Jane Foster: Tudo sobre a Poderosa Thor de Amor e Trovão

Capa da Publicação

Jane Foster: Tudo sobre a Poderosa Thor de Amor e Trovão

Por Gus Fiaux

Neste ano, teremos o lançamento de Thor: Amor e Trovão, o mais novo filme do herói trovejante do Universo Cinematográfico da Marvel. Porém, além dele, teremos a estreia de uma heroína muito querida pelos fãs… ou melhor, sua transformação em heroína, uma vez que ela já apareceu nos filmes anteriores da franquia.

Estamos falando de Jane Foster, que finalmente irá se tornar a Poderosa Thor, assim como aconteceu nas HQs da Casa das Ideias. Ela se torna a nova usuária do Mjölnir, o martelo do Deus do Trovão que foi destruído por Hela em Thor: Ragnarok. E agora, para você se preparar para sua chegada, separamos tudo o que você precisa saber sobre a Poderosa Thor!

Imagem de capa do item

Primeira aparição e criadores de Jane Foster

Jane Foster fez sua primeira aparição nos quadrinhos em Journey Into Mystery #84, publicada originalmente em setembro de 1962. Ela apareceu pela primeira vez um mês depois da estreia do Thor nas HQs da Marvel, que fez sua estreia no volume 83 da mesma revista.

Foster foi criada por Stan Lee e seu irmão, Larry Lieber, além de Jack Kirby, que compôs seu visual clássico. Durante anos, a personagem era só um interesse amoroso para o Deus do Trovão, se relacionando com seu alter ego humano, o Dr. Donald Blake.

Curiosamente, em suas duas primeiras aparições, a personagem era chamada Jane Nelson, mas o nome foi posteriormente modificado para Jane Foster. Vale mencionar que em algumas histórias clássicas, ela se fundiu à Lady Sif, outro interesse amoroso do deus trovejante.

Imagem de capa do item

Jane Foster: Origens

Jane Foster era uma brilhante enfermeira que trabalhava para o Doutor Donald Blake. Eventualmente, ela acabou se apaixonando por ele e, depois, por seu alter ego heroico, o poderoso Thor. Nesse período, Thor sempre aparecia para salvá-la dos vilões que tentavam sequestrá-la.

O relacionamento dos dois não durou muito tempo, e cada um seguiu o seu próprio caminho e Jane acabou se casando com outro médico, o Dr. Keith Kincaid. Eventualmente, ela também se tornou médica e passou a auxiliar os membros da comunidade heroica, inclusive na Guerra Civil.

Ela divorciou de Keith e perdeu a guarda do filho que teve com ele, Jimmy Kincaid, mas continuou trabalhando em Oklahoma. Após a morte de Keith e Jimmy em um acidente, ela descobriu que estava com câncer de mama e foi aí que sua vida mudou de vez por todas...

Imagem de capa do item

Poderosa Thor

Durante a saga Pecado Original, o Thor acabou perdendo o controle sobre seu martelo, após descobrir que não era digno de usá-lo. Jane encontra Mjölnir e, ao tocá-lo, descobre que é capaz de se tornar uma heroína com os mesmos poderes do Deus do Trovão. Nascia a Poderosa Thor.

Com sua identidade, Jane se provou uma grande guerreira, lutando tanto por Midgard quanto pelos Dez Reinos porém, ela acabou provocando a ira de Odin, que não a aceitava como substituta de seu filho. Para piorar, seu câncer avançava sempre que ela deixava o martelo e voltava à forma humana.

Na Guerra dos Reinos, Foster fundiu o espírito do vilão Mangog ao martelo e o atirou no sol, para que o inimigo fosse derrotado. Isso acelerou a sua morte pelo câncer. Mas após vê-la se sacrificando de forma tão honrada, Thor e Odin decidiram trazê-la de volta à vida.

Imagem de capa do item

Jane Foster, a Valquíria

Jane ressuscitou como mortal e teve a chance de terminar seu tratamento de quimioterapia, com seu câncer entrando finalmente em remissão. Porém, ela voltou ao papel de Poderosa Thor uma última vez para refrear a invasão de Malekith, mas depois abdicou de vez do manto.

Malekith, por sua vez, havia matado todas as Valquírias, e Jane Foster recebeu uma visita do espírito de Brunnhilde para que ela assumisse seu lugar. Com poderes asgardianos retomados, Foster aceitou o papel e virou a nova Valquíria, lutando para levar as almas dos caídos até Valhalla.

Como Valquíria, ela percebeu que precisava abrir mão das tradições e de seu passado para que pudesse trilhar um novo caminho. Ela então ganha as suas própria arma, o Undrjarn, um bracelete que se transforma em qualquer coisa, criado a partir de pedaços do Mjölnir do Universo Ultimate.

Imagem de capa do item

Equipes da Poderosa Thor

Quando se tornou a Poderosa Thor, Jane Foster passou a figurar entre as principais equipes da Marvel. Ela esteve nos Novíssimos Vingadores, a formação composta por ela, Capitão América (Sam Wilson), Nova, Homem de Ferro, Ms. Marvel (Kamala), Visão e Homem-Aranha (Miles Morales).

Ela também fez parte da Liga dos Reinos, uma assembleia composta por representantes dos Dez Reinos de Yggdrasil, para salvar o mundo da ascensão de Malekith - algo que aconteceu durante a saga Guerra dos Reinos, onde Jane teve sua primeira aventura como Valquíria.

Depois disso, em seu título solo, Jane foi convocada pelo Doutor Estranho para compor um grupo chamado Médicos da Marvel, exatamente isso que você está pensando: era um grupo com heróis com treinamento médico que se juntaram para salvar a vida da Morte.

Imagem de capa do item

Poderes e habilidades da Poderosa Thor

Como Thor, Jane Foster retém todos os poderes do Deus do Trovão. Ela é capaz de invocar tormentas e tempestades, além de comandar raios. Jane ainda possui força, durabilidade, resistência e reflexos sobre-humanos, e é capaz de se regenerar e manipular energia.

Ela tinha uma ligação muito mais profunda com o Mjölnir, sendo capaz de "conversar com o martelo" e fazer com que ele desbloqueasse alguns dons e atributos que nunca teve nas mãos do Filho de Odin. Jane ainda podia abrir portais e teleportar seus aliados, além de voar usando o martelo.

Como Valquíria, ela mantém a fisiologia asgardiana, com atributos físicos sobre-humanos. Além disso, ela tem supervelocidade e uma visão muito aguçada. Ela também pode perceber a proximidade da morte, seja em si ou em outros. Por fim, Jane ainda pode voar, usando asas artificiais.

Imagem de capa do item

Poderosa Thor fora das HQs

Fora dos quadrinhos, Jane Foster já teve algumas aparições interessantes em adaptações de HQs da Marvel. Ela esteve em algumas animações, desde The Marvel Super Heroes, de 1966, que usava o estilo motion comic, com painéis das HQs clássicas animados, sem muito movimento e dinamismo.

Depois disso, ela ainda esteve no desenho Os Vingadores: Os Heróis Mais Poderosos da Terra, como interesse amoroso do Deus do Trovão. Na série Avengers Assemble, ela aparece na temporada que adapta as Guerras Secretas, e inclusive ganha seu próprio manto heroico.

Nos games, Jane Foster já apareceu em vários títulos como Thor. Ela esteve em LEGO Marvel's Avengers, Contest of Champions, Future Fight, Puzzle Quest e LEGO Marvel Super Heroes 2. Ela também esteve em títulos que já foram extintos, como Marvel Heroes e Avengers Alliance.

Imagem de capa do item

Jane Foster no Universo Cinematográfico da Marvel

Quando falamos do Universo Cinematográfico da Marvel, muitos fãs devem saber que Jane Foster é uma figura presente desde 2011, quando fez sua estreia no primeiro filme do Thor. Interpretada por Natalie Portman, a personagem ainda retornou para Thor: O Mundo Sombrio, sempre no papel de interesse amoroso para o Deus do Trovão.

Em Thor: Ragnarok, descobrimos que ela e o Filho de Odin terminaram seu relacionamento, mas não tivemos grandes detalhes sobre essa separação. Agora, ela estará de volta em Thor: Amor e Trovão, mais uma vez vivida por Portman - mas dessa vez, com superpoderes.

No filme, ela se transformará na Poderosa Thor e comandará o Mjölnir, o martelo encantado do Filho de Odin que havia sido destruído por Hela no filme anterior. Não sabemos como ela encontrará o martelo, mas sabe-se que alguns elementos das HQs serão mantidos, como sua luta contra o câncer.