10 coisas que você precisa saber sobre Kate Bishop, a Gaviã Arqueira

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre Kate Bishop, a Gaviã Arqueira

Por Gus Fiaux

Integrante dos Jovens Vingadores. Uma das melhores arqueiras do mundo. Amiga próxima de Clint Barton. Líder dos novos Vingadores da Costa Oeste. A vida de Kate Bishop nos quadrinhos da Marvel Comics pode não ser muito antiga, mas a personagem já mostrou que chegou para ficar.

Com estreia no Universo Cinematográfico da Marvel programada para 2021, a Gaviã Arqueira veio não apenas como uma “substituta” do legado do Gavião Arqueiro original, mas sim como sua herdeira. E aqui você pode conhecer algumas coisas sobre a personagem, que possui um grande carinho dos fãs da editora.

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Primeira aparição e criadores

Katherine "Kate" Elizabeth Bishop foi criada pelo roteirista Allan Heinberg e pelo desenhista Jim Cheung. Sua primeira aparição se deu na primeira edição de Young Avengers, em abril de 2005. No entanto, ela só surgiu como heroína algumas edições depois. Em suas primeiras aparições, ela não sabia que nome heroico utilizar.

Parte do motivo pelo qual ela não queria simplesmente ser chamada de Gaviã Arqueira era para não se sentir "ofuscada" pelo legado de Clint Barton - que havia sido dado como morto na época, após os eventos de Vingadores: A Queda. Só na décima segunda edição da revista da equipe ela decidiu ser chamada de Gaviã Arqueira.

Imagem de capa do item

Família conturbada

Kate Bishop é a filha mais nova de uma família de classe alta de Manhattan. Seu pai, Derek Bishop, era um grande magnata da publicidade, e ela sempre teve tudo do bom e do melhor, apesar de nunca se sentir feliz em sua família, que era sempre muito desunida e emocionalmente distante. Sua mãe, Eleanor Bishop, era separada e morreu misteriosamente.

Sua entrada no mundo heroico se deu quando ela sofreu abuso sexual. A partir daí, ela começou a treinar diversos estilos de luta e se tornou uma grande arqueira. Durante o casamento de sua irmã mais velha, Susan Bishop, ela conheceu os membros dos Jovens Vingadores, enquanto eles tentaram salvar os convidados do ataque de um grupo de sequestradores.

Imagem de capa do item

Origem heroica e Jovens Vingadores

Kate, assim como Cassie Lang - a filha do Homem-Formiga - decidiram se unir à equipe, mas foram rejeitadas pelo Rapaz de Ferro, que liderava a equipe na época. Ainda assim, elas se infiltraram em uma missão da equipe e se tornaram membros oficiais. Nesse período, ela conheceu Billy Kaplan, o herói conhecido como Wiccano. Até hoje os dois são melhores amigos.

Certa vez, os Jovens Vingadores foram até a Mansão dos Vingadores (que estava abandonada na época) para se preparar contra o ataque de Kang, o Conquistador. Na mansão, ela se armou com a espada do Espadachim, o arco-e-flecha do Gavião Arqueiro, o cinto de utilidades da Viúva Negra e os bastões (e a máscara) da Harpia.

Imagem de capa do item

De cara com Clint Barton

No período em que servia ao lado dos Jovens Vingadores, a jovem Kate pôde se encontrar com Clint Barton, que havia voltado à vida após os eventos de Dinastia M. Quando se conheceram, Kate teve medo de continuar mantendo o manto do herói, mas quando Clint a viu em ação, ele próprio permitiu que ela mantivesse o título.

Posteriormente, após a Guerra Civil, Clint se tornou o Ronin, lutando ao lado dos Novos Vingadores, o que fez com que só existisse um detentor do manto do Gavião Arqueiro por um tempo. Quando voltou a usar o título na Era Heroica, Clint assegurou Kate de que o mundo estava preparado para ter dois Gaviões Arqueiros.

Imagem de capa do item

Gavião e Gaviã

Posteriormente, Kate Bishop passou a trabalhar mais diretamente ao lado do Gavião Arqueiro. Os dois tiveram missões juntos - enquanto ela também tinha algumas missões ao lado dos Jovens Vingadores. Ela se tornou uma grande aliada de Clint Barton, chegando a salvá-lo de diversas situações bizarras.

