Eternos: Onde o filme se encaixa na linha do tempo da Marvel?

Capa da Publicação

Eternos: Onde o filme se encaixa na linha do tempo da Marvel?

Por Evandro Lira

Eternos é a produção do Universo Cinematográfico da Marvel que mais faz uso de momentos diferente do tempo, o que torna o filme o mais complexo de encaixar dentro da cronologia do MCU. Por isso, nos dispomos a entender quais pistas a trama deixa, de modo a nos ajudar a definir onde Eternos se localiza.

Se você quiser descobrir onde todos os filmes e séries da Marvel se encaixam na cronologia da franquia, leia nossa página dedicada à ordem cronológica do MCU.

[recommneded-single url=”https://www.legiaodosherois.com.br/2021/eternos-nao-interferiram-thanos-verdadeiro-motivo.html”]

Quando Eternos acontece na cronologia do Universo Cinematográfico da Marvel?

Eternos começa 7.000 anos atrás, quando um grupo liderado por Ajak (Salma Hayek) é enviado a Terra a fim de deter as feras chamadas de Deviantes. Ao longo do filme, somos levados a visitar outras eras da História, incluindo a queda de grandes impérios da Antiguidade e o fim da Segunda Guerra Mundial. Sendo assim, é seguro afirmar que os Eternos são os primeiros heróis existentes do MCU.

Saltando para “os dias de hoje”, Eternos acompanha os personagens cinco anos após o estalo de dedo de Thanos e alguns meses depois do Blip que trouxe de volta metade do universo, como fica claro a partir de alguns diálogos do filme.

Porém, o Blip é o evento definidor de praticamente todas as histórias da Fase 4 do MCU. É a partir disso que acontecem as tramas de WandaVision, Falcão e o Soldado Invernal, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, Gavião-Arqueiro e Homem-Aranha: Longe de Casa.

WandaVision acontece três semanas após Vingadores: Ultimato, enquanto Falcão e o Soldado Invernal situa-se por volta dos seis meses depois, da mesma forma que Shang-Chi.

Durante uma visita do ComicBook.com ao set de Eternos em 2020, Nate Moore, um dos produtores do longa, deu uma dica de quando exatamente a história principal acontece. Segundo ele, Eternos se passa próximo ou ao mesmo tempo dos eventos de Homem-Aranha: Longe de Casa, lançado em 2019.

Sabendo disso, é correto afirmar que Eternos acontece cerca de oito meses após Vingadores: Ultimato, da mesma forma que Longe de Casa. Isso significa que ambos os filmes, Eternos e Homem-Aranha 2, tiveram seus eventos muito próximos de se cruzar, já que parte das histórias se situam em Londres.

Gemma Chan como Sersi em cena de Eternos

Sersi (Gemma Chan) mora em Londres nos tempos atuais.

Em Eternos, encontramos Sersi (Gemma Chan) vivendo na capital inglesa, próxima de Duende (Lia McHugh) e seu namorado Dane Whitman (Kit Harington). Já em Longe de Casa, Peter Parker (Tom Holland) derrotou o vilão Mysterio (Jake Gylenhaal) na mesma grande metrópole.

Desse jeito, a melhor forma de encaixar Eternos na linha do tempo do Universo Cinematográfico da Marvel é colocando ele logo após Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis e antes de Homem-Aranha: Longe de Casa. Afinal, o próximo filme do Homem-Aranha, Sem Volta para Casa, deve acontecer pouco tempo depois dos eventos de Longe de Casa, não fazendo sentido colocar Eternos entre os dois. Confira a ordem atual da Fase 4:

  • WandaVision (2023)
  • Falcão e o Soldado Invernal (2023)
  • Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2023)
  • Eternos (2024)

Enquanto aguardamos pelos próximos lançamentos da Marvel, não deixe de conferir nossa lista com todas as produções do MCU, de acordo com a ordem cronológica, incluindo Loki e What If…?.

Fique ainda com: