Capa da Publicação

As 10 maiores criações de Jack Kirby na DC Comics!

Por Fernando Maidana

Jack Kirby é sempre lembrado por suas criações ao lado de Stan Lee na Casa das Ideias. Mas, durante um curto período, o quadrinista trabalhou do outro lado e realizou alguns grandes feitos na DC Comics. Pensando nisso, reunimos aqui as melhores criações na editora!

Imagem de capa do item

Kamandi

Kamandi é um personagem interessantíssimo que acaba sendo deixado de lado.

Em um futuro pós-apocalíptico, O Grande Desastre acabou com boa parte da humanidade. Os sobreviventes isolaram-se em grupos conhecidos como Comandos, enquanto outros regrediram a um estado de selvageria.

Além dos poucos seres humanos, animais colossais habitam a Terra. Muitos desses animais desenvolveram verdadeiras civilizações e possuem o raciocínio maior que o de muitos humanos.

Kamandi é o último sobrevivente do Comando D e desenvolveu um imenso intelecto devido à biblioteca dentro do bunker onde cresceu ao lado de seu avô.

Ele luta com seus amigos mutantes para restaurar a humanidade e a civilização.

Imagem de capa do item

One Man Army Corps

One Man Army Corps é o alter-ego de Buddy Blank, um homem alterado hormonal e tecnologicamente por um satélite de inteligência artificial chamado Irmão Olho.

Em uma realidade onde o custo de exército é alto demais para os países, OMAC é a arma da GPA para "manter a paz" ao redor do mundo.

Mais tarde, descobrimos que Buddy Blank é ninguém menos que o avô de Kamandi!

Imagem de capa do item

Corredor Negro

O Corredor Negro é a personificação da Morte para os Novos Deuses.

Criado durante a excelente saga do Quarto Mundo, o personagem representa a inevitabilidade da Morte e costuma ser implacável.

O personagem só foi "enganado" duas vezes.

Uma pelo Superman, quando o Corredor Negro veio levar Aço para o mundo dos mortos e outra durante o crossover Darkseid vs Galactus, quando o Surfista Prateado interveio e evitou que o personagem colhesse a alma de Órion.

E, sim... O Corredor Negro viaja pelo universo em seus esquis!

Imagem de capa do item

Senhor Milagre

Jack Kirby teve grandes criações na DC Comics, mas muitos acreditam que o Senhor Milagre é uma das maiores delas.

Scott Free chegou à Terra fugindo das forças de Apokolips. Ele é encontrado e acolhido por um artista circense conhecido como Senhor Milagre. Quando ele morre, Scott assume sua identidade e se transforma no herói Senhor Milagre, o Mestre das Fugas!

As histórias do personagem sempre tiveram um tom leve e descontraído, até John Byrne assumir o título do personagem e recontar sua origem, deixando-o muito mais complexo e profundo.

Descobrimos que Senhor Milagre é filho do Pai Celestial. Com a morte de seu pai, Scott assume seu lugar e se torna o líder dos Novos Deuses de Nova Gênese.

Imagem de capa do item

Grande Barda

É claro que não podemos falar do Senhor Milagre sem mencionar a sua parceira no amor e na luta, Grande Barda.

Grande Barda era uma das Fúrias Femininas, mas se apaixonou por Scott Free e o ajudou a fugir de Apokolips.

Depois disso, ela partiu para a Terra para encontrá-lo.

Imagem de capa do item

Fúrias Femininas

E já que estamos falando delas...

As Fúrias Femininas são um dos mais poderosos grupos de vilãs das histórias em quadrinhos.

Trata-se de uma divisão especial do exército de Darkseid formado apenas por mulheres e liderado pela temível Vovó Bondade.

Praticamente toda guerreira de Apokolips sonha em entrar para as Fúrias Femininas.

Elas possuem super-força e super-resistência, além de receberem um severo treinamento militar e serem imortais. Cada uma delas possui uma habilidade específica.

Imagem de capa do item

Vovó Bondade

Vovó Bondade é o braço direito de Darkseid.

Sua seguidora mais fervorosa, Vovó Bondade comanda as Fúrias Femininas com mão de ferro e acredita que apenas os fortes merecem sobreviver.

Ela até mesmo estimula a competição entre as próprias Fúrias Femininas e apoiou Lashina quando a guerreira assassinou Bernadeth, sua rival dentro da equipe.

No entanto, Vovó Bondade não costuma matar seus inimigos. Ela costuma torturá-los e depois fazer lavagem cerebral para transformá-los em verdadeiras máquinas de matar.

Imagem de capa do item

Metron

Mais uma das incríveis criações de Kirby durante a saga do Quarto Mundo.

Metron é um cientista de Nova Gênese que tem a ambição de estudar todo o universo. Para isso, ele utiliza a Poltrona Mobius, um artefato que lhe permite viajar pelo multiverso, além de armazenar todo o conhecimento adquirido durante a jornada.

Ou seja, qualquer um que sentar na Poltrona Mobius tem acesso a todo o conhecimento armazenado nela. Metron possui o mesmo intelecto de Brainiac é um dos poucos seres capazes de interpretar a Equação Anti-Vida.

Apesar de, na maioria das vezes, Metron ser visto ao lado do Pai Celestial, Metron coloca sua própria ambição acima de qualquer coisa. Portanto, não se pode confiar inteiramente no Novo Deus.

Imagem de capa do item

Etrigan

Apesar de seu visual demoníaco e sua natureza violenta, Etrigan geralmente se alia a forças do bem, principalmente pela influência do humano ao qual está vinculado, Jason Blood.

Para trocar de corpo com o demônio, Blood deve recitar um poema:

"Transforma-te, homem, transforma-te! Abandone as impurezas da carne, Pois no peito de fogo o coração arde! Abandone a forma humana, vilã! Erga-se o demônio Etrigan!"

Etrigan é considerado um dos mais poderosos demônios e já foi capaz de bater de frente com grandes nomes da DC Comics como Superman, Mulher-Maravilha e o próprio Lobo.

Imagem de capa do item

Darkseid

Certamente, a criação de Jack Kirby que mais impactou o Universo DC Comics.

Em pouco tempo, Darkseid transformou-se em um dos maiores oponentes do Superman, mas seu imenso poder e sua gigantesca ambição o tornaram em um dos maiores vilões da Liga da Justiça.

Darkseid é a simples definição de um vilão de histórias em quadrinhos. Ele é cruel, violento e quer controlar todo o universo.

Uma fórmula simples, mas que nas mãos de um grande quadrinista pode se transformar em uma obra prima.

Imagem de perfil
Fernando Maidana

Boa piada. Todos riem. Rufam os tambores. Cortinas se fecham.