WandaVision: Entenda o que é a S.W.O.R.D

Capa da Publicação

WandaVision: Entenda o que é a S.W.O.R.D

Por Raphael Martins

Após meses de espera, WandaVision finalmente chegou ao Disney+, se aprofundando ainda mais na relação entre Visão e Feiticeira Escarlate e mostrando do que Wanda Maximoff realmente é capaz. Mas não é só isso: a série também está expandindo o já vasto universo cinematográfico da Marvel apresentando ao público uma outra grande organização dos quadrinhos, a S.W.O.R.D., ou E.S.P.A.D.A., no Brasil.

Embora ninguém ainda saiba ao certo o papel da S.W.O.R.D no MCU, nas HQs ela já existe há um bom tempo, estando no centro de alguns eventos importantes do universo Marvel. Nessa matéria, vamos te contar tudo sobre ela e seu provável papel na vida de Wanda, Visão e outros potenciais personagens!

O que é a S.W.O.R.D.?

S.W.O.R.D., ou Sentient World Observation and Response Department (departamento de observação e resposta a mundos sencientes, em português) é uma agência de inteligência tão secreta e poderosa quanto a S.H.I.E.L.D., de modo que podem ser consideradas irmãs. Mas enquanto a organização chefiada por Nick Fury impede ameaças ao planeta Terra em um alcance global, a S.W.O.R.D. monitora nada menos que o espaço sideral.

Isso mesmo: a jurisdição da S.W.O.R.D. é todo o cosmos, mantendo constante vigilância sobre sistemas estelares diversos e neutralizando ameaças em potencial antes mesmo que elas cheguem ao nosso planeta. Esse monitoramento se dá através de seu quartel general, o Pico, uma enorme estação espacial armada e cheia de recursos que, como o próprio nome da agência sugere, serve como a espada que ataca diretamente os inimigos da Terra.

Liderados por Abgail Brand, eles nem sempre estão ao lado dos heróis ou da justiça, colocando a preservação da vida na Terra e proteção do planeta em primeiro lugar, bem como seus próprios interesses. Contudo, não se pode negar que eles são bons aliados quando suas intenções estão alinhadas com os personagens da Marvel, sejam eles heróis ou vilões. No Brasil, teve seu nome adaptado para E.S.P.A.D.A., ou “Equipe de Supervisão, Pesquisa, Avaliação e Defesa Alienígena”.

O símbolo da S.W.O.R.D.: agência se dedica a eliminar ameaças extraterrestres

A S.W.O.R.D. nos quadrinhos

Criada por Joss Whedon e John Cassaday, A S.W.O.R.D. apareceu pela primeira vez nos quadrinhos da Marvel na terceira edição de Astonishing X-Men vol. 3, publicada em 2004Apresentada inicialmente como uma antagonista e inimiga dos X-Men, a S.W.OR.D. é mostrada fazendo uma aliança com os invasores do Grimamundo, chefiados por Ord, que procurava erradicar os mutantes da Terra por crer numa profecia que dizia que um deles destruiria seu planeta natal.

Falando por toda a organização, Abgail Brand oferece a Ord a chance de exterminar o gene mutante sem afetar a vida na Terra, mas ele vai na frente e desenvolve sua própria “cura”. Felizmente, ele é derrotado pelos X-Men antes que pudesse colocar seu plano em prática. A S.W.O.R.D. então fica com a custódia do vilão, ajudando os mutantes a impedirem um ataque de mísseis à Terra mandados pelos alienígenas do Grimamundo.

Abgail Brand, a líder da S.W.O.R.D.: grande aliada, inimiga ainda maior

A S.W.O.R.D. também marcou presença durante a saga Invasão Secreta, na qual os Skrulls se infiltram entre os heróis da Terra e os fazem lutar uns contra os outros. Quando um dos Skrull, disfarçado como Dum Dum Dugan, consegue entrar no Pico, o lugar é totalmente destruído, e poucos agentes, incluindo Abgail Band, conseguem sobreviver. O troco não demora a chegar: ela faz o mesmo e se infiltra em uma nave Skrull, libertando Reed Richards e ajudando os heróis a ganharem o dia.

Já na saga Reinado Sombrio, na qual Norman Osborn reinava supremo no universo Marvel, a S.H.I.E.L.D. foi desfeita, e coube a S.W.O.R.D. dar suporte aos heróis. Osborn descobre e usa seu poder e influência para sabotar essa comunicação, deixando as forças do bem desguarnecidas. Isso foi capaz de acabar com a existência da organização, contudo, ela acabou sendo mais uma vez usada para o mal sob o comando de Henry Peter Gyrich.

Sob a direção dele, a agência passou a caçar, prender e expulsar da Terra qualquer ser alienígena que estivesse no planeta, fosse herói ou vilão. Bill Raio Beta, Adam X, Marvel Boy e Hepzibah estavam entre eles, que retaliaram. Na batalha, boa parte do Pico é destruída, e Gyrich, afastado.

