetativo devido ao ferimento. Achando que ele havia morrido, os Vingadores Secretos o deixam para trás, mas ele é salvo por Mentallo, que acabou se afeiçoando e criando uma amizade com ele. Quando ele reaparece algum tempo depois, na saga Império Secreto, ele já está bem e nenhuma menção ao seu estado anterior é feita.

Desde então o personagem aparece esporadicamente em algumas tramas, quase sempre como um mercenário trabalhando para outro vilão maior.

Imagem de capa do item

Poderes: Reflexos Fotográficos

O maior dos poderes do Treinador é o que ele chama de "reflexos fotográficos". Depois de ver alguém em ação uma vez, ele pode imitar tudo o que ela fez. Ele usa essas habilidades para copiar estilos de luta de diversos heróis e vilões.

Ele já nasceu com a habilidade de duplicar os movimentos que viu outros fazendo, porém após ser injetado com a versão do Soro do Supersoldado, sua capacidade de absorver informação aumentou significantemente, além de alterar seu cérebro para ele ficar hipercognitivo na área de observação e retenção de habilidades.

É através dessas habilidades que ele consegue “prever” os movimentos de seus inimigos, tendo estudado e observado diversos tipos de luta diferentes, ele consegue notar os movimentos dos músculos e prever exatamente o que um adversário irá fazer.

Outra habilidade menos conhecida dele é que ele também consegue copiar vozes, chegando a enganar dispositivos de identificação através de áudio. Porém ele precisa se preparar muito mais para isso.

Imagem de capa do item

Armas Copiadas

O Treinador carrega consigo um grande número de armas que ele usa para auxiliá-lo a imitar os outros personagens.

Como parte de seu arsenal ele tem um escudo do Capitão América, a espada do Cavaleiro Negro, os bastões do Demolidor, e o arco do Gavião Arqueiro, além de flechas e outros objetos menos conhecidos.

Desde 2002, o Treinador possui um traje capaz de criar suas armas e apetrechos ao solidificar energia. Isso se tornou muito prático para ele, visto que é capaz de criar as garras do Wolverine e até mesmo os atiradores de teia do Homem-Aranha.

Imagem de capa do item

Fraqueza: Deadpool

Suas habilidades também possuem algumas fraquezas. Por exemplo, ele só pode imitar as ações no limite de seu corpo; ou seja, ele pode copiar o estilo de luta do Homem-Aranha, mas não pode copiar sua super-força. Ele pode copiar os movimentos do Demolidor para evitar o perigo, mas não pode copiar seu radar.

Suas imitações também não lhe dão o conhecimento necessário para executar as ações por contra própria, de forma que ele pode copiar a performance de um pianista, mas não seria capaz de ler uma partitura.

Contudo, as duas maiores desvantagens de seus poderes são as mais exploradas em suas histórias. A primeira é que, conforme ele adquire mais conhecimento de estilos de luta e informações, ele acaba se esquecendo de memórias e momentos específicos que vivenciou, de forma que em alguns momentos, no meio de uma luta, ele pode simplesmente se esquecer do que estava fazendo.

Outro “ponto fraco” dele ao lutar e usar seus Reflexos Fotográficos é que ele não consegue emular ou prever os movimentos quando eles são feitos de forma aleatória. Assim, ao enfrentar o Deadpool e outros personagens mais “caóticos”, ele quase sempre acaba perdendo.

Imagem de capa do item

Filme solo?

Antes de sequer existir a possibilidade dele aparecer no Universo Cinematográfico da Marvel, em 2010 o diretor Joe Carnahan, de Esquadrão Classe A e A Última Cartada revelou que estava desenvolvendo um filme do Treinador junto do produtor Alex Young. O desenvolvimento do filme, contudo, foi descartado após a Marvel Studios começar a ganhar mais força.

Em uma entrevista ao SuperHeroHype na época ele disse:

**”Originalmente eu queria fazer [um filme do] Fanático, porque eu tinha uma ideia boa do que fazer, mas ai falei sobre o Treinador [com Alex Young] e eu não tinha falado sobre com ele fazia tempo, mas eu amaria voltar a pensar em algo. Eu amo a ideia de um cara com reflexos fotográficos, ele pode ver algo e repetir aquilo, eu achei uma ideia tão legal. Acho que tem uma revista do Cavaleiro da Lua na qual ele dá uma surra no Treinador e meio que arruína ele e é um personagem tão legal. Eu acho que é um desses personagens da Marvel que você realmente precisa reimaginar, porque ele tem toda a coisa da capa e da caveira, é meio grandioso eu acho, mas certamente seria legal”.

Gostaria de ter visto um filme solo do Treinador naquela época?

Imagem de capa do item

Universo Cinematográfico da Marvel

Mas mesmo sem ganhar um filme solo no início de 2010, o Treinador apareceu nos cinemas em 2021, dessa vez como o principal antagonista de Viúva Negra. Aqui, contudo, o personagem tem sua história bastante alterada, porém seus poderes e habilidades continuam essencialmente os mesmos.

Na história, o Treinador é na verdade Antonia Dreykov, a filha do General que comanda a Sala Vermelha, a instituição de treinou Natasha Romanoff e Yelena Belova. Ela possui o rosto deformado e queimado após Natasha ter explodido o prédio no qual ela estava junto de seu pai e é controlada mentalmente por ele para fazer as suas vontades.

Ao final do filme, contudo, ela é liberta do controle mental e foge junto das outras Viúvas Negras e, se depender da atriz Olga Kurylenko, a Treinadora vai voltar a aparecer mais nesse universo.