Homem-Coisa: Tudo sobre o personagem da Marvel

Capa da Publicação

Homem-Coisa: Tudo sobre o personagem da Marvel

Por Gus Fiaux

Em outubro deste ano, a Marvel Studios vai apresentar um novo capítulo inusitado em sua franquia, graças ao Especial de Halloween do Lobisomem na Noiteque teve seu primeiro trailer divulgado no último sábado (10), durante a D23. O episódio trará Gael García Bernal no papel do Lobisomem, mas também vai apostar em surpresas bem curiosas para os fãs, como a participação do Homem-Coisa!

Um dos personagens mais curiosos da Marvel, o Homem-Coisa permanece desconhecido para boa parte do público, enquanto muitos acham que ele é uma “cópia barata” do Monstro do Pântano (não é bem assim!). Porém, enquanto o Especial de Halloween não chega, aqui reunimos tudo o que você precisa saber sobre o Homem-Coisa!

Imagem de capa do item

Primeira aparição e criadores do Homem-Coisa

A primeira aparição do Homem-Coisa nas HQs da Marvel se deu nas páginas de Savage Tales #1, de maio de 1971. A revista era publicada em preto e branco e tinha como parte do apelo chamar atenção dos fãs de HQs de horror, como Tales From the Crypt. O personagem apareceu justo na primeira edição, em uma breve história de 11 páginas.

Ele foi uma criação conjunta de Stan Lee, Roy Thomas, Gerry Conway e Gray Morrow. A ideia partiu de Stan Lee, que queria criar um anti-herói que fosse lentamente perdendo sua humanidade. Logo em seguida, ele se reuniu com Roy Thomas e pensou em cinco histórias de origem diferentes para o personagem, antes de prosseguir com a história de Ted Sallis.

Imagem de capa do item

Theodore Sallis: A origem do Homem-Coisa

O Dr. Theodore "Ted" Sallis era um bioquímico norte-americano que foi contratado para participar do Projeto Enxofre, um experimento do exército que buscava formas de deixar os soldados imunes ao efeito de armas biológicas. Ele então criou o Soro SO-2, que se tornou inutilizável, já que transformava seus usuários em monstros.

Ele se apaixonou por Ellen Brandt, uma de suas alunas, e os dois optaram por se mudar para o Everglades, uma região pantanosa da Flórida. Nessa época, Sallis tinha recomeçado a fazer os testes com o Soro SO-2, dessa vez o utilizando como base para a criação de um novo soro do supersoldado, a pedido da S.H.I.E.L.D.

Sem que ele soubesse, Ellen na verdade era uma agente da I.M.A. e estava o levando para uma emboscada. Com um pressentimento ruim, ele injetou a única dose que tinha do SO-2 em si mesmo e acabou sofrendo um acidente de carro no pântano local. Transformado pelo soro e pelas propriedades místicas do lugar, ele virou o Homem-Coisa e atacou vários agentes da I.M.A. - incluindo Ellen, cujo rosto ele mesmo queimou com seus poderes.

Imagem de capa do item

Equipes do Homem-Coisa

Após ser transformado, Ted Sallis perdeu toda sua humanidade e virou um ser silencioso, instintivo e amedrontador. Mesmo com sua aparência, ele sempre foi uma entidade muito pacífica - exceto quando tentam mexer em seu lar, o pântano. Ele fez parte de diversas equipes ao longo dos anos, mas nunca teve um papel muito ativo devido à sua cognição limitada.

Entre os grupos dos quais o Homem-Coisa já participou, podemos citar: os Filhos da Meia-Noite (a equipe sobrenatural da Marvel), a Legião dos Monstros (que é composta apenas por seres monstruosos) e também os Thunderbolts (na fase onde o grupo era liderado por Luke Cage). Em todos os casos, ele servia como "meio de transporte" das equipes.

Imagem de capa do item

Monstro do Pântano ou Homem-Coisa: Quem veio primeiro?

Graças à popularidade do Monstro do Pântano, muitos fãs acreditavam que o Homem-Coisa era uma "cópia" feita pela Marvel - mas não é bem assim. Na verdade, Ted Sallis surgiu nas HQs em maio de 1971, enquanto o Monstro do Pântano só faria sua primeira aparição em julho do mesmo ano. E apesar das semelhanças, os dois personagens são bem diferentes entre si.

