Imagem de capa para Gavião Arqueiro

Gavião Arqueiro

Tudo sobre a série Gavião Arqueiro, do Disney+: artigos, listas e quizzes sobre o programa da Marvel Studios

Gavião Arqueiro é uma série da Marvel Studios para o serviço de streaming da Disney, protagonizada pelos personagens da Marvel Comics, Clint Barton (o Gavião Arqueiro) e Kate Bishop (a Gaviã Arqueira). Trata-se do quinto programa do Universo Cinematográfico da Marvel e dá continuidade aos filmes da franquia.

Jeremy Renner, que interpreta Clint desde o primeiro filme do Thor lançado em 2011, reprisa o papel, agora como protagonista. Ao seu lado está Hailee Steinfeld, atriz indicada ao Oscar, que aqui estreia como Kate Bishop.

Jonathan Igla atua como criador e showrunner da série. O time de direção é comandado por Rhys Thomas.

Gavião Arqueiro possui seis episódios, com os dois primeiros sendo lançados em 24 de novembro de 2021 e o último lançado em 22 de dezembro de 2022.

Qual a história da série do Gavião Arqueiro?

A sinopse oficial de Gavião Arqueiro diz:

“Disney+ e Marvel Studios convidam você para uma viagem de natal inesperada com Gavião Arqueiro, a nova série que se passa na cidade de Nova Iorque após o Blip. O ex-vingador Clint Barton tem uma missão aparentemente simples: Voltar para sua família para o natal. Possível? Talvez com a ajuda de Kate Bishop, uma arqueira de 22 anos que sonha em se tornar uma super-heroína. Os dois são forçados a trabalhar juntos quando uma presença do passado de Baton ameaça destruir mais do que apenas o espírito festivo.”

A última vez que os fãs do MCU puderam ver Clint Barton em ação foi no filme Vingadores: Ultimato, onde o Gavião Arqueiro precisou se aliar mais uma vez aos Heróis Mais Poderosos da Terra para ter a chance de reviver sua família, que desapareceu devido ao estalo de Thanos. Ele acaba sendo enviado ao planeta Vormir junto da Viúva Negra, mas ela acaba se sacrificando para pegar a Joia da Alma, de modo que ele possa sobreviver à batalha final.

Isso certamente abriu as cicatrizes de alguns personagens. Na cena pós-créditos do filme Viúva Negra, descobrimos que Yelena Belova trabalha a serviço de Valentina Allegra de Fontaine e sua próxima missão é caçar o “responsável” pela morte de Natasha. Por isso, a espiã deve retornar na série do herói, pronta para eliminá-lo, já que acredita que ele é o grande culpado pelo fim de sua irmã.

Para além disso, sabe-se que a série do Gavião Arqueiro será amplamente influenciada por Hawkeye Vol. 4, a fase dos quadrinhos da Marvel roteirizada por Matt Fraction e ilustrada por David Aja, lançada entre 2012 e 2015.

Na trama da HQ, Clint Barton se muda para um prédio residencial em Nova York, onde precisa enfrentar mafiosos e uns vilões bem sinistros como o Palhaço e a Madame Máscara. Nessa fase, ele se junta a Kate Bishop, a heroína juvenil que havia assumido seu manto, e começa a treiná-la para que ela possa superá-lo como mentor. Essa é a fase mais aclamada do personagem nos quadrinhos, e vários dos elementos presentes aqui estarão na série.

O elenco de Gavião Arqueiro e seus personagens

Gavião Arqueiro traz uma série de rostos conhecidos e outros não tão conhecidos assim:

  • Jeremy Renner é Clint Barton/Gavião Arqueiro, agente da SHIELD e Vingador
  • Hailee Steinfeld é Kate Bishop/Gaviã Arqueira, uma jovem de 22 anos que decide assumir o manto de seu ídolo
  • Vera Farmiga é Eleanor Bishop, a mãe de Kate
  • Tony Dalton é Jack Duquesne, o primeiro mentor de Clint
  • Fra Fee é Kazi, um mercenário
  • Alacqua Cox é Maya Lopez/Echo, uma mulher surda que pode copiar os movimentos de qualquer pessoa
  • Zahn McClaron como William Lopez, pai de Maya
  • Florence Pugh como Yelena Belova, uma espiã de alto nível e assassina que trabalha para Valentina Allegra de Fontaine

Bastidores de Gavião Arqueiro

As notícias sobre a série tiveram início em setembro de 2018, quando foi anunciado que a Marvel Studiosestaria desenvolvendo várias séries exclusivas para o Disney+ focadas em alguns dos heróis da editora. Aos poucos, novas informações comprovaram que uma dessas séries seria protagonizada pelo Gavião Arqueiro, mas a oficialização só veio em julho de 2019, quando Kevin Feigeanunciou a produção na San Diego Comic-Con.

De lá para cá, o elenco começou a ser escolhido – e por pouco quase não tivemos Hailee Steinfeld no papel de Kate, já que a atriz estava com a agenda apertada por conta das gravações de sua série para o AppleTV+, Dickinson. Mas tudo acabou dando certo e ela foi escolhida para protagonizar a série ao lado de Jeremy Renner – e acredita-se que essa será a última participação do ator e de seu personagem no Universo Cinematográfico da Marvel.

A série conta com Jonathan Iglano papel de showrunner, criador e roteirista principal. Ele é conhecido por seus trabalhos em séries de prestígio, como Mad MenMasters of SexSorry For Your Loss, onde foi roteirista. Hoje em dia, ele também é um co-produtor em Bridgerton, um dos maiores sucessos da Netflix. Igla inclusive já foi premiado por seu trabalho como roteirista em Mad Men, pelo Sindicato dos Roteiristas dos EUA.

Quanto aos diretores, dessa vez não teremos apenas um como foi nas séries anteriores da Marvel no Disney+. Um bloco de episódios será dirigido por Rhys Thomas (de Unbreakable Kimmy Schmidt Saturday Night Live) e o outro será comandado pela dupla de diretoras Bert & Bertie (de The Great Tropa Zero). As filmagens tiveram início em dezembro de 2020 e se estenderam até abril de 2021.

Quando lança Gavião Arqueiro?

Gavião Arqueiro terá 6 episódios e chega ao catálogo do Disney+ no dia 24 de novembro. Assim como Loki e What If…?, a série será exibida semanalmente às quartas-feiras.

Tudo sobre Gavião Arqueiro: