Neil Gaiman: Como começar a ler? Um guia de leitura para iniciantes

Capa da Publicação

Neil Gaiman: Como começar a ler? Um guia de leitura para iniciantes

Por Jaqueline Sousa

Peculiar, original e enigmático. Esses são apenas alguns adjetivos que podem começar a definir a figura do escritor Neil Gaiman. Conhecido por sua extensa contribuição à literatura fantástica, o autor britânico deixou – e continua deixando – sua marca no mundo com a criação de histórias mágicas, aventuras alucinantes por universos paralelos e personagens cativantes, que já deixaram as páginas dos livros e dos quadrinhos para fazer sucesso em várias adaptações audiovisuais

Assim, não é à toa que Gaiman é considerado um dos escritores mais importantes do cenário literário contemporâneo, carregando consigo uma legião de fãs extremamente apaixonados por suas obras. Tudo parece meio intimidante, mas garantimos que não é: ler Neil Gaiman é uma forma de enxergar o humano por meio do sobrenatural.

E para te ajudar nessa empreitada, preparamos um guia de leitura com as melhores dicas para quem quer começar a ler Neil Gaiman, mas não sabe por onde ou como iniciar. Vamos lá?

Quem é Neil Gaiman?

Neil Gaiman conversando.

Neil Gaiman é um dos escritores mais prestigiados da literatura fantástica.

Antes de entender como começar a ler Neil Gaiman, é legal saber, no maior estilo Globo Repórter, quem é o autor, de onde ele vem e o que faz. Nascido em Hampshire, na Inglaterra, Gaiman vem de uma família de origem polonesa e, ainda na infância, sempre encontrou na ficção uma válvula de escape. O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien, e As Crônicas de Nárnia, de C. S. Lewis, são dois grandes exemplos de obras que o acompanharam desde cedo e que, de certa maneira, influenciaram sua jornada como escritor.

Mas, embora a carreira literária sempre tenha sido seu maior objetivo, a vida profissional de Gaiman começou no jornalismo. Durante um certo período da década de 1980, Gaiman escreveu artigos e resenhas sobre livros para algumas revistas da época como uma forma de aprender mais sobre esse universo e conhecer pessoas do ramo, acreditando que aquilo lhe daria a oportunidade de ser publicado um dia. 

Bom, Neil persistiu e conseguiu: em 1984, ele publicou seu primeiro livro, uma biografia da banda Duran Duran (pois é!). A partir disso, Gaiman continuou trabalhando como jornalista por um tempo e também começou a se aventurar pelos quadrinhos até que Sandman veio ao mundo. O resto é história.

Hoje em dia, Neil Gaiman tem diversos livros publicados e já recebeu prêmios literários importantes como o Hugo, o Bram Stoker e a Newbery Medal. Além dos quadrinhos, o escritor é reconhecido por suas obras infantojuvenis, os contos, a ficção adulta e seus trabalhos como roteirista para produções audiovisuais. 

Como começar a ler Neil Gaiman?

Primeiramente, é preciso ressaltar que começar a ler Neil Gaiman não é um bicho de sete cabeças. Por mais que suas histórias fantásticas pareçam algo de outro mundo, a escrita do autor é envolvente e tem um estética própria tão misteriosa e encantadora que vai te deixar interessado já nas primeiras páginas. 

Dito isso, qual é a melhor forma para começar a se aventurar pelas obras de Gaiman, caso você nunca tenha lido nada dele? Vamos te ajudar a desvendar esse mistério com as melhores obras do autor para quem é iniciante.

Coraline 

Capa do livro Coraline.

Ser um autor reconhecido mundialmente não é uma obra do acaso. Logo, Gaiman tem algumas joias especiais que transformaram sua carreira como escritor. Coraline é uma delas. 

Publicado pela primeira vez em 2002, Coraline é uma das histórias mais populares do autor. Embora não seja considerada sua obra-prima, o livro infantojuvenil é a melhor porta de entrada para quem quer conhecer a ficção de Gaiman, especialmente por ser uma trama já conhecida por causa da clássica adaptação animada de Henry Selick

Ok, entendido que é uma boa pedida para começar a ler Neil Gaiman. Mas qual é a história de Coraline, então? No livro, acompanhamos a garotinha que dá título à obra quando ela se muda para um casarão antigo com sua família. 

Coraline na adaptação animada.

A adaptação animada de Coraline também é uma boa porta de entrada para quem quer começar a ler Neil Gaiman.

Em meio ao tédio e ao descaso de seus pais, Coraline encontra uma porta que a leva para um universo paralelo, onde tudo parece mágico e infinitamente melhor do que a sua realidade. Porém, a menina logo descobre que aquele mundo fantástico esconde verdades macabras e perigos assustadores. 

Coraline também é uma indicação de Mário Feijó, doutor em Letras e professor de disciplinas sobre Gaiman, aos iniciantes. Em entrevista ao podcast Como Começar, do Nexo Jornal, em 2021, o especialista diz que sempre recomenda o livro para quem quer iniciar essa jornada, e também ressalta que o filme de Henry Selick funciona como “um prelúdio para quem quer entrar nesse universo fabuloso”. Segundo ele, por Coraline, “você entra no universo do Gaiman e começa a experimentar todos aqueles elementos que, mais tarde, vai encontrar nas demais obras [do autor]”.

Sandman

Sandman nos quadrinhos.

Sandman é considerada a grande obra-prima de Neil Gaiman.

Não dá para falar de Neil Gaiman sem falar daquela que é considerada sua obra-prima: Sandman. A saga dos quadrinhos foi um marco na vida do autor e no gênero em si, revolucionando a forma como o público se relacionava com as HQs na época de seu lançamento, que aconteceu no fim da década de 1980.

Se você é o tipo de pessoa que ama quadrinhos ou assistiu à adaptação da Netflix e adorou, então começar por Sandman é uma excelente pedida. Além de já entrar em contato com a obra mais prestigiada de Gaiman logo de cara, também é um jeito de conhecer as principais temáticas abordadas nas histórias do autor, assim como sua estética fantástica e repleta de influências mitológicas. 

Por ter sido um dos primeiros trabalhos de Neil como escritor, foi com Sandman que ele começou a tratar de temas como as relações familiares, por exemplo, elemento bastante presente em grande parte de seus escritos futuros. Além disso, se Sandman é sempre lembrado com tanto prestígio é porque há um ótimo motivo por trás.

De uma forma bem resumida, Sandman é uma história contada sob o ponto de vista do Sonho, ou Morpheus, o grande responsável por comandar o reino do Sonhar e que faz parte da família dos Sete Perpétuos. Porém, ele acaba sendo capturado por um grupo de seres humanos no lugar de sua irmã, a Morte, desencadeando uma série de consequências a partir de então.

Ficou interessado para saber mais? Por aqui, já temos um guia de leitura completíssimo sobre como ler as HQs de Sandman. Pode ter certeza que você não vai se arrepender!

O Livro do Cemitério

Capa de O Livro do Cemitério.

Outra boa opção para quem quer conhecer mais de Neil Gaiman é O Livro do Cemitério. Assim como Coraline, a obra citada aqui também é um livro infantojuvenil, mas não deixe se enganar pela classificação. O mais legal de Gaiman é que até mesmo os escritos destinados para crianças e adolescentes podem ser reaproveitados com maestria por adultos (e ainda te dar aquele medinho básico, acredite).

O Livro do Cemitério foi publicado em 2008, e faz uma releitura de Mogli, o Menino Lobo, história que ficou bastante famosa por causa da adaptação animada da Disney. Na trama, acompanhamos Ninguém Owens, um garoto que conseguiu escapar da morte certa quando era apenas um bebê após ver sua família ser assassinada por um homem misterioso. Em fuga, o pequeno chega em um cemitério, onde é acolhido pelos fantasmas e criaturas sobrenaturais que habitam ali. Mas é claro que a ameaça do criminoso que quase deu fim à sua vida ainda é a maior de todas.

Misturando elementos do fantástico e do gótico, Gaiman conseguiu criar mais uma história macabra e misteriosa, mas sem deixar de lado aquela atmosfera aventuresca e que, mais uma vez, trata da importância dos laços humanos. É o tipo de leitura capaz de conquistar todas as idades, o que a torna uma boa escolha para aqueles que querem começar a se aprofundar nas obras do autor.