Nessa época, ao lado de seu mentor, ela enfrentou diversos inimigos, incluindo o assassino de aluguel polonês conhecido como Palhaço. Nessa época, ela também teve uma disputa com a Madame Máscara, o que acabou se tornando uma rivalidade que posteriormente rendeu frutos bem traumáticos para Kate.

Imagem de capa do item

Mulher de Los Angeles

Após suas aventuras com Clint Barton, a Gaviã Arqueira acabou se estabelecendo em Los Angeles, onde se tornou uma heroína solo. Nessa época, a personagem chegou a ter sua própria revista solo (escrita por Kelly Thompson e ilustrada por Leonardo Romero), que mostrava suas aventuras ao lado de outros heróis.

A personagem inaugurou sua própria agência de investigação particular. Nessa época, ela chegou a ter um arco de histórias ao lado de Jessica Jones, que a ajudou em uma missão específica. E foi justamente nesse período que ela se inseriu em algumas mega-sagas da Marvel Comics, como a Guerra Civil II.

Imagem de capa do item

Na mira da Madame Máscara

No entanto, antes de falar do conflito entre o Homem de Ferro e a Capitã Marvel, precisamos lembrar de uma briga antiga da Gaviã. No período em que ela esteve em suas aventuras solo, a heroína reencontrou a Madame Máscara, que estava montando um grande esquema criminoso em Los Angeles.

As duas tiveram uma grande luta e, posteriormente, a vilã chegou a criar um MVA (Modelo de Vida Artificial) avançado para incriminar a heroína. De alguma forma, ela "passou" sua consciência para o corpo artificial, chegando a se passar por ela. Enquanto enfrentava a vilã, ela descobriu que um dos clientes dela era ninguém menos que seu pai, Derek Bishop.

Imagem de capa do item

Vingadores da Costa Oeste

Mais recentemente, após sua carreira solo, Kate Bishop entrou de cabeça na Guerra Civil II. No épico confronto, ela acabou se voltando contra Clint Barton por suas ações - com isso, ela acabou se juntando à equipe do Homem de Ferro ao lado de outros colegas dos Jovens Vingadores, como a Miss America Chavez.

Atualmente, ela formou uma nova versão dos Vingadores da Costa Oeste ao lado de outros heróis de Los Angeles. Como líder da equipe, ela lutava lado a lado com Gwenpool, Motoqueiro Fantasma (Robbie Reyes) e Kid Ômega. Além deles, ela também se reencontrou com alguns aliados antigos, como a própria Miss America, Clint Barton e Noh-Varr.

Imagem de capa do item

Habilidades

Assim como Clint Barton, a Gaviã Arqueira não possui nenhum poder sobre-humano, mas possui um treinamento atlético incrível, que a torna uma super-heroína tão útil quanto seus colegas super-poderosos. Como já era de se esperar, ela tem um domínio perfeito sobre o arco-e-flecha, e é considerada uma das melhores arqueiras da Marvel.

Além disso, ela também é uma artista marcial completa, já que desde pequena, treinava vários estilos de luta, como *jiu jitsu, boxe e outras formas de combate não-armado. Por fim, ela também é adepta de luta com espadas, tanto em esgrima quanto em estilos completos. Em suma, é uma lutadora completa.

Imagem de capa do item

Fora das HQs...

Kate Bishop está prestes a fazer sua estreia no Universo Cinematográfico da Marvel, na série do Gavião Arqueiro, anunciada oficialmente na San Diego Comic-Con 2019. Segundo Kevin Feige, a série vai se focar em Clint Barton passando seu manto para Kate, como nos quadrinhos. Nenhuma atriz foi escolhida ainda para interpretar a personagem.

No entanto, ela já apareceu em diversos games da Marvel Comics. Ela aparece como personagem desbloqueável nos seguintes jogos: Marvel's Future Fight, LEGO Marvel Super Heroes 2, Marvel's Puzzle Quest e LEGO Marvel's Avengers. Além disso, ela também esteve nos extintos Marvel's Avengers Alliance e Marvel Heroes.