10 melhores momentos do Gavião Arqueiro no MCU!

Capa da Publicação

10 melhores momentos do Gavião Arqueiro no MCU!

Por Raphael Martins

Ele pode não ser genial como o Homem de Ferro, poderoso como o Thor ou forte como o Capitão América, mas Clint Barton, o Gavião Arqueiro, não deixa de ser um membro menos importante dos Vingadores por causa disso.

Seu senso de dever, habilidade de combate e mira virtualmente infalível fazem dele um recurso indispensável para as missões mais perigosas dos maiores heróis da Terra, e nos filmes do MCU, ele provou isso diversas vezes.

Nessa lista, você confere 10 grandes momentos do Gavião Arqueiro nos cinemas!

Quase abateu o Thor

A primeira aparição do Gavião Arqueiro no MCU foi em Thor, de 2011. No filme, Clint é mostrado como um dos melhores agentes da S.H.I.E.L.D e tinha uma missão importante: assegurar que o martelo Mjolnir, encontrado pela agência em um deserto, permanecesse seguro.

Quando Thor, desprovido de seus poderes, invade a instalação onde o martelo estava sendo guardado, o agente Coulson chama o Gavião para alvejar mortalmente o deus do trovão caso ele se mostrasse uma ameaça, o que, felizmente, não aconteceu. Mas poderia.

Brilhou na batalha de Nova York

Ele pode não ter poderes, mas mesmo assim sua ajuda foi indispensável aos Vingadores durante a batalha de Nova York, onde abateu vários Chitauri com suas flechas e salvou muitas vidas inocentes.

Depois de passar metade do filme como um lacaio de Loki, o Gavião deu o troco: com uma flecha explosiva, derrubou o deus da trapaça de sua nave, o fazendo cair bem na frente do Hulk, que então lhe deu uma bela surra no vilão.

O vídeo não está mais disponível.

Redimiu Feiticeira Escarlate e Mercúrio

Em Vingadores: Era de Ultron, fomos apresentados aos irmãos Wanda e Pietro, ou Feiticeira Escarlate e Mercúrio. Vítimas de experimentos feitos pelo barão Von Strucker com a joia da mente, eles a princípio lutavam ao lado de Ultron, mas é o Gavião Arqueiro que os faz virar a casaca.

Em um momento um tanto quanto paternal, Clint inspira Wanda a se erguer e lutar pelo que ela acha certo, sem medo, transformando-a de vez em uma heroína. Já Pietro não teve tanta sorte: acabou dando sua vida para salvar o Gavião da morte.

O vídeo não está mais disponível.

Um homem de família

Após terem um encontro explosivo com Ultron, Feiticeira Escarlate e Mercúrio, os Vingadores precisavam de um lugar seguro para reagrupar, curar as feridas e bolar um plano de contra-ataque. E esse lugar é a casa de Clint Barton.

Essa é uma cena importante para a construção do personagem nas telas, mostrando o quanto o Gavião tem a perder ao arriscar sua vida todos os dias, mas o faz mesmo assim, porque é o certo. E com o apoio de sua família, o que só dá mais significado à coisa toda.

Guerra Civil

Durante os eventos de Guerra Civil, o Gavião fica ao lado do Capitão América, se opondo ao Tratado de Sokovia, que colocaria os heróis sob o controle do governo. E ao fazer isso, vê seus antigos amigos de tornando inimigos.

Durante a sensacional cena da batalha no aeroporto, Clint enfrenta Homem de Ferro, Pantera Negra e até a Viúva Negra, sua melhor amiga, embora a contragosto.

Nas palavras de um sábio, é preciso muita coragem para enfrentar seus inimigos, e ainda mais para enfrentar os amigos. E coragem o Gavião tem de sobra.

O vídeo não está mais disponível.

Jogando verdades na cara

Para que o Capitão América e Bucky pudessem seguir com sua missão de parar os supersoldados da Hydra, o Gavião acaba ficando para trás, onde é preso na Balsa, uma prisão no meio do oceano feita para abrigar criminosos perigosos e seres superpoderosos.

Lá, ele e os outros heróis feitos prisioneiros são visitados por Tony Stark, e Clint joga duras verdades na cara do Homem de Ferro, o deixando claramente desconfortável. E avisa: Stark é arrogante e não é digno de confiança.

Imagem de capa do item

Gaviã Arqueira

No início de Vingadores: Ultimato, vemos Clint treinando sua filha na arte do arco, cheio de orgulho. E não é para menos, a menina parece ser tão talentosa quanto ele na coisa.

A princípio, pensava-se que a garota era Kate Bishop, a Gaviã Arqueira nos quadrinhos, mas depois da estreia do filme, descobriu-se que ela na verdade se chamava Lila.

Se Lila se tornará um dia a Gaviã Arqueira (algo que nunca aconteceu nos quadrinhos) ou se Kate Bishop ainda pode aparecer no MCU, só o tempo dirá.

Imagem de capa do item

Ronin

Após perder a família inteira depois da Dizimação promovida por Thanos, Clint se perde nas trevas e adota a identidade de Ronin, com um único objetivo em mente: matar o máximo de criminosos perigosos que conseguir.

Lutando sem restrição e sempre para matar, o antigo Gavião Arqueiro deixa um rastro de sangue, morte e destruição por onde passa, até ser recrutado por sua velha amiga, Natasha Romanoff, que lhe convence a voltar aos Vingadores para tentar reverter as ações de Thanos.

Imagem de capa do item

Uma decisão difícil

Em Vingadores: Ultimato, Clint e Natasha viajam no tempo até Vormir, para pegarem a joia da alma antes de Thanos.

Quando o Caveira Vermelha explica o que é preciso para conseguir a joia, o Gavião é o primeiro a se dispor ao sacrifício, mas é impedido pela Viúva Negra, que deseja que Clint viva uma vida de paz com sua família quando tudo aquilo acabar.

É uma cena pesada e dramática, com dois amigos dispostos a se sacrificar um pelo outro lutando para ver quem dará sua vida.

Imagem de capa do item

Vai estrelar sua própria série

Recentemente, a Disney confirmou que o Gavião Arqueiro terá sua própria série de TV, a ser produzida pelo Disney+, a futura plataforma de streaming da casa do Mickey Mouse.

Segundo boatos, a série introduzirá Kate Bishop ao MCU, e a trama contará a história de Clint treinando Kate para, eventualmente, passar seu legado heroico para ela.

O vídeo não está mais disponível.

Bônus: Clint Barton, o artista

Isso não aconteceu em nenhum dos filmes, mas não podíamos deixar passar: no programa do apresentador Jimmy Fallon, Jeremy Renner, interpretando mais uma vez o Gavião Arqueiro, toca piano e canta uma paródia de “Think Out Loud”, de **Ed Sheeran.

Na letra, ele fala sobre o quanto pode parecer insignificante perto dos outros super-heróis, mas que apesar disso, sabe fazer muitas outras coisas e é sim importante para os Vingadores. Hilário demais!