Vilã secreta de Viúva Negra? Conheça tudo sobre a Dama de Ferro

Capa da Publicação

Vilã secreta de Viúva Negra? Conheça tudo sobre a Dama de Ferro

Por Gus Fiaux

Em poucos meses, finalmente teremos a chance de conferir a primeira aventura solo da Viúva Negra nos cinemas. Seu filme está chegando e promete abordar muito bem a mitologia e o passado da superespiã, desde suas origens na Sala Vermelha aos seus antigos camaradas da União Soviética.

Entretanto, o filme também deve trazer várias surpresas no que diz respeito a novos personagens para o Universo Cinematográfico da Marvel. Sabemos que o longa deve nos apresentar as versões cinematográficas de Yelena Belova e do Guardião Vermelho, mas uma outra figura tem chamado nossa atenção.

Mesmo que esteja presente no material de divulgação do filme e tenha até mesmo um cartaz próprio, Melina Vostokoff é uma personagem que nos deixou com um ponto de interrogação na cabeça, já que, nas HQs, trata-se de uma figura muito obscura e pouco trabalhada nas histórias da Viúva Negra.

Com a proximidade do filme, começaram a pipocar as teorias de que ela pode ser a verdadeira vilã de Natasha Romanoff em seu longa, se apresentando como aliada e posteriormente como uma poderosa inimiga. Mas afinal, quem é a personagem e qual pode ser seu papel em Viúva Negra?

Veja mais notícias do filme solo da Viúva Negra:

Viúva Negra ganha novos cartazes incríveis apresentando personagens

Treinador aparece com escudo em novo teaser de Viúva Negra

Brinquedo de Viúva Negra pode ter dado grande spoiler

Quem é Melina Vostokoff, a Dama de Ferro?

Nos quadrinhos, existe uma personagem chamada Melina Vostokoff, que foi criada em novembro de 1983, nas páginas de Marvel Fanfare #11. E por mais que ela tenha surgido para ser a grande nêmese pessoal de Natalia Romanova, seu papel nas HQs sempre foi muito limitado.

Uma ex-agente da KGB – o serviço secreto da extinta União Soviética -, Melina sempre cresceu à sombra da Viúva Negra, o que a fez desenvolver um ódio gigantesco por sua rival. Quando Natasha se tornou uma heroína, Melina viu a chance de atacar a espiã e reclamar sua glória.

Para isso, ela abandonou o serviço na KGB e assumiu uma nova identidade: a Dama de Ferro. Munida de um traje especial que aumentava sua força, resistência e a deixava semi-invulnerável, ela partiu para atacar Natasha, e quase conseguiu derrotá-la.

Posteriormente, a Dama de Ferro apareceria em algumas histórias curtas, sempre como uma grande inimiga de Natasha. Ela chegou a integrar algumas equipes vilanescas, mas nunca teve um grande espaço para brilhar nas HQs – com sua última aparição tendo se dado durante a primeira Guerra Civil. 

Apesar de seu visual robusto, ela não possui nenhum super-poder, e seu traje só aumenta suas qualidades e lhe garante mais proteção. Ela possui um grande treinamento de artes marciais e técnicas de espionagem, tornando-se a vilã perfeita para a Viúva.

E nos cinemas?

No filme solo da Viúva Negra, também teremos uma personagem chamada Melina Vostokoff, que por sua vez será interpretada por Rachel Weisz (A Múmia, A Favorita). No entanto, sua adaptação para os cinemas parece ser bem diferente das HQs.

Pelo que sabemos dos trailers divulgados até agora, a personagem será uma das mulheres treinadas pelo programa das Viúvas Negras, tendo crescido na Sala Vermelha – assim como Natasha e Yelena. Ela deve ser uma antiga aliada de Natasha que retorna agora para auxiliar a heroína em sua jornada.

Tirando esses pequenos detalhes, não há como saber muito sobre a personagem. Sabemos que ela tem alguma relação “familiar” com o Guardião Vermelho e as outras duas Viúvas, mas não há mais detalhes sobre sua participação no filme ou sua presença na trama.

Claro que isso tem levantado uma série de questões a respeito da personagem – ainda mais porque, em um filme de espionagem, é bem pouco provável que não vejamos uma boa quantidade de reviravoltas, traições e plot twists bem chocantes. E é assim que surgiu uma das maiores teorias sobre Melina.

Vilã secreta de Viúva Negra?

Há alguns meses, começou a circular um rumor pela internet que o Treinador – o grande vilão do longa-metragem, que muitos acreditam ser interpretado por O-T Fagbenle – poderia ser, na verdade, uma mulher. E isso levou muitos a acreditarem que esse é um “papel secreto” de Melina Vostokoff no filme.

Nos trailers, nós não temos uma noção exata de quem está por baixo da armadura do vilão, e muitos acreditam que o corpo do personagem possui detalhes “femininos”, o que abriu margem para essa interpretação. Além disso, isso adicionaria uma camada ainda mais pessoal para o conflito com Natasha.

Claro que, por enquanto, isso não passa de uma teoria – mas, enquanto o filme não chega aos cinemas, os fãs são livres para especular. E, se você parar para pensar, essa adaptação do traje do Treinador até se assemelha um pouco ao visual da Dama de Ferro nas HQs.

Então, é possível que Melina Vostokoff seja a verdadeira vilã do filme, e esteja traindo Natasha Romanoff desde o começo. De qualquer forma, a Marvel Studios é conhecida por “ressignificar” personagens obscuros – principalmente vilões. E isso faria todo sentido, especialmente se analisarmos o histórico de personagens como a Fantasma, Kaecilius, Abutre e até mesmo o Mandarim. 

E você, acha que Melina pode ser a grande vilã de Viúva Negra? Deixe nos comentários!

Veja mais notícias do Universo Cinematográfico da Marvel:

Sam Raimi, diretor de Homem-Aranha, negocia direção de Doutor Estranho 2

Christian Bale será um vilão intergalático em Thor: Love and Thunder, diz site

Robert Downey Jr. fala se Homem de Ferro irá aparecer em Viúva Negra

Na galeria abaixo, fique com algumas imagens do filme da Viúva Negra:

Viúva Negra estreia no dia 30 de abril.