Bônus: Deuses Americanos

Capa do livro Deuses Americanos.

Caminhando de mãos dadas com Sandman está Deuses Americanos, o livro de ficção adulta de Neil Gaiman que também é considerado uma de suas melhores obras. A indicação fica aqui como um bônus para quem quer ser mais ousado e aceitar um desafio maior no começo dessa trajetória. 

A descrição de Deuses Americanos feita pela editora Intrínseca, que publica boa parte da obra de Gaiman aqui no Brasil, diz que esse é um livro “estranho”. E não há palavra melhor para definir o que é a obra.

Na trama, Shadow é um ex-presidiário que acabou de conquistar sua liberdade, e a única coisa que tem em mente é voltar para Laura, sua esposa. Ele só não esperava encontrar uma reviravolta no meio do caminho, que o deixa sem rumo e sem perspectiva de vida. Até que Shadow conhece Wednesday, um homem misterioso que o contrata para um trabalho ainda mais esquisito: entrar em uma guerra entre deuses velhos e novos. 

Deuses Americanos é um conjunto de tudo aquilo que fez com que Neil Gaiman se tornasse o autor reconhecido que ele é hoje em dia. Fantasia, mitologia e questionamentos reflexivos sobre a natureza humana são apenas alguns dos aspectos reunidos no livro, que também está repleto de sacadas inteligentes em uma viagem pelas diferentes culturas e mitologias do mundo.

Dicas para quem quer começar a ler Neil Gaiman

Antes de chegarmos ao fim deste guia, vale ressaltar algumas recomendações a mais para os iniciantes. Caso você queira seguir alguma ordem ou abordagem, uma boa dica é começar sua jornada pelas histórias que você já conhece de adaptações. Assistiu à Sandman ou Deuses Americanos e gostou? Então, pode ser uma boa ir atrás das HQs e do livro, respectivamente, para se aprofundar mais.

Como as adaptações, em sua maioria, assumem algumas liberdades criativas devido às diferenças entre as linguagens de cada mídia, a sua experiência não será comprometida no decorrer do caminho. Em ambos os casos, ela pode ser ainda melhor. Aqui, as melhores opções para começar ainda são Coraline e Sandman

Morpheus e Morte em Sandman.

Para quem gostou da série da Netflix, ler os quadrinhos de Sandman é uma boa pedida para começar a ler o autor.

Ficou com vontade de ler Neil Gaiman em ordem cronológica de lançamento? Bem, essa pode não ser a melhor forma de começar a maratona se você nunca teve contato com a obra do autor, seja na literatura ou no audiovisual. Vamos explicar o porquê.

Um dos primeiros livros publicados de Gaiman foi Belas Maldições, obra criada em parceria com o autor Terry Pratchett e que ganhou uma ótima adaptação do Amazon Prime Video. Por mais que seja uma história encantadora e repleta da estranheza à la Gaiman, o livro foi escrito em conjunto com outro escritor, ou seja, você não vai aproveitar o estilo de Neil por completo e também pode estranhar um pouco a estrutura e o senso de humor.

Capa do livro Belas Maldições.

Além disso, ler um autor por ordem cronológica talvez não te apresente à obra completa de um jeito tão interessante. Afinal, o escritor em questão ainda estava no início de sua carreira e ainda em processo de experimentação. No caso de Gaiman, com exceção de Sandman, os trabalhos literários iniciais podem ser ótimos para quem já foi fisgado pelos encantos dele.

Claro que tais recomendações não são regras universais que você precisa seguir à risca. Afinal, cada pessoa vivencia o mundo de forma diferente e conta com certas preferências na bagagem. Alguém pode ter começado por Lugar Nenhum, primeiro livro solo de Gaiman, publicado em 1997, e adorado, por exemplo.

A questão é que não há exatamente um certo ou errado, você pode ir experimentando ao longo do caminho se achar que vale a pena. E conhecer a obra do Neil Gaiman é exatamente isso: ir deixando a maré te levar até você avistar a terra firme. O processo pode ser meio turbulento e te causar um estranhamento a princípio, mas quando menos esperar já vai estar espalhando a palavra dele por aí.

Aproveite também: