Thena: Tudo sobre a personagem de Angelina Jolie em Eternos

Capa da Publicação

Thena: Tudo sobre a personagem de Angelina Jolie em Eternos

Por Leo Gravena

Em breve os fãs do Universo Cinematográfico da Marvel poderão assistir Eternos nos cinemas. O filme trará uma equipe bastante desconhecida – mas muito poderosa – dos quadrinhos para as telonas e, como uma das personagens mais importantes da história temos Thena, que no longa será interpretada por Angelina Jolie.

Confira aqui tudo que você precisa saber sobre a personagem, seus poderes, origem e história no universo Marvel.

Thena em HQ clássica do Thor.

A origem e a criação de Thena

Como os outros Eternos, Thena foi criada milhões de anos atrás pelos Celestiais. Originalmente ela se chamava Azura, mas mudou de nome, e é a filha de Zuras, um dos mais importantes líderes dos Eternos.

Sua primeira aparição como Thena se deu em 1976, na quinta edição da primeira HQ dos Eternos de Jack Kirby – na mesma edição, Zuras e Makkari também fizeram sua estreia. Após um tempo, a Marvel fez um retcon em sua origem, dizendo que sua primeira aparição se deu em 1940, no quadrinho Red Raven Comics #1, como a deusa Minerva.

Thena é uma das maiores guerreiras dos Eternos

Thena através das eras

Thena já teve muitas aventuras nos quadrinhos através das décadas, principalmente sendo ligada ao deviante Kro, com quem tem um longo romance. Nos quadrinhos, eles terminaram e voltaram diversas vezes, inclusive tendo um casal de gêmeos bastante poderosos.

Após a morte de seu pai, ela se tornou a líder dos Eternos na Terra, porém isso durou pouco tempo já que haviam poucos Eternos na Terra no momento e ela estava sendo manipulada mentalmente por Kro. No fim, ela perdeu o posto para Ikaris.

Durante a história dos Eternos escrita por Neil Gaiman, Thena, como outros Eternos, teve sua mente apagada por Sprite e viveu um tempo como uma humana normal, sendo casada e tendo um filho humano, além de trabalhar como uma cientista nas Indústrias Stark.

Thena recupera a memória em Eternos, de Neil Gaiman

Quando ela recuperou a memória, teve uma grande discussão com seu pai, Zuras, sobre manter ou não a criança, porém Thena saiu vencedora, afirmando que amaria seu filho humano até ele morrer de velhice.

Durante a trama dos Vingadores na qual os Eternos descobrem seu propósito real: cultivar humanos para os Celestiais, para que eles sirvam de anticorpos contra a Horda, uma antiga raça que são os rivais dos Celestiais. Loucos ao descobrir a verdade, todos os Eternos se mataram, ou mataram uns aos outros.

Thena em HQs da Marvel

Mudança de nome e troca com os Deuses Gregos

Em determinado momento dos quadrinhos, os Eternos se dividiram e os que permaneceram na Terra acabaram, graças aos seus poderes, sendo confundidos com os deuses do panteão greco-romano. Após algumas conversas, o líder da raça, Zuras, traçou um acordo com Zeus, e eles chegaram a assumir o lugar das divindades por um tempo.

Zuras mudou o nome de sua filha, de Azura para Thena, como parte do acordo. Logo, vários Eternos seguiram seu exemplo e assumiram a identidade de outras divindades. Os Eternos também passaram a habitar Olímpia, um local parecido como Monte Olimpo, onde viviam como deuses e eram cultuados pela civilização.

Prima de Thanos

A’Lars e seus filhos, Thanos e Starfox.

Muito se fala sobre como Thena é prima de Thanos nos quadrinhos, porém, a verdade é que eles mal interagiram nos quadrinhos como família. O laço vem dos pais dos dois personagens: Quando Kronos, o líder dos Eternos na época, ter ficado enfraquecido após um experimento que deu poderes para toda a raça, seus dois filhos, A’lars e Zuras não conseguiam decidir quem iria liderar, de forma que os Eternos se dividiram em duas facções.

O grupo liderado por Zuras ficou na Terra e se tornou os Eternos do Olimpo, enquanto o grupo de A’Lars foi para Titã, a lua de Saturno, e começou uma colônia por lá. Em Titã, A’Lars conheceu a Eterna Sui-San e juntos eles tiveram dois filhos, Thanos e Eros.

Como Thena é filha de Zuras, ela é prima de primeiro grau de Thanos, porém, mesmo com essa ligação, os personagens não tem muitas interações nos quadrinhos, já que Thanos nunca se interessou muito pelos Eternos da Terra.

Visual de Thena nas HQs atuais dos Eternos

Renascimento nas HQs atuais

Após todos os Eternos terem morrido após descobrir a verdade sobre sua criação, eles retornaram – curados de sua loucura. Porém, Thanos também foi ressuscitado junto deles; após o Titã Louco começar a matar Eternos, inclusive Zuras, Thena foi considerada uma das suspeitas pois, novamente, estava se associando com Deviantes, algo que seu pai não aprovava.

Após provar sua inocência, Thena se juntou aos outros Eternos na busca pelo traidor que havia ressuscitado Thanos e atualmente é uma das personagens centrais da nova revista dos heróis, escrita por Kieron Gillen, já que sua boa relação com os Deviantes é utilizada em momentos chave da trama.

Thena utiliza uma lança como arma principal

Quais são os poderes de Thena?

Como todos os Eternos, Thena possui as “habilidades básicas da raça”, como superforça, supervelocidade, agilidade, durabilidade e reflexos. Ela também possui um fator de cura, a habilidade de voar e a imortalidade que acompanha todos os Eternos.

E como boa parte dos Eternos, Thena possui a habilidade de manipular energia cósmica de várias formas, o que lhe dá diversos poderes diferentes, sendo eles:

  • Fotocinese: Ela pode manipular energia cósmica para criar luz
  • Termocinese: Thena consegue produzir calor
  • Rajadas de Energia Concussiva: Thena pode gerar rajadas de energia pura, semelhante às rajadas ópticas do Ciclope dos X-Men elas não geram calor, mas sim apenas energia pura.
  • Manifestação de armas: Ao manipular energia cósmica, Thena consegue criar qualquer tipo de arma, como espadas e lanças.
  • Manipulação Molecular: Thena consegue alterar as moléculas de um objeto, transformando ele de uma coisa para outra, porém ela não é tão talentosa nesse aspecto quando Sersi.
  • Telecinese: Mesmo não usando muito essa habilidade, Thena pode mover objetos com sua mente, porém ela utiliza mais esse poder para criar campos de força
  • Telepatia: Thena consegue enviar seus pensamentos para outros seres e consegue manipular a mente dos mais fracos, usando a habilidade principalmente para disfarçar ela e seus companheiros Deviantes como humanos normais.
  • Teleporte: A Eterna consegue se teleportar por longas distâncias, porém usar esse poder é bastante exaustivo para ela.

Thena no Universo Cinematográfico da Marvel

Angelina Jolie será Thena em Eternos, da Marvel Studios.

No Universo Cinematográfico da Marvel, Thena será interpretada por Angelina Jolie em Eternos. No filme, ela e os seus aliados são enviados para a Terra de seu planeta natal, Olympia, para proteger a humanidade dos Deviantes.

Thena é uma grande guerreira e parceira de Gilgamesh, porém ela sofre de uma doença chamada Mahd Wy’ry, também conhecida como “loucura Eterna”, causada pelas muitas memórias acumuladas.

No filme, todos os Eternos podem manipular energia cósmica, porém cada um possui uma habilidade única, a de Thena é de criar qualquer tipo de arma de contato corpo-a-corpo, usando principalmente uma lança e escudo.

Aproveite e confira também as HQs essenciais para conhecer os Eternos: