10 coisas que você precisa saber sobre Yelena Belova, a “outra” Viúva Negra!

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre Yelena Belova, a “outra” Viúva Negra!

Por Gus Fiaux

Embora muitos não saibam, a Viúva Negra não é apenas o nome de uma heroína. Em vez disso, é o manto passado por diversas operativas russas treinadas na Sala Vermelha. E uma das agentes mais famosas a adotar o manto é Yelena Belova. 

Originalmente uma inimiga de Natasha Romanov, ela chegou até a encontrar redenção – de certa forma – e deve aparecer em breve no filme solo da heroína, onde terá uma versão completamente diferente dos quadrinhos. E aqui, você pode conhecer 10 coisas sobre a personagem!

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Primeira aparição e criadores

Curiosamente, a primeira aparição de Yelena Belova não se deu em uma revista da Viúva Negra, e sim nas páginas de Marvel Knights: Inhumans #5, lançada em março de 1999. Apesar da revista ser de autoria de Paul Jenkins e Jae Lee, a personagem foi concebida por Devin Grayson e J.G. Jones.

Grayson e Jones seriam responsáveis, meses depois, pelo primeiro título solo da Viúva Negra, que durou três edições de junho a agosto do mesmo ano. A personagem só apareceu na revista dos Inumanos brevemente, dando pistas para sua "verdadeira estreia". Desde então, ela é uma figura frequente na mitologia de Natasha Romanov.

Imagem de capa do item

Viúvas Negras

Muitos anos depois de Natasha Romanov, o programa de treinamento das Viúvas Negras continuou ativo na Sala Vermelha, gerando várias outras assassinas que deviam trabalhar a serviço da União Soviética no período da Guerra Fria. Uma dessas espiãs foi Yelena Belova, uma das únicas comparadas à Romanov por suas habilidades.

Ela só partiu para a luta quando seu treinador, Pyotr Vasilievich Starkovksy foi assassinado. Foi justamente sua morte que iniciou o protocolo da vilã e a fez se tornar uma agente internacional, partindo inclusive para os Estados Unidos, onde anos depois reencontraria sua maior rival...

Imagem de capa do item

Yelena vs. Natasha

Acreditando fielmente ser a sucessora digna ao manto da Viúva Negra, ela parte para os Estados Unidos, onde encontra Natasha Romanov e rapidamente a subjuga, provando-se ser tão habilidosa quanto sua antecessora, por mais que não possua atributos sobre-humanos garantidos pelo Soro do Super-Soldado.

As duas têm um grande embate, e aos poucos Natasha consegue usar algumas táticas de manipulação para fazer Yelena perceber que a vida de espiã não é nada glamourosa ou boa. Com isso, a anti-heroína chega a se mudar para Cuba, onde começa uma nova vida tornando-se uma famosa modelo e empresária.

Imagem de capa do item

Super-Adaptoide

Após esse tempo, ela chegou a ser contatada pela S.H.I.E.L.D. e atuou brevemente como uma operativa a serviço da organização, buscando redenção pelos erros de seu passado. No entanto, após ter sido traída por um de seus contratantes, ela parte em busca de vingança e chega a se aliar temporariamente com a HIDRA.

Nas garras da organização terrorista, ela passa por um processo de alteração genética que a transforma em um Super-Adaptoide. Com isso, ela é capaz de replicar poderes e habilidades de seus oponentes, incluindo técnicas de combate. Nesse período, também foram criados alguns clones seus, que retornariam posteriormente.

Imagem de capa do item

A Vanguarda

Pouco tempo depois, foi revelado que Yelena estava viva e lutando ao lado da Vanguarda - uma espécie de "grupo black ops" de super-heróis. O grupo havia sido formado por autoridades norte-americanas, e contava com personagens dispostos a tomar medidas drásticas para salvar o mundo de atentados criminosos.

Entre os membros da equipe, tínhamos Micromax, Coronel América, Dominic Fortune, Retcon e ninguém menos que Blade, o caçador de vampiros. Porém, quando a equipe debandou, Yelena continuou a participar de algumas missões mais vilanescas, embora pouco se saiba sobre esse período de sua vida.

Imagem de capa do item

Reinado Sombrio

A personagem também teve uma participação bem notável no Reinado Sombrio, o período em que os Vingadores foram marginalizados e Norman Osborn ascendeu ao poder, como o Patriota de Ferro. Na trama, a vilã foi procurada por Osborn para se tornar parte de seus Thunderbolts, e aceitou.

Porém, após participar de algumas missões da equipe, descobrimos que se tratava de Natasha Romanov - disfarçada e à serviço de Nick Fury, para se infiltrar nos esquemas de Osborn. Porém, para a surpresa de todos, tivemos outra reviravolta ao descobrir que era o próprio Osborn quem estava se passando por Fury, enganando a agente dupla.

Imagem de capa do item

Entre a flecha e a estrela

Anos depois, a Marvel passou por um período ainda mais sombrio com a chegada do Império Secreto - onde uma versão nazista do Capitão América assumiu controle sobre o mundo. Com a derrocada desse vilão, também testemunhamos a morte de Natasha Romanov, que se sacrificou para livrar o mundo desse mal extremista.

Meses depois, o Soldado Invernal e o Gavião Arqueiro descobriram que a heroína havia voltado e estava eliminando diversas ameaças no mundo inteiro. Contudo, posteriormente descobrimos que se tratava de Yelena Belova - ou melhor, um de seus clones, que por sua vez era manipulada por um clone da própria Viúva Negra original.

Imagem de capa do item

Poderes e habilidades

Originalmente, Yelena Belova não possuía nenhum super-poder (nem mesmo o Soro do Super-Soldado, diferente de Natasha Romanov). No entanto, após ter sido transformada em uma Super-Adaptoide pela HIDRA, ela ganhou a capacidade de mimetizar poderes e habilidades alheias a ela.

Com isso, ela se tornou uma assassina ainda mais letal, já que podia copiar todos os poderes e habilidades dos alvos que enfrentava. E mesmo sem esse dom, ela ainda é uma agente letal, tendo habilidade, força e durabilidade acima da média devido ao seu treinamento de Viúva Negra.

Imagem de capa do item

No mundo dos games...

Yelena Belova talvez seja um dos raros casos em que a personagem é mais conhecida por suas aparições fora dos quadrinhos do que dentro deles. E parte disso se deve aos games, uma vez que ela já foi vista em diversos jogos da Marvel, desde os consoles até jogos mobile, lançados nos últimos anos.

A personagem apareceu como não-jogável em jogos como Marvel Avengers Alliance e The Punisher: No Mercy. Ela também é disponível como skins alternativas da Viúva Negra em outros games, como a versão de PSP de Marvel Ultimate Alliance e Marvel Heroes, além de ser desbloqueável em Puzzle Quest.

Imagem de capa do item

TV e cinema

Na televisão, a personagem já teve diversas participações em séries animadas, a mais recente tendo sido Avengers Assemble, o último desenho animado dos Vingadores. Ela também apareceu nos motion comics Marvel Knights: Inhumans e Marvel Knights: Spider-Woman - Agent of S.W.O.R.D.

Nos cinemas, a personagem foi apresentada no filme solo da Viúva Negra, interpretada por Florence Pugh, e reprisou o papel na série Gavião Arqueiro do Disney+.