Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre a Gamora!

Por Gus Fiaux

Gamora se tornou uma das personagens mais admiradas pelos fãs nos últimos anos, principalmente devido à sua popularidade no filme dos Guardiões da Galáxia e, recentemente, seu papel de extrema importância em Vingadores: Guerra Infinita.

Listamos aqui dez coisas que você precisa saber sobre a heroína nos quadrinhos!

Imagem de capa do item

Origens

Gamora Zen Whoberi Ben Titan foi a única sobrevivente de sua raça, os humanoides Zen Whoberis, que foram exterminados pelos seguidores de Magus, os cultistas da Igreja da Verdade Universal. Thanos, o Titã Louco, resgatou a menina e a levou para o seu passado (indo parar na linha temporal da Terra-616), onde ela foi criada para ser uma guerreira.

Apadrinhada por Thanos, ela se tornou a guerreira mais letal da galáxia e foi usada pelo Titã como uma arma para derrotar um de seus maiores inimigos, o Magus em pessoa. Nessa época, a heroína passou por uma série de treinamentos e processos de melhoria tecnológica, para que pudesse ser a máquina de matar infalível.

Imagem de capa do item

Magus e Warlock

Logo, Thanos enviou Gamora na missão de derrotar Magus, uma vez que achava que, por ela ser de um futuro alternativo, nublaria os planos do vilão para conquistar o mundo. Entretanto, a versão maligna de Warlock logo tomou conhecimento da heroína e fez tudo em seu poder para impedi-la.

Pouco depois, ela conheceu Adam Warlock e se aliou a ele para derrotar Magus. Quando isso aconteceu, ela descobriu os planos malignos de Thanos e resolveu assassiná-lo, mas acabou sendo morta por ele. Sua alma foi absorvida para dentro da Joia da Alma, onde permaneceu por um bom tempo ao lado de Adam Warlock e Pip, o Troll. De lá, ela só foi removida durante o Desafio Infinito, quando Thanos recuperou as seis Joias do Infinito e dizimou metade do universo. Ela saiu e passou a enfrentar seu "pai".

Imagem de capa do item

Guarda do Infinito

Quando Warlock recuperou as Joias do Infinito das mãos de Thanos, ele dividiu-as entre seis heróis (ele próprio, Drax, Serpente da Lua, Pip, Gamora e, curiosamente, Thanos) para compor sua Guarda do Infinito. Gamora ficou encarregada da Joia do Tempo, e utilizou-a para repelir ameaças cósmicas.

Juntos, eles encontraram aliados como Thor e Surfista Prateado, e derrotaram vários inimigos, tais quais Magus, novamente e outros vilões espaciais. Contudo, Gamora - e todos os outros colegas - acabou perdendo sua Joia e deixou a Guarda do Infinito.

Imagem de capa do item

Aniquilação

Durante a guerra da Aniquilação, Gamora liderou um esquadrão próprio, conhecido como as Graças, que acabou entrando em conflito com os interesses de Ronan, o Acusador, o que levou a uma violenta batalha entre a guerreira e o líder Kree.

Ela também começou a desenvolver um relacionamento com Richard Rider, o Nova da Terra. Juntos, eles não apenas enfrentaram o Aniquilador, como também a Falange, em Aniquilação: Conquista.

Imagem de capa do item

Guardiões da Galáxia

Sem propósito na vida e desejando fazer algum bem para o universo, Gamora se uniu aos recém-formados Guardiões da Galáxia, provando ser uma aliada forte para a equipe. Ela foi recebida com muita desconfiança dos outros membros, por seu passado como aliada de Thanos. Porém, certa vez, ela chegou a queimar todo seu corpo para salvar seus colegas, o que fez com que ganhasse sua confiança.

Porém, ao descobrir que a equipe havia sido manipulada telepaticamente por Mantis e Senhor das Estrelas para se unirem, ela se juntou a Adam Warlock e deixou o grupo. Foi após um confronto violento com a Igreja da Verdade Universal que ela retornou para ajudar os Guardiões a enfrentarem seus inimigos.

Imagem de capa do item

Guerra dos Reis

Durante a Guerra dos Reis, o Magus veio à tona e pôs em prática seus planos diabólicos. Em um ataque coordenado, ele forjou a morte de vários membros dos Guardiões da Galáxia, inclusive Gamora.

Porém, depois foi revelado que ele havia prendido suas vítimas e as torturado, para que eles pudessem lutar ao seu lado. Durante um tempo, isso pareceu funcionar, mas quando eles foram libertados, todos se uniram para enfrentar Magus.

Imagem de capa do item

Vingadores Cósmicos

Após derrotarem Magus, os Guardiões da Galáxia continuaram suas missões no espaço, até serem chamados para impedir uma invasão Badoon e terreno Spartax. Nessa época, a equipe se aliou ao Homem de Ferro e eles tiveram algumas missões, sendo considerados "Vingadores Cósmicos".

Pouco depois, outros nomes se juntaram à equipe, como Agente Venom e Capitã Marvel. Mas foi Angela que despertou a curiosidade de Gamora. Juntas, as duas se tornaram boas amigas e exímias combatentes em dupla, por dominarem de letais técnicas de combate.

Imagem de capa do item

Vórtice Negro

Depois de Peter Quill recuperar o Vórtice Negro (um objeto arcano que libera o potencial de seu usuário) de seu pai, os Guardiões da Galáxia se juntaram aos X-Men em Spartax para decidir que fim dar ao objeto. Gamora se submeteu ao poder da relíquia, tendo suas habilidades aumentadas e ajudando a transportar o objeto pela galáxia.

Quando a guerra com J'Son acabou, alguns heróis decidiram manter os poderes que adquiriram graças ao Vórtice Negro e Gamora foi uma delas. Ela se separou dos Guardiões da Galáxia e passou um bom tempo longe deles, até se juntar novamente há pouco tempo.

Imagem de capa do item

Poderes e habilidades

Por conta da sua fisiologia enquanto Zen Whoberi, Gamora possui atributos aumentados, como força, velocidade, agilidade, durabilidade, destreza e um fator de cura avançado. Além disso, graças aos poderes do Vórtice Negro, ela era capaz de retirar armamentos cósmicos de sua capa, bem como voar e sobreviver ao vácuo espacial.

Em termos de habilidades, Gamora não é conhecida como a mulher mais letal do universo à toa. Ela é capaz de enfrentar exércitos sozinha e possui diversas experiências com artes marciais desarmadas e uso de armamentos. Além disso, ela já passou por alguns aprimoramentos tecnológicos.

Imagem de capa do item

Fora das HQs

A personagem é um dos membros mais populares dos Guardiões da Galáxia fora dos quadrinhos. Além de ter aparecido no filme homônimo da equipe, interpretada por Zoe Saldana, a personagem já esteve em animações como Surfista Prateado, Guardiões da Galáxia, Avengers Assemble e Ultimate Homem-Aranha.

No campo dos jogos, ela já esteve em LEGO Marvel Super Heroes e LEGO Avengers, além dos jogos para mobile Avengers Alliance, Future Fight e Contest of Champions.

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux