Afinal, Ms. Marvel está tratando do multiverso ou apresentando um conceito totalmente novo?

Capa da Publicação

Afinal, Ms. Marvel está tratando do multiverso ou apresentando um conceito totalmente novo?

Por Junno Sena

O alicerce para a Fase 4 do Universo Cinematográfico da Marvel é o multiverso. Sendo apresentado em Loki, pincelado em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa e oficialmente introduzido em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, o termo está servindo como base para o próximo grande evento do MCU. Porém, a nova série da Disney+, Ms. Marvel, parece ainda não ter se decidido sobre o que está abordando: multiverso ou dimensão?

Mesmo que Kevin Feige diga que “multiverso” é a nova palavra de ordem, isso não significa que o conceito está claro. Seja para os fãs que acompanham todo o universo da Marvel, sejam para as séries produzidas. Enquanto Loki desenvolve o multiverso como a reunião de distintas linhas temporais, Doutor Estranho nos mostra que é mais complicado do que isso.

Dimensão Noor foi melhor abordada no quarto episódio de Ms. Marvel

E é entre realidades paralelas, multiversos e dimensões que Kamala Khan, a Ms. Marvel, se encontra. Durante o quarto episódio da série, De volta às origens, é explicado por Waleed e Adaga Vermelha que a Dimensão Noor está sobreposta a “nossa” realidade.

Um véu é o que separa esses mundos de se chocar e iniciar uma Incursão. Enquanto isso, o bracelete de Kamala permite não apenas que a garota acesse uma habilidade interna, mas também a energia dessa dimensão paralela.

O problema é que Ms. Marvel representa apenas um ponto da história do MCU. Podemos acreditar fielmente que todos os passos desse universo foram planejados por Feige, mas a verdade é que é uma história contada de trás para frente. Logo, a menção ao “multiverso” no primeiro filme do Doutor Estranho é apenas uma referência, enquanto as diferenças ou semelhanças entre dimensões e universos paralelos apenas farão sentido no futuro.

Desta forma, a série protagonizada por Iman Vellani não parece estar apresentando um novo conceito, mas expandindo o que já foi mostrado anteriormente. Mas, para compreender essa lista de termos e teorias, é preciso revisitar a Dimensão Noor.

O que é a Dimensão Noor?

O vislumbre de Kamala da Dimensão Noor

Apresentada pela primeira vez durante o episódio três, Destinada, é dito que Aisha e os Clandestinos vieram desta dimensão e que estão impossibilitados de retornar a mesma. Podendo ser traduzido como “luz” ou “luz divina”, Noor, a primeira vista, não representa nada de importante nos quadrinhos.

Mas, pode ser uma referência a uma dimensão ligada ao vilão Lightmaster e a origem dos poderes de Mônica Rambeau. Essa sendo chamada de Light Dimension, ou Dimensão da Luz. Em Peter Parker: The Spectacular Spider-Man #3 conhecemos Edward Lansky, um cientista que após fazer experimentos com a energia proveniente dessa dimensão, se tornou o vilão Lighmaster.

Já em The Amazing Spider-Man Annual #16 é revelado que os poderes de Monica, a antiga Capitã Marvel dos quadrinhos, lhe foram dados durante uma investigação da heroína ao redor de experimentos ilegais com energia extradimensional.

Monica Rambeau e seus poderes podem ter grande relevância em The Marvels

Ainda é cedo para concluir que este seja o caminho para onde o filme The Marvels irá seguir, mas já podemos especular que os poderes de se mover através das ondas de Monica, o bracelete de Kamala e a Dimensão Noor podem ter uma participação importante no filme.

Assim, a Dimensão Noor parece divergir completamente do conceito de multiverso. Isso porque, diferente do multiverso, essa dimensão parece estar próxima, mas difícil de ser alcançada. Similar a Ta Lo, presente em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, que está conectado ao nosso mundo, mas fora de alcance.

Porém, mesmo que dimensão e multiverso sejam conceitos diferentes, eles parecem estar prontos para convergir. Na cena pós-créditos de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, Clea surge dizendo a Stephen que os dois precisam impedir as Incursões, evento que ocorre quando dois universos entram em colisão. Nesse momento, a personagem abre uma passagem para o que parece ser a Dimensão Sombria.

A Dimensão Sombria

Clea na cena pós-crédito de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

Esse lugar não é um mistério para os fãs do mago supremo. Presente no primeiro filme do Doutor Estranho, a Dimensão Sombria é o lar de Dormammu e de onde a Anciã tira energia. Diferente do multiverso que apenas é acesso através de viagens oníricas ou com os poderes de América Chavez, essa dimensão é mais fácil de ser alcançada.

Tanto que para “rasgar” essa barreira e invadir a “nossa” dimensão é uma tarefa mais simples, mas pode causar o mesmo que o choque entre dois universos, uma Incursão. Ao fim de Doutor Estranho, temos uma pequena prova disso. Nela, a Dimensão Sombria começa a sugar a realidade de Stephen e, se o mago não iniciasse um loop temporal, tudo seria devastado.

Similar ao que Waleed diz que irá acontecer caso a barreira que os afasta da Dimensão Noor seja destruída. Mesmo que toda essa história ainda pareça confusa, o que podemos concluir é que o resultado de qualquer um desses encontros, multiversos ou dimensões, será catastrófico.

Aproveite e continue lendo: