Visão Branco: Tudo sobre a versão alternativa do sintozóide nas HQs

Capa da Publicação

Visão Branco: Tudo sobre a versão alternativa do sintozóide nas HQs

Por Gus Fiaux

Quem acompanha WandaVision deve ter ficado em êxtase com os eventos do oitavo episódio da série, onde nos é revelado que existe um novo Visão, feito com a carcaça do original. Agora que essa figura foi apresentada, muitos acreditam que veremos um duelo de Visões no final da temporada.

Contudo, há muito mais coisa por trás disso. O novo Visão é bem diferente do que conhecíamos por ter uma coloração branca e diversas mudanças significativas em seu visual. A personalidade também pode sofrer alterações – e é por isso que decidimos trazer um pouco de quem é o Visão Branco nas HQs?

Imagem de capa do item

De volta às origens...

Para entender o Visão Branco, é importante retomar às origens do personagem. Nos quadrinhos, o Visão foi uma criação de Ultron, que desejava usá-lo como arma contra a humanidade e contra os Vingadores. Para isso, ele usou o corpo do Tocha Humana Original, o primeiro Sintozóide do Universo Marvel, que foi criado durante a Segunda Guerra Mundial e lutou ao lado do Capitão América.

Porém, não bastava ter um corpo humanoide. Ultron queria que ele pudesse se disfarçar entre os homens, e para isso usou os padrões cerebrais do Magnum (um ex-vilão que se tornou membro dos Vingadores) para dar à sua criação uma mente quase real, mesclando a racionalidade da máquina com as emoções de um ser humano.

Imagem de capa do item

O sequestro de um Vingador

O Visão passou anos ao lado dos Vingadores, lutando contra grandes vilões. Lá, ele conheceu e se apaixonou pela Feiticeira Escarlate e os dois se casaram. Após uma breve "aposentadoria" heroica, ambos acabaram integrando uma nova formação dos Heróis Mais Poderosos da Terra, os famosos Vingadores da Costa Oeste (que, como o nome diz, cuidavam do litoral oeste dos Estados Unidos).

Em uma de suas várias aventuras, o Visão acabou sumindo do mapa, o que fez com que seus aliados procurassem-no ao redor do mundo. Descobriram que o Sintozóide havia sido sequestrado por uma agência governamental de espionagem, que queria usá-lo como arma. Para isso, a organização havia desmantelado o herói para poder estudar seus componentes.

Imagem de capa do item

Reformado

Quando foi encontrado, o Visão nem sequer possuía atividades vitais. Ele havia sido completamente desmontado, perdendo todas as funções motoras e cerebrais de seu corpo. Então, ficou a cargo do cientista da equipe, Hank Pym, tentar remontá-lo. Isso durou meses e acabou levando a vários becos sem saída, ainda mais quando o Magnum se recusou a oferecer seus padrões cerebrais novamente ao herói.

Assim, quando Pym terminou a reconstrução de seu "neto", o Visão estava completamente diferente. Para começar, ele havia perdido toda sua coloração e seu visual tinha várias novas mudanças, que o tornavam mais próximo de um "fantasma" que um robô. Mas a maior mudança veio na personalidade do herói, que nunca mais seria a mesma.

Imagem de capa do item

Um Visão sem sentimentos

Basicamente, por não ter uma mente humana para conduzir seu corpo robótico, o novo Visão era um ser frio, racional ao extremo e completamente desprovido de emoções. Ele poderia até ser programado para salvar o mundo e ajudar quem precisa, mas não possuía mais sentimentos como amor, raiva, empatia, compaixão e tristeza. Era uma casca vazia que abrigava o computador mais potente da Terra.

Claro que isso teve grandes consequências, sobretudo para a Feiticeira Escarlate. Pouco tempo depois, ela descobriria que seus filhos eram construtos mágicos e, portanto, não eram crianças reais. Isso, aliado às mudanças do Visão, acabou trazendo um grande descontrole emocional para a heroína, algo que a colocou em um caminho sombrio...

Imagem de capa do item

O Anti-Visão

Você deve estar se perguntando: mas então, como o Visão voltou a ter seu visual original? Pois bem. Em uma saga dos Vingadores, o Sintozóide foi "roubado" por um grupo de viajantes dimensionais, que traziam consigo o Anti-Visão - que nada mais era que uma versão alternativa do herói, vinda da Terra-932. A função primária desse Anti-Visão era se infiltrar nos Vingadores para matar Sersi.

Por conta disso, realizaram uma troca de corpos entre os dois Sintozóides. O Visão foi para o corpo colorido do vilão, enquanto o Anti-Visão se infiltrou no corpo branco do herói. Após alguns arcos de histórias, o Anti-Visão foi descoberto e derrotado pelo Visão, com a ajuda de aliados improváveis, como Ultron e Jocasta.

Imagem de capa do item

Indícios no Universo Cinematográfico da Marvel

Não é de hoje que a Marvel Studios parece flertar com a ideia de um Visão branco em seu universo compartilhado. Desde a estreia de Vingadores: Guerra Infinita e Ultimato vimos artes conceituais e outros indícios de que a versão branca do herói seria trazida para os cinemas. Quando ele é morto por Thanos ao fim de Guerra Infinita, inclusive podemos ver seu corpo adquirindo uma tonalidade cinza.

Isso sempre foi motivo de especulação para o fandom, já que muitos acreditavam que a Marvel iria trazer o herói de volta, dessa vez desprovido de sentimentos e de emoções, sobretudo após o final dramático que ele teve, bem na frente de sua amada, Wanda Maximoff. Mas o resultado final só tivemos em WandaVision.

Imagem de capa do item

Um novo Visão em WandaVision

No oitavo episódio de WandaVision, nos é revelado que o Visão que está em Westview foi construído magicamente por Wanda Maximoff. O corpo original do herói, por outro lado, foi levado até a base da S.W.O.R.D., onde passou por vários testes e experimentos nas mãos dos cientistas, nos cinco anos entre os eventos de Vingadores: Guerra Infinita e o final de Ultimato.

Agora, é revelado que o Projeto Catarata da S.W.O.R.D. era, na verdade, uma forma de trazer o Visão de volta como uma arma. Essa arma é revelada na cena pós-créditos do episódio, na forma do Visão Branco. Na season finale, ele deve ser enviado para Westview, onde deverá dar um trabalho para a Feiticeira Escarlate.

Imagem de capa do item

Joia da Mente

Como já dissemos lá em cima, nos quadrinhos, a ausência de sentimentos e emoções no Visão Branco é justificada pela falta dos padrões cerebrais do Magnum, o que fez com que o Sintozóide passasse a ter uma visão de mundo racional e que não se desvia de sua programação. No MCU, o elemento que causa isso é outro: a Joia da Mente, que foi roubada, usada e destruída pelo Titã Louco Thanos.

Basicamente, a Joia da Mente permitia que o Visão tivesse uma racionalidade humanizada, dando a ele pensamentos e ideias próprios de seres humanos. Com a Joia destruída, não sabemos o que está substituindo esse artefato na testa do novo Visão, mas certamente não trará os mesmos benefícios ao herói, que deve seguir fielmente sua programação e diretrizes.