Tudo sobre Isaiah Bradley, de Falcão e o Soldado Invernal

Capa da Publicação

Tudo sobre Isaiah Bradley, de Falcão e o Soldado Invernal

Por Gus Fiaux

Falcão e o Soldado Invernal está repleta de momentos explosivos e bem impactantes para o Universo Cinematográfico da Marvel. Ainda assim, até agora, poucas cenas foram tão densas quanto o momento em que Sam Wilson Bucky Barnes vão visitar Isaiah Bradley, um supersoldado negro que teve sua vida marcada pela tragédia.

Nos quadrinhos, o personagem tem uma história similar e é um ícone para outros heróis da Marvel, além de ter uma família composta por outros super-heróis. Com esse papel significativo na Casa das Ideias, chegou a hora de falar um pouco sobre Isaiah Bradley, o primeiro Capitão América negro dos quadrinhos!

Imagem de capa do item

Primeira aparição e criadores

Isaiah Bradley foi criado por Robert Morales e por Kyle Baker. Ele fez sua primeira aparição nos quadrinhos nas páginas de Truth: Red, White & Black #1, publicada originalmente em janeiro de 2003. A minissérie era, a princípio, feita como uma história "à parte" do Universo Marvel tradicional, logo foi incorporada à continuidade principal da Casa das Ideias.

Toda a história do personagem foi inspirada em um acontecimento real, os Experimentos de Sífilis de Tuskegee, um dos maiores escândalos de ética médica dos Estados Unidos. No caso real, 600 homens afro-americanos foram enganados com a promessa de tratamento gratuito de saúde, mas acabaram sendo contaminados com sífilis para que os médicos pudessem estudar os efeitos da doença não-tratada em seres humanos.

Imagem de capa do item

Origens

Isaiah Bradley nasceu em Nova York, onde conheceu Faith Shabazz, com quem se casou em 1940 e teve uma filha, Sarah Gail Bradley. Após o ataque das forças japonesas à base de Pearl Harbor, Isaiah se uniu ao exército norte-americano, onde acabou fazendo parte de um experimento para recriar o soro do supersoldado, após a morte do Dr. Abraham Erskine.

Ele e outros 300 homens negros foram testados com novas amostras do soro, o que acabou resultando em muitas mortes e deformações completas. Isaiah sobreviveu e ganhou várias habilidades especiais, virando um símbolo de luta e de resistência para sua comunidade. Mas isso tomaria um rumo sombrio pouco tempo depois...

Imagem de capa do item

O novo Capitão América

Como a história de Isaiah Bradley originalmente foi pensada para ser fora da continuidade do Universo Marvel, por isso, alguns detalhes cronológicos tem um certo desalinhamento com o cânone estabelecido pela editora. Porém, isso não afeta o desenrolar dessa história: Bradley se tornou o primeiro Capitão América negro das HQs.

Ele foi enviado para uma missão suicida na Alemanha, para tentar destruir os protótipos de soro do supersoldado criado pelos cientistas nazistas. Ao partir, ele roubou o uniforme do Capitão América e um escudo.

Ele foi preso, mas conseguiu se salvar e ainda derrotou os cientistas alemães. Mas quando voltou aos Estados Unidos, não foi recebido como um "herói".

Imagem de capa do item

Corte marcial

Ao retornar aos Estados Unidos, Isaiah Bradley foi visto como um ladrão, por ter roubado o uniforme do Capitão América. Por isso, ele sofreu corte marcial e foi preso em 1943, sentenciado à prisão perpétua na solitária. Por conta do soro do supersoldado altamente instável em seu sangue, a mente de Isaiah começou a deteriorar e ele por pouco não se tornou um vegetal.

Ao todo, Isaiah passou dezessete anos confinado em solitária. Ele só saiu da cadeia porque sua esposa, Faith, escreveu cartas ao Presidente Dwight D. Eisenhower por três anos. No dia de posse de John F. Kennedy, Isaiah foi solto, mas sua história foi esquecida por vários anos, enquanto ele viveu feliz com Faith e teve vários netos.

Imagem de capa do item

Josiah X, o "filho" de Isaiah

Em 1953, anos antes de Isaiah ser solto, uma jovem mulher apareceu na casa de Faith Shabazz alegando ter um filho de Isaiah. Faith logo descobriu que a mulher tinha recebido um óvulo artificialmente inseminado com o sêmen de Isaiah, em um experimento governamental para saber se o soro no sangue do supersoldado seria passado geneticamente.

Assim, nasceu Josiah X, o filho de Isaiah "fora de seu casamento". Josiah e Isaiah chegaram a se conhecer quando o Capitão América negro saiu da prisão. Porém, inspirado pela história de seu pai, Josiah também se tornou um super-herói, assumindo a identidade de Justiça. Mesmo depois de velho, o vigilante continuava visitando seu pai e o resto de sua família.

Imagem de capa do item

Patriota, o Jovem Vingador

Lembra de Sarah Gail Bradley, a primeira filha de Isaiah, que mencionamos no começo? Pois bem, ela teve cinco filhos, dando ao seu pai uma vasta família. Entre esses filhos, está Eli Bradley, o rapaz que se tornou o Patriota, um dos membros fundadores dos Jovens Vingadores. Ele não tinha nenhum resquício do soro do supersoldado em seu sangue, já que Isaiah só foi experimentado depois que Sarah já tinha nascido.

Ainda assim, ele mentia para seus colegas de equipe e usava uma droga artificial conhecida como Hormônio do Crescimento Mutante, que fazia com que ele ganhasse força, resistência e durabilidade.

Certa vez, ao agir como um escudo humano para proteger o Capitão América da morte certa, Eli foi brutalmente ferido e precisou de uma transfusão de seu avô, Isaiah. Assim, ele finalmente conseguiu ter o soro do supersoldado em suas veias.

Imagem de capa do item

Poderes e habilidades

Isaiah Bradley recebeu doses de uma recriação instável e volátil do soro do supersoldado. Com base nisso, ele ganhou poderes e habilidades bem similares às do Capitão América original, como superforça, resistência e durabilidade sobre-humana e até mesmo uma longevidade maior, já que seu corpo envelhecia bem mais lentamente.

Ele tinha um grande conhecimento de artes marciais e combate, seja com armas de fogo ou apenas mano-a-mano. Por outro lado, o soro também trouxe algumas complicações para o herói, deteriorando sua mente e trazendo sérios problemas cognitivos, além de tê-lo deixado estéril (inclusive, Josiah X só nasceu porque foi inseminado e criado em laboratório).

Imagem de capa do item

Universo Cinematográfico da Marvel

No MCU, o personagem foi introduzido em Falcão e o Soldado Invernal, sendo interpretado por Carl Lumbly. No segundo episódio da série, Bucky e Sam vão até a casa de Isaiah Bradley para tentar conversar com ele. Bucky, que já o conhecia dos tempos de Soldado Invernal, queria apresentá-lo para Sam e mostrar como ele havia sido negligenciado pelo governo americano.

Contudo, na série, Isaiah não assumiu o manto de Capitão América (isto é, até onde sabemos). Em vez disso, ele é um supersoldado que lutou na Guerra da Coréia e acabou sendo preso e usado para experimentos da HIDRA. Na série, é dito que seu sangue foi usado para criar novos supersoldados. Ele vive atualmente em Baltimore com seu neto, Eli Bradley (Elijah Richardson).