Todas as adaptações de Neil Gaiman até agora, da pior à melhor

Capa da Publicação

Todas as adaptações de Neil Gaiman até agora, da pior à melhor

Por Arthur Eloi

Tanto pelo seu humor quanto pela sua imaginação, Neil Gaiman é um dos maiores nomes da literatura de fantasia atualmente. Na verdade, seu nome é tão grande que vai até além dos livros e HQs, visto que seu trabalho foi adaptado várias vezes para os filmes e séries.

Abaixo, reunimos todas as adaptações de Neil Gaiman, da pior à melhor!

Imagem de capa do item

Como Falar com Garotas em Festas (2017)

O pior trabalho de Neil Gaiman é um dos mais recentes. Como Falar com Garotas em Festas surgiu como um conto em 2006, e 10 anos depois ganhou uma adaptação nas HQs, com arte da dupla brasileira Fábio Moon e Gabriel Bá. Ambos são bastante prestigiados, mas o filme, lançado em 2017, não se saiu tão bem assim.

A trama, ambientada na Londres dos anos 70, acompanha um casal bastante inusitado de um jovem introvertido com uma garota punk. O filme é estrelado por nomes de peso, como Elle Fanning, Nicole Kidman e Ruth Wilson mas, segundo o consenso crítico do Rotten Tomatoes, é uma bagunça confusa de estilos, que não sabe o que quer contar. No site, a média de Como Falar com Garotas em Festas é de 48%.

Imagem de capa do item

Deuses Americanos (2017 - 2021)

Um dos mais prestigiados trabalhos de Neil Gaiman, Deuses Americanos ganhou uma série de TV pela Starz e Amazon Prime Video em 2017. Comandada por Bryan Fuller (Hannibal) e Michael Green (Logan), a primeira temporada foi muito bem recebida ao mostrar um mundo em que deuses novos e antigos vivem entre os humanos, buscando sua adoração nos tempos modernos. O problema foi tudo que veio depois.

A série ficou marcada por algumas confusões nos bastidores, como saída dos showrunners e de nomes grandes do elenco, como Gillian Anderson (Arquivo X). Mais tarde, ainda, Orlando Jones ainda acusou a produção de racismo após seu elogiado personagem, Mr. Nancy, ter sido cortado do programa, sem mais nem menos. Dessa forma, a média entre as críticas das três temporadas é de moderados 75% de aprovação, com a primeira temporada tendo ganho notas mais altas que suas sucessoras. Deuses Americanos foi cancelada em março de 2021, mas Neil Gaiman anunciou meses depois que desenvolve uma série derivada, baseada no livro Filhos de Anansi.

Imagem de capa do item

Stardust: O Mistério da Estrela (2007)

Essa fantasiosa aventura romântica é um verdadeiro tesouro perdido dos anos 2000, e foi o primeiro contato de muita gente com o trabalho de Neil Gaiman. Adaptação do livro de 1997, Stardust: O Mistério da Estrela acompanha um rapaz apaixonado que promete um pedaço de estrela para sua amada, mas que acaba se envolvendo em um conflito entre forças mágicas.

Com 76% de aprovação no Rotten Tomatoes, Stardust é elogiado por capturar o humor e deslumbre da obra original em uma aventura marcante. De quebra, todo o elenco é notável até hoje, com nomes como Charlie Cox (Demolidor), Claire Danes (Homeland), Michelle Pfeiffer, Robert De Niro, Ian McKellen, Ben Barnes (Justiceiro), Henry Cavill (The Witcher), Mark Strong (Kingsman), entre muitos outros.

Imagem de capa do item

Good Omens (2019 - )

Ao mesmo tempo que Deuses Americanos passava por crises nos bastidores, Neil Gaiman se lançava de cabeça na televisão - desta vez, escrevendo os roteiros da adaptação do próprio trabalho. O resultado é a elogiada Good Omens, baseada em Belas Maldições, livro que escreveu em 1990 ao lado de Terry Pratchett (Discworld).

A trama acompanha o anjo Aziraphale (Michael Sheen) e o demônio Crowley (David Tennant), dois amigos inusitados desde o início dos tempos que precisam se juntar para impedir o apocalipse quando o filho do capeta ameaça destruir tudo. Com apenas seis episódios, a série conquista por seu humor ácido e satírico, além das ótimas atuações da dupla principal. Good Omens tem 86% de aprovação no Rotten Tomatoes, mas a nota deve mudar em breve visto que, recentemente, Neil Gaiman anunciou uma segunda temporada para o programa.

Imagem de capa do item

Lucifer (2016 - 2021)

Você sabia que Lucifer, uma das mais prestigiadas séries da Netflix, é baseada no trabalho de Neil Gaiman? Ainda que não seja uma adaptação direta, o programa é inspirado pelas HQs do autor na DC Comics.

A série é um procedural que acompanha o demônio Lucifer Morningstar (Tom Ellis) vivendo entre os humanos na cidade de Los Angeles. O programa surgiu na Fox em 2016 e foi cancelado após três temporadas em 2018. Pouco depois, a Netflix apareceu e salvou a série dos mortos, entregando mais três temporadas. Meses antes da estreia da temporada final, a média de Lucifer no Rotten Tomatoes é de 86%.

Imagem de capa do item

Coraline e o Mundo Secreto (2009)

Muita gente confunde o trabalho mais famoso de Neil Gaiman nos cinemas com um filme de Tim Burton, mesmo que sem nenhuma relação exceto o estilo macabro de animações de terror para crianças. Na verdade, Coraline e o Mundo Secreto é dirigido por Henry Selick (O Estranho Mundo de Jack), com base em um livro de Gaiman.

A animação acompanha uma garota com problemas em casa que descobre uma porta para um mundo espelhado - muito parecido com o seu, mas melhor. As coisas tomam caminhos estranhos quando a cópia de sua família faz de tudo para tentar mantê-la presa nessa nova dimensão. Produzido pela Laika, tudo é em impressionante stop-motion, algo muito elogiado pelas críticas da época, que também ressaltam a atmosfera sombria do longa. Assim, Coraline tem 90% de aprovação crítica no Rotten Tomatoes, sendo a obra de Neil Gaiman com melhor avaliação!