O Pico: estação espacial da S.W.OR.D. já foi atacada algumas vezes no passado, mas sempre retornou

A S.W.O.R.D. e os X-Men

Desde sua primeira aparição nos quadrinhos, a S.W.O.R.D. sempre acaba batendo de frente com os X-Men em algum momento, o que os leva a se aliarem logo depois. Em uma certa ocasião recente, a agência precisou lidar com uma invasão da Ninhada à escola de Jean Grey, onde muitos agentes perderam a vida ou foram infectados, sendo destruídos em seguida pela equipe de mutantes.

Mais recentemente, a S.W.O.R.D. e os X-Men voltaram a cruzar seus caminhos na saga X of Swords (Dez de Espadas, em tradução livre). Nela, os mutantes são desafiados por dez campeões de Arakko, e precisam escolher dez de seus maiores guerreiros para competir em lutas até a morte usando espadas com propriedades místicas. Para ajudá-los, a S.W.O.R.D. é reativada, mas com mudanças: Magneto se torna um dos líderes do departamento, que agora tem alguns mutantes em suas fileiras.

Cable, Magneto e Abgail Brand na nova S.W.O.R.D.: unidos por interesses em comum

Quem são os membros da S.W.O.R.D. nos quadrinhos?

A S.W.O.R.D. já teve diversos integrantes ao longo dos anos, mas alguns foram mais marcantes que outros. Entre eles, com certeza a que tem mais destaque é Abgail Brand, a líder, uma mutante de pai alienígena com poderes envolver suas mãos em chamas azuis capazes de queimar qualquer coisa. Ela também consegue falar idiomas alienígenas que os humanos normais não podem, devido ao formato diferenciado de sua língua.

Outros membros famosos incluem a Mulher-Aranha, que fez parte da divisão por um curto período de tempo; o Fera, que até já teve um relacionamento amoroso com Abgail; uma versão bem mais jovem de Cable, filho de Ciclope e Jean Grey vindo do futuro; e o já mencionado Magneto, que é tão importante quanto a própria Abgail dentro da formação atual da equipe.

A formação atual da S.W.OR.D. nos quadrinhos: a organização deve se tornar cada vez mais importante no universo Marvel futuramente

Até mesmo o dragãozinho Lockheed, o “pet” de Kitty Pryde, já foi um agente da S.W.O.R.D. por muito tempo, sem que absolutamente ninguém soubesse ou suspeitasse disso. A organização tem olhos e ouvidos por todo lugar, e tê-la como inimiga não é muito indicado para qualquer um que preze sua vida ou liberdade.

Atualmente, a iniciativa é composta por Abgail Brand, Magneto, Cable, Frenesi, Dobra, Taki e Fabian Cortez.

No MCU

A S.W.O.R.D. foi apresentada para o grande público no Universo Cinematográfico da Marvel recentemente em WandaVision, de maneira muito discreta, mas sem deixar sombra de dúvidas sobre quem são. O símbolo da agência é visto algumas vezes durante os dois primeiros episódios como quando uma das agentes está vendo o seriado de Wanda e Visão na TV. Contudo, algumas mudanças aconteceram com relação ao material original.

S.W.O.R.D. agora é a sigla para Sentient Weapon Observation and Response Division, ou “Divisão de Resposta de Observação de Arma Senciente”. Pelo nome, também podemos assumir que a própria missão deles é diferente: ao invés de monitorarem o espaço, eles vigiam criaturas ou seres aprimorados que poderiam significar perigo ao planeta, os classificando como armas.

Símbolo da S.W.O.R.D. visto em um helicóptero de briquedo por Wanda: qual é a ligação deles com a Feiticeira Escarlate?

O papel e intenções da S.W.O.R.D. em WandaVision ainda são desconhecidos, sendo o mistério que servirá como força motriz para os próximos episódios da série, mas os fãs já trabalham com algumas possibilidades. Eles podem estar conduzindo um experimento com a Feiticeira Escarlate para estudar o alcance de seus poderes, a prendendo em um mundo de ilusão criada por ela própria sem saber. Ou não, podem estar simplesmente tentando acordá-la do mundo que criou, que pode estar começando a afetar a realidade.

Monica Rambeau (Teyonah Parris), que era apenas uma criança em Capitã Marvel, ao que tudo indica é uma das agentes da S.W.O.R.D., e se envolverá com Wanda para salvá-la de si mesma ou de quem quer que a esteja manipulando. Darcy Lewis (Kat Dennings), que apareceu nos dois primeiros filmes do Thor, também estará na série, e pode muito bem ser uma outra agente.

Tudo ainda é um enorme desconhecido, tanto para os personagens quanto para o público mas uma coisa é certa: a S.W.O.R.D. veio para ser importante dentro do MCU, e é muito provável que ela se envolva ainda mais profundamente nos próximos projetos do Marvel Studios.

Insígnia da S.W.O.R.D. em WandaVision: divisão secreta deve ganhar ainda mais importância em breve

WandaVision está atualmente em exibição no Disney+, com novos episódios todas as sextas-feiras.

Veja também: