10 coisas que você precisa saber sobre o Barão Zemo!

Capa da Publicação

10 coisas que você precisa saber sobre o Barão Zemo!

Por Gus Fiaux

Barão Zemo é um vilão que, apesar de sua máscara enigmática, sempre teve propósitos muito claros nos quadrinhos. Grande vilão do Sentinela da Liberdade, ele já desafiou o Capitão América mais de uma vez, além de liderar esquadrões de vilões e antagonistas poderosos!

Como a versão cinematográfica do personagem está prestes a fazer seu retorno na primeira série da Marvel no Disney+, Falcão e Soldado Invernalachamos justo relembrar um pouco da história do vilão – desde suas origens familiares às suas adaptações fora das HQs. Aqui, você conhecerá mais obre o Barão Zemo!

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Primeira aparição e criadores

Por mais que se fale no Barão Zemo como um único personagem, é importante ressaltar que tivemos mais de uma versão do mesmo personagem, ligados pelo sangue. O título é passado de pai para filho desde o Século XV, mas o primeiro grande detentor do manto foi Heinrich Zemo, que foi criado por Stan Lee e Jack Kirby, em Avengers #4.

Embora tenha sido criado como um vilão da Segunda Guerra Mundial, ele só apareceu pela primeira vez em março de 1964, em uma história que explicava como o Capitão América havia sido congelado. Seu filho, Helmut Zemo, viria a se tornar um grande vilão dos Vingadores. Criado por Roy Thomas e Sal Buscema, ele apareceu em Avengers #168, em 1973.

Imagem de capa do item

Heinrich Zemo

Heinrich Zemo foi o nobre descendente de uma família rica germânica. Ele teve uma grande participação durante os bastidores da Segunda Guerra Mundial, preparando o terreno para a ascensão de Adolf Hitler. Depois, ele se tornou um grande aliado do líder da HIDRA, que o designou para uma missão que envolvia o lançamento de uma bomba nuclear.

O Capitão América e seu parceiro-mirim, Bucky Barnes, interferiram. Enquanto Steve Rogers acabou caindo no oceano, ficando congelado por mais de duas décadas, Bucky também sobreviveu, apesar de perder um braço, tornando-se posteriormente no Soldado Invernal. Após o retorno de Steve, ele retornou e enfrentou os Vingadores, e acabou morrendo em combate.

Imagem de capa do item

Helmut Zemo

Após ouvir sobre a morte de seu pai, Helmut Zemo teceu um plano para se vingar do Capitão América. Adotando o codinome "Fênix", ele acusou Steve Rogers pela morte de Heinrich e o confrontou em um embate homérico. Ao fim, ele acabou caindo em um tonel incandescente do Adesivo X, o que acabou deixando-o desfigurado.

Anos depois, ele assumiu o legado de sua família e surgiu com o codinome Barão Zemo, aliado a outros inimigos do Sentinela da Liberdade, como Arnim Zola. Juntos, eles tiveram vários embates com o herói, mas sempre perdiam e acabaram se separando enquanto preparavam ataques solo, que também eram frustrados.

Imagem de capa do item

Mestres do Terror

Vendo que não conseguiria deter o Capitão América sozinho - ainda mais porque o Sentinela da Liberdade contava com a ajuda dos Vingadores -, o Barão Zemo passou a montar sua própria equipe de super-humanos dedicados a se vingar dos heróis. Para isso, ele buscou vilões que tinham rixas com membros da equipe.

Os Mestres do Terror surgiram para atacar os Heróis Mais Poderosos da Terra, e em sua formação original eram compostos por Zemo, Encantor, Cavaleiro Negro, Homem-Absorvente, Blecaute, Tubarão Tigre, Gárgula Cinzenta e diversos outros integrantes. Juntos, eles quase derrotaram os heróis no arco de histórias Sob Ataque.

Imagem de capa do item

Thunderbolts

Após a saga Massacre Marvel, os Vingadores foram dados como mortos e o Barão Zemo viu ali uma forma de se erguer em meio aos escombros deixados no mundo heroico. Ele então formou uma nova versão dos Thunderbolts, mas com um diferencial: eles se passavam por heróis, substituindo os Heróis Mais Poderosos da Terra.

Essa versão da equipe é composta majoritariamente de membros antigos do grupo vilanesco, com novas identidades para não serem descobertos pela mídia. O próprio Helmut deixou de lado os trajes e o codinome "Barão Zemo" e adotou o título de Cidadão V, em "homenagem" ao herói americano que seu pai, Heinrich, havia matado na Segunda Guerra Mundial.

Imagem de capa do item

De volta às origens

Pouco tempo depois, Helmut Zemo passou por uma jornada espetacular. Durante a minissérie Born Better, ele foi enviado ao passado, onde pôde testemunhar as várias gerações de sua família, desde seus primórdios. Aos poucos, ele foi alterando eventos consideráveis, até mesmo matando alguns de seus antecessores.

Tudo isso culminou em um encontro com Heinrich Zemo durante a Segunda Guerra Mundial. Em vez de se aliarem, os dois se enfrentaram em um confronto brutal que quase resultou na morte de Helmut, e ele acabou sendo jogado novamente ao presente, onde continuou a ser um inimigo regular do Capitão América.

Imagem de capa do item

Império Secreto

Mais recentemente, nas HQs, o vilão foi visto nas páginas de Império Secreto, a saga que apresentou ao mundo a versão deturpada e fascista do Capitão América que servia à HIDRA. Zemo aqui era o novo líder da organização terrorista, e foi um grande aliado para que o novo Steve Rogers conseguisse dominar os Estados Unidos.

Após sua participação na saga, ele se aliou com Wilson Fisk - o Rei do Crime para tentar dar fim de uma vez por todas ao Justiceiro, que estava se envolvendo em seus negócios. Adotando mais uma vez o manto de Cidadão V, ele anunciou a formação de uma nova equipe dos Thunderbolts, cujo objetivo era eliminar o vigilante violento.

Imagem de capa do item

Poderes e habilidades

Ambas as versões do personagem possuem poderes e habilidades muito similares. Tanto pai quanto filho possuem um envelhecimento muito desacelerado devido aos efeitos de uma substância conhecida como Composto X, que também lhe garantiam vigor e vitalidade equivalentes às suas idades aparentes.

Heinrich Zemo era um combatente mestre, além de possuir inteligência muito acima da média. Já Helmut Zemo também herdou essas habilidades de seu pai, além de ter sido treinado em combate com espadas e lutas armadas. Um outro destaque para Helmut vai para o fato dele ter se tornado um mestre do disfarce.

Imagem de capa do item

No mundo dos games...

No que diz respeito aos jogos da Marvel, o Barão Zemo apareceu pouco - e surpreendentemente, em nenhum jogo solo do Capitão América. Entretanto, ele foi um chefe em Iron Man/X-O Manowar in Heavy Metal, um crossover entre o Vingador Dourado e a equipe da Valiant Comics; bem como no extinto jogo de Facebook Marvel: Avengers Alliance***.

Como personagem jogável, suas participações são ainda mais restritas. Ele esteve presente apenas no mobile *Marvel's Avengers Academy*, que reimaginava os heróis e vilões da editora como adolescentes no colegial (e já foi extinto também) e em LEGO Marvel's Avengers**, jogo que "recriava" os acontecimentos do Universo Cinematográfico da Marvel.*

Imagem de capa do item

TV e cinema

A versão de Heinrich Zemo é a mais famosa fora das HQs, tendo aparecido em diversas animações, como Avengers: United They Stand, Vingadores: Os Heróis Mais Poderosos da Terra, Marvel Disk Wars e The Marvel Super Heroes. Já Helmut Zemo só apareceu, entre as citadas, em Avengers: United They Stand e na série Avengers Assemble.

Além disso, a versão de Helmut também teve sua adaptação nos cinemas, apresentada em Capitão América: Guerra Civil. Conhecido apenas como Zemo, ele é um homem que nutre rancor pelos super-heróis, em especial os Vingadores, e tece um plano macabro para dividi-los. O vilão, vivido por Daniel Brühl, retornará na série Falcão e o Soldado Invernal.