O Monstro do Pântano sempre teve histórias de cunho mais sombrio, com toques de horror e uma rica mitologia ligada às entidades da natureza da DC Comics. Já o Homem-Coisa, apesar de ter algumas histórias mais ligadas ao terror, sempre foi um personagem mais dócil e agradável, aparecendo de vez em quando para auxiliar outros heróis da Marvel Comics.

Imagem de capa do item

Poderes e habilidades do Homem-Coisa

Os poderes do Homem-Coisa são os mais variados que se pode imaginar. Ele possui uma fisiologia vegetal, o que faz com que tenha um fator de cura acelerado, que o permite se regenerar de ataques letais. Seu corpo é muito maleável, podendo tomar várias formas e passar por espaços apertados. Além disso, ele também tem superforça.

Outros dons do herói incluem voo e clorocinese (manipulação de plantas). Ele também pode mudar de tamanho e possui um dom bem peculiar, já que pode expelir um ácido que queima apenas as pessoas que têm medo dele - aliás, apesar de não ser muito inteligente, ele consegue saber exatamente o que as pessoas estão sentindo ao seu redor.

No entanto, seu dom mais famoso é o teleporte, que está ligado diretamente ao Nexo de Todas as Realidades...

Imagem de capa do item

Protetor do Nexo de Todas as Realidades

O pântano no qual Ted Sallis se transformou em Homem-Coisa era, na verdade, um local místico conhecido como o Nexo de Todas as Realidades - um portal interdimensional que dá acesso a vários lugares no Multiverso. É basicamente uma intersecção entre todas as realidades que compõem o Universo Marvel.

Graças à sua transformação, o Homem-Coisa pode acessar o Nexo e usá-lo como bem entender. Ele pode criar portais para diferentes lugares no tempo-espaço contínuo, mas também pode acessar outros universos. Além disso, ele ainda pode "trocar de lugar" com suas contrapartes do tempo e de outras dimensões, e também é capaz de fazer o mesmo com outras pessoas.

Imagem de capa do item

Adaptações do Homem-Coisa

Ainda que seja um personagem relativamente desconhecido, o Homem-Coisa já ganhou algumas adaptações ao longo dos anos. Para a surpresa de muitos, ele na verdade já teve um filme solo em 2005, intitulado Homem-Coisa: A Natureza do Medo, que foi dirigido por Brett Leonard e é voltado para o terror, com o Homem-Coisa sendo interpretado por Conan Stevens.

O personagem também apareceu esporadicamente em diversas animações, como Esquadrão de Heróis, Ultimate Homem-Aranha, Hulk e os Agentes de S.M.A.S.H. e até mesmo a série dos Guardiões da Galáxia. Ele já apareceu no filme animado Hulk: Where the Monsters Dwell, que se passa no mesmo universo da série Os Vingadores Unidos.

Além disso, o personagem já apareceu em alguns jogos, como Marvel vs. Capcom 3 (onde é um NPC), Marvel Avengers Academy, LEGO Marvel Super Heroes 2 e Marvel Contest of Champions (como personagem desbloqueável). Por fim, a banda The Mountain Goats também fez uma música em homenagem ao anti-herói, intitulada "Song For Ted Sallis".

Imagem de capa do item

Homem-Coisa no Universo Cinematográfico da Marvel

Durante o painel da Marvel Studios na D23 de 2022, tivemos um primeiro vislumbre de Lobisomem na Noite, o especial de Halloween da Marvel Studios que será lançado diretamente no Disney+. O projeto trará diversas surpresas para os fãs dos seres sobrenaturais da Casa das Ideias, mas a maior revelação veio na forma de um ser gigante, lodoso e assustador.

Como o trailer confirma, teremos a participação do Homem-Coisa nesse especial, embora ainda não saibamos qual será sua trama ou se ele terá mais aparições no futuro do Universo Cinematográfico da Marvel. Entre os fãs, a maior teoria é que conheceremos os Bloodstone, uma lendária família de caçadores de monstros - e eles podem estar de olho no Homem-Coisa.

Até o momento, não sabemos se o especial mostrará a origem de Theodore Sallis - e nem se o personagem será interpretado por um ator famoso. No entanto, é possível que tudo esteja relacionado à Saga do Multiverso, já que o Homem-Coisa tem o poder de abrir portais entre diferentes mundos graças ao Nexo de Todas as Realidades.